Ryanair: bilhetes em papel acabam já este mês! O que fazer para viajar?
A Ryanair anunciou que, a partir de 12 de novembro de 2025, deixará de aceitar cartões de embarque impressos (ou seja, passagens de papel ou versões impressas em casa). Saiba o que tem de fazer para viajar.
Para viajar na Ryanair vai ter de usar a app myRyanair
A medida faz parte de uma transformação digital da companhia, que já afirma que cerca de 80% dos seus mais de 200 milhões de passageiros por ano já utilizam cartões de embarque digitais.
Para viajar, todos os passageiros deverão usar a app “myRyanair” para gerar o cartão de embarque digital.
Com esta medida, a Ryanair torna-se uma das primeiras grandes companhias aéreas europeias a adotar um sistema 100% digital para o processo de embarque.
A Ryanair afirma, no entanto, que haverá um período de adaptação até ao início de 2026, durante o qual será “tolerante” com passageiros que ainda apresentem bilhetes impressos.






















Todos os passageiros quer queiram, quer não, são obrigados a comprar exclusivamente um smartphone para poderem embarcar, só porque eles querem.
Ou seja, a minha mãe que não entende nada destas tecnologias modernas, nem quer, e eu apenas lhe compro a passagem e imprimo em papel, na próxima viagem dela quero ver como vão (Ryanair) descalçar a bota quando ela apresentar o NOKIA 105 + cartão de embarque impresso.
E os passageiros que não têm um smartphone ou tablet?
Se os passageiros não tiverem um smartphone ou tablet, desde que já tenham efetuado o check-in online antes de chegarem ao aeroporto, receberão um cartão de embarque gratuito no aeroporto.
https://www.ryanair.com/pt/pt/lp/explorar/cartao-de-embarque-digital
Quem e que não tem smartphone hoje em dia? Não usa ryanair é simples
E usares a cabeça para pensar?
Ninguém é obrigado a viajar pela ryanair…
Pois não, mas isto começa um os outro seguem a mesma política, a malta tem de se adaptar e deixar de queixar-se…
A solução é deixar de ser cliente destes gajos e acabou. Talvez depois emendem a mão.
E pague bem mais por isso…
Como eu fiz.
Preferi ir e vir na KLM.
O problema vai ser dela… pq nem na zona de embarque vai entrar pq nao tem bilhete para entrar… tens sempre a TAP “essa maravilha portuguesa”
Talvez origine uma queixa por descriminação porque nem todos os passageiros utilizam smartphone – curioso para ver o seguimento.
Não tenho nem quero ter a app, mas utilizo sempre o formato digital em pdf.
E os passageiros que não têm um smartphone ou tablet?
Se os passageiros não tiverem um smartphone ou tablet, desde que já tenham efetuado o check-in online antes de chegarem ao aeroporto, receberão um cartão de embarque gratuito no aeroporto.
https://www.ryanair.com/pt/pt/lp/explorar/cartao-de-embarque-digital
Eu tenho uma empresa eu de decido como operar. O passageiro não é obrigado a viajar nessa companhia não está contente vá pela TAP.
Viajo diariamente e é raro ver alguém com bilhete de papel
Problema: 90 euros, por 5 minutos para carregar o telemóvel ou 7300 euros, por viajar, sem bilhete.
Vão ser escolhas simples. Como é proibido viajar com powerbanks, em breve serão 5000 euros por 5 minutos ou 7300 euros, por não poder apresentar o bilhete, aos balcões ou nas máquinas.
Não é não.
Eu e o meu filho levámos powerbanks e vou visto pelo pessoal do controlo..
Eu e outros.
Só é proibido viajar com powerbanks acima dos 20.000mah. qualquer uma abaixo disso, as mais comuns, pode ir contigo sem problema. Informa-te melhor.
