WhatsApp já começou a trabalhar na ligação a outras plataformas de mensagens
A imposição é da União Europeia e como tal serviços como o WhatsApp são obrigados a adotar, mesmo que não o desejem. Assim, e à luz da nova Lei dos Mercados Digitais, ou DMA, alguns serviços de mensagens têm de conseguir comunicar entre si. Ainda que exista algum tempo, o WhatsApp parece estar já a trabalhar nesta novidade.
A DMA não é do agrado da maioria das grandes empresas tecnológicas, pois vai obrigar a grandes mudanças e resultar na perda de alguma exclusividade. Traz regras aplicáveis às plataformas que atuam como "controladores de acesso" no setor digital.
No caso do WhatsApp, e como está marcado como controlador de acesso, as mudanças têm mesmo de acontecer. Na prática, estes serviços vão ter de conseguir interligar-se com outros marcados também com este grau e assim permitir uma interoperabilidade nas mensagens entre todos os serviços.
A Meta parece ter começado já a trabalhar nesse sentido, ainda que não seja visível para os utilizadores. A mais recente versão beta, usada para testes, já revela alguns elementos essenciais que estão por agora escondidos no código desta aplicação, pelo menos na versão dedicada ao Android.
WhatsApp beta for Android 2.23.19.8: what's new?
— WABetaInfo (@WABetaInfo) September 10, 2023
WhatsApp is working on complying with new EU regulations by developing support for chat interoperability, and it will be available in a future update of the app!https://t.co/XI6zMoOD5P pic.twitter.com/Jpd9Leh2Ki
Como se pode observar na imagem partilhada, existe agora uma nova secção dedicada aos novos regulamentos - DMA. Por ainda estar em desenvolvimento, ainda não está pronta, parece vazia e não está acessível aos utilizadores, mas o título confirma-nos que está a ser trabalhada.
O WhatsApp tem um prazo de 6 meses para preparar a sua app com as novas regulamentações europeias para fornecer o seu serviço de interoperabilidade de mensagens na União Europeia. Por agora, ainda não está claro se esta funcionalidade acabará por se estender também a países fora da União Europeia.
Ainda que imposta pela União Europeia, a DMA será excelente para os utilizadores destes serviços, entre eles o próprio WhatsApp. A possibilidade de comunicar entre apps e entre serviços será importante e abre as portas a uma comunicação mais universal.
Este artigo tem mais de um ano
Estou interessadíssimo nisso 😉
Com o contrato que tenho, a MEO obriga-me a pagar à parte (e caro) as fotos e vídeos enviados pelo iMassage (iPhone).
Em vez disso, vou à pasta/app onde estão as fotografias e vídeos, selecciono as que quero, indico que as quero enviar por WhatsApp e a partir daí prossegue tudo pelo WhatsApp, não tenho que me preocupar se quem recebe tem Android ou tem iOS.
Que adaptação é que o WhatsApp tem que fazer relativamente ao iMessage? Nenhuma, não é tido nem achado. A menos que a UE obrigasse a que se pudesse escrever a mensagem, incluindo fotos e vídeos, no iMessage e depois a fizesse seguir pelo WhatsApp. Isso é um perfeito disparate, que não acontece agora nem vai acontecer.
Ao menos se a Apple adoptasse o RCS…
Outra vez arroz.
Tim Cook já disse e redisse que RCS nunca.
E sobre a questão das alterações a fazer no iMessage pretendidas pela UE também disse que eram desnecessárias face ao peso diminuto do iMessage em relação ao WhatsApp.
E com razão – se todos, com Android ou iOS, têm WhatsApp e voltando ao que escrevi acima:
– Não existe, nem faz sentido, escrever no iMessage uma mensagem, com fotos e vídeos e a seguir enviá-la por WhatsApp – monta-se logo a mensagem no WhatsApp.
– O iMessage não precisa de alterações para receber mensagens do WhatsApp – essas mensagens veem-se logo no WhatsApp.
O RCS foi uma coisa criada pela Google que tentou impingir à Apple. Desde cedo se percebeu que não colava. O RCS/Mensagens do Android que se adapte ao WhatsApp, se não quiser seguir a solução da Apple – todos têm WhatsApp, usa-se o WhatsApp.
O pessoal do Android pro-RCS é que andava muito preocupado com o iMessage da Apple – preocupem-se (ou não) é com as adaptações ao WhatsApp, que é o que tem realmente peso.
Continuas a espalhar ignorância, RCS é um protocolo aberto que não foi criado nem pertence à Google, a Microsoft por exemplo introduziu suporte ao RCS no Windows Mobile 10 de forma nativa em janeiro de 2016, muito antes da Google que só em 2019 é que introduziu RCS na sua app de mensagens.
Até o Windows Mobile 8.1 lançado em 2014 chegou a ter suporte para RCS através de uma app criada pela Microsoft – Messaging +, muito antes de qualquer smartphone Android ter suporte por parte da Google.
Isso é o protocolo RCS que queres confundir com o chat RCS – que é o que interessa. Diz lá quais são os passos para o registo no chat e se tem ou não o controlo da Google. Mas já ninguém quer saber do RCS. Fiquem lá com ele e entendam-se com o WhatsApp. se quiserem.
RCS Messages também é conhecido por RCS Chat, não são dois protocolos diferentes são exatamente a mesma coisa – onde é que encontraste a informação que são coisa diferentes?
E a resposta à questão – quem é que controla o acesso ao RCS chat, é a Google ou não é a Google?
E mais, os que no Android usam o RCS chat são uma minoria ou não?
Mas já ninguém quer saber disso, quando a Apple disse que não adotava o RCS, o RCS morreu. Só tem interesse para os do renhós-nhós do costume “e assim não se dependia do WhatsApp/Meta”. Pois não, dependia-se da Google.