Smartphones mais vendidos do mundo em 2021? Apple domina esta lista global
Após vários meses de recessão no mercado dos smartphones, o ano de 2021 foi de recuperação. As vendas voltaram a crescer e as marcas recuperaram as suas posições, quer em termos de vendas, quer em termos de lucros.
Os dados que agora foram apresentados vêm mostrar como essa evolução aconteceu e revelam uma tabela importante. Ficou claro quais foram os smartphones mais vendidos no ano passado com a Apple no topo.
A luta pelo domínio do mercado dos smartphones reduz-se a 3 ou 4 players bem conhecidos. A Samsung tem estado no topo com a Apple a seguir, interrompida várias vezes pela Xiaomi. São estas as marcas que agora estão no top 10 dos smartphones mais vendidos.
O domínio desta lista está entregue à Apple, que consegue assumir 7 das 10 posições. A Xiaomi consegue colocar 2 smartphones na lista e a Samsung ocupa a restante posição que está disponível neste top 10.
Here is our list of global top 10 best-selling #smartphones in 2021: https://t.co/aKWL3d5Xzr
— Counterpoint (@CounterPointTR) March 8, 2022
The #iPhone12 was the best-selling model with Apple securing seven spots in the list. @Apple, @Samsung and @Xiaomi were the only brands that made it to this list. #technews #technology pic.twitter.com/WrBLdHrxeT
Em termos concretos, o smartphone mais vendido durante 2021 foi o iPhone 12, com 2,9% do total. A lista segue depois totalmente entregue à Apple, com o iPhone 12 Pro Max, o iPhone 13, iPhone 12 Pro e, finalmente, o iPhone 11.
Curiosamente, os 3 primeiros smartphones desta lista têm um peso muito importante para a Apple. São os responsáveis por 41% do total de vendas da marca. O atraso na chegada ao mercado do iPhone 12 levou a que muitos adiassem para 2021 a sua compra.
A lista é seguida pelo primeiro smartphone da Samsung, um modelo de gama bem mais inferior que os modelos da Apple em termos de especificações e preço, o Galaxy A12. O primeiro da Xiaomi é o Redmi 9A. A fechar temos mais 2 smartphones da Apple, o SE de 2020 e o 13 Pro Max, seguidos pela última proposta da Xiaomi, o Redmi 9.
Grande parte desta lista é resultado de uma procura crescente pelo 5G dos clientes da Apple. Além disso, houve também o fim do ciclo que a pandemia trouxe e que limitou por muitos meses o crescimento deste mercado dos smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: Apple, samsung, smartphones, vendas, Xiaomi
E depois aparece a Samsung em primeiro lugar em numero de vendas no total… há algo aqui que não bate certo. Alguém me pode explicar? Não me venham é com a lenga-lenga de que a Samsung tem 200 modelos, pois mesmo que tivesse 2 milhões não conseguia passar a Apple que corre sérios riscos de ser ultrapassada pela Xiaomi.
Por exemplo: No total, a Samsung vendeu 100 smartphones, 10xS21, 10xA52, 10xM qualquer coisa e por aí fora. A Apple vendeu no total 50 smartphones, 30xiPhone 12, 10xiPhone 11 e 10xiPhone SE. A Samsung vendeu mais, mas o iPhone 12 foi o mais vendido, faz sentido?
Penso que explicado de maneira superficial até faz algum sentido, mas repare, a Samsung não tem 100 modelos e se reparar o iPhone que mais abaixo está nessa lista só tem 1.6 % de mercado, agora diga-me qual a percentagem de mercado que teriam de ter os restantes aparelhos da Samsung para esta estar a vender bem mais do que a Apple no seu todo?
Não ha que enganar, quem escreveu a noticia é que nao sabe ler…
A noticia refere-se ao mês de Dezembro de 2021, alias acho que é a 3a noticia sobre esse mes aqui na pplware sempre para dizerem o mesmo. Ja se sabe que o Q4 de cada ano a Apple vence pois é quando os novos modelos aparecem, e por sinal é o quarter onde a Samsung vende menos porque no Q1 de cada ano, o quarter a seguir, é quando saem novos Samsung.
Portanto sim a Samsung é quem vende mais, sim a Apple vence sempre os Q4 de cada ano e a epoca de natal, que é o que ta representado neste gráfico basta ler a legenda no final do mesmo, e sim apesar da Samsung vencer anualmente a Apple todos os anos, em termos de modelos, os novos iPhone costumam ser o modelo mais vendido a nivel anual
Em suma, mais um título falso feito pela pplware com um texto rnganador porque nao souberam ler a legenda de um grafico. E sim, nao é a apple que mais vendeu em 2022 com o iphonr, foi aSamsung e isso ja saiu noutros lados menos aqui mas obrigado pplware por continuarem a desinformar e nao saberem fazer noticias.
Esperar que o comentario seja aprovado e venha o catedratico Vitor fazer ataques pesosais porque sobre o que comentei nao ha muito a falar de factos
O Filipe não está a compreender o que está descrito nos gráficos, mas a informação é clara “Here is our list of global top 10 best-selling smartphones in 2021”. Se não sabe, basicamente, isto quer dizer que a lista se refere aos smartphones mais vendidos em 2021, com base nos dados disponíveis em dezembro de 2021 (isto é o que significa a legenda). O artigo não se refere às marcas que mais vendem, mas sim aos modelos mais vendidos.
Filipe, a notícia e o gráfico é sobre modelos para o ano todo de 2021, não sobre marcas nem apenas sobre o mês de Dezembro. Seria aliás complicado haver vendas em Dezembro de alguns dos modelos da Apple já que alguns deles deixaram de ser fabricados a partir de Outubro.
Só tens que fazer contas!
Segundo a IDC a Samsung teve cerca de 20,1% de cota de mercado e a Apple 17,4% para o ano todo de 2021.
Se a Samsung tiver cerca de 100 modelos à venda e a Apple cerca de 10, isso dá uma cota média por modelo de 0,2% para a Samsung e 1,7% para a Apple. Parece que bate certo.
Só podes estar a brincar… 100 modelos? E a Apple tem bem mais de 10 modelos, por isso continuo a achar que há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Mas atenção, este tipo de notícias é sempre a mesma todos os anos!
V.T., os números que dei serviam apenas para demonstração para alguém que achava que nem com 200 modelos a Samsung ficava atrás.
A Apple por acaso até só teve 10 modelos à venda durante o ano todo, podes ir ao site da Apple verificar isso – neste momento tem apenas 8 à venda.
Quanto à Samsung, se vasculhares verificas que há pelo menos uns 20 modelos diferentes neste momento à venda pelo mundo, por isso imagino que tenha havido ainda mais ao longo do ano, com muitas variantes por causa do 5G. Repara bem que mesmo assumindo que tinha havido apenas 20-25 modelos, o valor médio de quota por modelo ficaria abaixo da quota do aparelho que está em 10º lugar!
Pa-ta-ti, pa-tá-tá …
7 dos 10 modelos mais vendidos são modelos da Apple, caros
Os três modelos Android mais vendidos são dos baratos.
Logo, os modelos Android caros … há, mas vendem pouco.