Lá vêm os velhos do Restelo con as suas políticas anti evolução, tem de evoluir e deixar de andar a remar contra a maré, isto não é de não quero, tem de querer ou não vão a lado nenhum…
Dizes tu. Eu se quiser chego lá de papel na mão e embarco na mesma, isso garanto te eu.
Chegas, este comeca e os outros vão fazer igual, depois apareces com o papel e mandam-te passear, estamos na era digital, deixem de tentar fazer as coisas há vossa maneira porque tem preguiça em mudar…
E se ficares sem bateria ? o que te esqueceres do pin to telemovel ? Obrigar as pessoas a terem telmóvel, não sei se será legal.
Em pelo 2025 isso já não pega, obrigar quando a sociedade hoje funciona com tudo associado ao smartphone…
Já não sabem o que inventar mais como justificação de que tem de evoluir e deixar de dar o tradicional “e se”…
Já praticamente todos têm um burromóvel.
Chamar burromóvel de evolução é que é estranho, já que ao mesmo tempo melhorou a capacidade de comunicação individual, por outro lado diminui nos utilizadores a capacidade de pensar e de nos fazer evoluir. São equipamentos bons para seguidistas e para quem ganha dinheiro com eles
Os tais que dizem que viagens de avião por 50€ deviam ser proibidas, e que uma viagem de avião tem de ser cara, e quem não tem dinheiro, que vá de autocarro. Há muitos desses velhos do restelo por aí.
O que paguem 90 euros, por 5 minutos, para carregar o telemóvel e não passar 3 dias, preso e ainda pagar 7300 euros, por viajar sem documento de viagem válido.
Em breve, prepare-se, pois sem 67
Não é ser velho do restelo.
1- Ficam sem backups.
Esqueces do ciberataques , Falha Global de Sistemas (Julho de 2024) por causa CrowdStrike ,etc
2- Alem de isso estar penalizar Info-excluídos
Tiveste exemplo do apagão, quando ficas sem sistemas
Amigo estás em 2025 e não em 1960, hoje existe uma coisa chamada redundancias, mas provavelmente nem sabe o que esse termo significa…
1- anda a ver demasiados filmes
2- os inflo-exluidos isso é um problema que os mesmos tem de resolver, o mundo não vai parar de mudar pot causa deles…
3- sim tive um apagao e??? Só se viu que a população não está preparada por questões de catástrofe, mas isso é um problema que o Governo tem de resolver e não assobiar para o lado…
Mais uma vez maus hábitos e preguiça de querer que os métodos se mantenham iguais eternamente…
Não trabalhas em informática… Se trabalhasses não querias dizer isso. Eu trabalho e viajo sempre com cópias impressas. Por ter passado um apagão só reforçou a minha teoria. Quem diz que a cloud não pode sofrer um apagão….
Sim claro que trabalhas, eu trabalho e só velho é malta a dizer barbaridades, num era em que se faz tudo digitalmente…
Tem muito medo de apagoes, mas não sabem o que é redundancias…
Só falta dizer que ainda submetes o IRS em papel…
Enfim…
Continua com a tua Gen Z empertigado. Como eu vi aqui pela cidade uns jovens a dizer…. Ah nem sabia que dava para ouvir rádio sem ser no telemóvel. Isto na altura do apagão.
Sabes que os outages acontecem. E mais do que possas pensar. E quando a redundância falha meu caro? Olha que é mais vulgar do que parece.
Olha a Microsoft tem redundâncias de tudo e fiquem sem serviços na empresa porque a redundância da redundância falhou. Um developer regra geral acha que é tudo bar aberto na infraestrutura. Sabes que para ter rede móvel tens que ter eletricidade… Coisas assim
Porque precisas de backups e cenas impressas? Isso é um disparate, viste algum aeroporto ficar sem energia durante o apagao? Se ficasse os voos teriam sido todos adiados ou cancelados, os papéis não te valiam de nada na mesma.
Não deves conhecer o conceito de Redundância.
Dinheiro digital funcionou no apagão? Único que funcionou foi o dinheiro físico.
So para rir, governo que resolva.
O dinheiro digital funcionou para quem tinha internet. Nenhum banco parou, o meu edifico tem gerador e o multibanco mbway, apple way tudo funcionava.
Mas isso não importa, são situações extremas, não é o dia a dia, qual é o problema se não ter determinados serviços em situações extremas? Claramente nunca passaram por um furacão.
Só estás a demonstrar completa falta de noção de como as coisas foram durante o apagao, mas se isso te faz Feliz, só te estás a enganar a ti próprio…
Oraxulo. Explica lá essa grande noção das coisas.
Estas como Zé Fonseca A. que MBWay e afins funcionou. Alem do mais o principal ponto de falha para os pagamentos móveis (MB WAY, Apple Pay, Google Pay) em um apagão é a rede de telecomunicações móveis.
A sério que viram notícias.
Noticia recente: Apagão leva Banco de Portugal a recomendar ter dinheiro vivo em casa. Devem ser uns alarmistas, tudo funciona num apagão.
Mas tentar explicar o quê exactamente???
Mas tens noção que tudo o que tinha luz não parou???
Pelos vistos não fomos nós que não vimos as notícias ..
Portanto sim o teu discurso só demonstra completa falta de noção e só estás bater no que que convém como forma de dizer que não te agrada as mudanças e não há nada que possas fazer pois como todos és obrigado a adaptar as novas tendências…
Oraxulo
Geradores , powerbanks, bateria, etc. Não devem ser uma Redundância. Se tudo funciona porque existem.
Segundo a tua visão não deve haver Redundância.
Já não há IRS em papel, é obrigatório online. Como é que os infoexcluídos fazem? Não se pode parar o mundo porque alguém não quer ou não se habitua a mudanças. Os infoexcluídos que viajem noutras companhias com bilhetes em papel. É como nos autocarros, eu conheço quem não viaje na Flixbus porque não tem bilheteira física, e usam a Rede Expressos pois há bilheteira física. Pagam mais, mas é uma opção dessas pessoas.
Não devem houvir frase mais comum : não temos sistema. Que se lixe a Redundância.
Dinheiro digital funcionou no apagão? Único que funcionou foi o dinheiro físico.
Quem tem computador com internet e impressora fica em terra. Para voar só com iPhone ou Android. É que nem deixam usar o site no browser mobile! Problema: instalar uma app para tudo. Depois admiram se que a web esteja a morrer…
A WEB não está a morrer, está a mudar e as apps são desenvolvidas como complemento aos acessos web de forma a facilitar interacção…
Mais um com a visão limitada…
Lá porque uns não se importam de instalar todas as aplicações que lhes aparecem à frente e não ligam pevas à privacidade dos seus dados, não quer dizer que não haja quem não seja info-excluído e não pretenda participar nesta orgia mundial de venda de informação pessoal e criação de perfis.
Mas um que ainda não percebeu que a “privacidade ” não existe online e ainda acredita no pai natal…
Como é que compras bilhetes de avião? Vais ao balcão ou usas a net?
A app será basicamente outra forma de acesso aos sistemas da Ryanair.
check‑in online é obrigatorio, senão paga taxa.
O que acontece se não fizer o check‑in online antes de chegar ao aeroporto?
Terás de pagar a taxa de check-in no aeroporto.
E os passageiros que não têm um smartphone ou tablet?
Se os passageiros não tiverem um smartphone ou tablet, desde que já tenham efetuado o check-in online antes de chegarem ao aeroporto, receberão um cartão de embarque gratuito no aeroporto.
O que acontece se perder o meu telefone/tablet ou ficar sem bateria) após a segurança,
mas antes do embarque?
Se já fizeste o check-in online e perderes o teu smartphone ou tablet (ou se ficares sem bateria),
os teus dados já estão no nosso sistema e serás assistido na porta de embarque.
https://www.ryanair.com/pt/pt/lp/explorar/cartao-de-embarque-digital
Atenção que precisa comprovar a sua identidade e a forma de pagamento. Faltou-lhe essa parte. Mesmo estando no sistema, é preciso comprovar a documentação. Para emitir, o cartão de embarque, só com o CC, são 327 euros. Sem o telemóvel, com acesso ao bilhete digital é a forma mais simples (e barata) de embarcar. Já passei por isso, não só na Ryanair… bilhetes digitais, telemóveis sem bateria, são custos e mais custos e mais custos, além de 60 horas, perdidas, nas viagens.
Ryanair adora taxas. Neste caso segundo eles:
Continuarão a cobrar uma taxa pela reemissão do cartão de embarque?
Graças ao DBP, deixará de haver taxas de reemissão de cartões de embarque,
desde que faças o check-in online antes de chegares ao aeroporto.
Pergunta sincera,porque desconheço. Ainda se entrega IRS em papel?
Nem a propósito quando ocorreu essa e muitas outras mudanças a lengalenga foi exactamente a mesma, mas ninguém morreu e agora já nem falam no assunto…
Também foi um alarido quando isso passou a ser obrigatório, e as pessoas arranjaram foram de um familiar, um vizinho, etc com conhecimentos, fazer a declaração e ninguém hoje se queixa de não poder ir para as Finanças entregar a declaração de IRS. Bem como também não se queixa de não ser emitido já um cheque com o reembolso, mas sendo apenas possível receber por transferência bancária.
E vais com o teu vizinho ou familiar fazer o embarque e viagem? 🙂
Há de facto ainda muitas pessoas sem smartphones e essas sairão prejudicadas com essa medida que a Ryanair esta a iniciar e que certamente outras seguirão.
Chama-se resignação. O que não é o mesmo que aceitação e concordância. É mais parecido com cobardia.
Ryanair só tem Boeing 738-800 Max.
Não me apanham num, podendo evitar, claro…
É 738-800 apenas, não são Max. E a Ryanair nunca teve acidentes com vítimas mortais. Além disso, até tem mais manutenção e aviões mais novos que muitas companhias de bandeira.
Foi renomeado para não causar medo.
É muito melhor viajar num Boeing com Fumes…
80% das viagens de avião eram evitadas.
O bilhete no telemóvel não é novidade (mas não em exclusivo). Mas para quem compra mais do que um bilhete, porque viaja com mais pessoas, vão todos para o telemóvel e fica uma trapalhada andar à procura do seu para passar nos torniquetes até ao avião, para ler o código QR. É mais simples levar , também, em papel.
Mesma trapalhada que se tiveres de mostrar bilhetes + passaportes em papel, aqui somos 4, 2 adultos têm tudo nos telemóveis, não é preciso ir buscar nada à mochila, abres a wallet e está lá
Talvez. Falava da app da companhia aérea.
isso da app é falacia, será sempre um qr code importável em qualquer wallet, quem não sabe usar wallets é que tem de usar a app
Falácia é dizer-se que as apps dos telemóveis funcionam sempre.
Redundância – levar o papel, neste caso o bilhete – além da segurança acrescida, pode ser mais prático.
A Lei de Murphy and por aí, cada um faz como acha melhor.
Será que a seguir vão ter a comida, bebida e o merchandise a bordo também virtual? Assim podem reduzir os custos de operação, reduzir a emissão de CO2 e reduzir os preços….
Ryanair é a transportadora aérea dos pobres. As políticas estão em linha com a capacidade financeira dos seus clientes. Fazem muito turismo e comem muita sandocha.
😀
Ninguém repara o cada vem mais reduzido volume da bagagem de mão, e o valor extra para levar uma pequena mala de porão….. e discutem a app da Ryanair. Devem achar normal. Ahhh?
E, nalgumas companhias aéreas, parece uma “caça à bagagem fora de medida”. Chega a ser triste ver o papel dos funcionários no embarque.
Ganham por cada uma que encontram fora dos parâmetros.