Russian SIMs: Os cartões SIM usados para o enganar
Já alguma vez se questionou como é que os cibercriminosos conseguem enviar mensagens ou até mesmo telefonar em nome de outra pessoa? As técnicas são variadas, mas ao nível das SMS muitas das campanhas fraudulentas passam pelos Russian SIMs (também designados de encrypted ou white SIMs).
Saiba o que são os Russian SIMs e o que é possível fazer como este tipo de cartões.
Os criminosos usam os chamados Russian SIMs, criptografados ou white SIMs para alterar o seu número de telefone, adicionar manipulação de voz às suas chamadas e tentar passar "ao lado" da lei e das autoridades.
Por exemplo, o facto de ser possível "falsificar" qualquer número de telefone permite que os cibercriminosos possam passar por um banco para enganar as vítimas. Outra característica é o facto de, com este tipo de cartões, ser também possível ter números aleatórios para que o alvo não seja levado a bloquear um determinado número ("fraudulento").
Outros cartões têm outras características pelo facto de serem SIMs de dados ilimitados em todo o mundo. Com este tipo de SIMs, os criminosos podem ligar-se anonimamente a serviços de comunicações sem terem de fornecer informações de identificação e os pagamentos são em Bitcoin.
Segundo as informações, a configuração deste tipo de cartões é relativamente simples e existem até vários tutoriais na internet que ensinam passo a passo.
Apesar das evoluções, a verdade é que a infraestrutura base dos sistemas de comunicação, criada há uns anos, tem ainda algumas falhas que podem ser aproveitadas por este "tipo de serviços". Do lado de quem recebe as chamadas é muito difícil perceber se está perante um esquema fraudulento.
Estejam atentos e, em números desconhecidos, façam sempre algumas validações/questões.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
“Estejam atentos e, em números desconhecidos, façam sempre algumas validações/questões.”
Eu pura e simplesmente não os atendo.
Para de ser assim, eles até são bondosos. Eu tenho recebido umas chamadas desde que coloquei o meu número de telemóvel no OLX, alguns querem-me oferecer dinheiro porque ganharam a lotaria e coisas afins.
Só gente boa
+1
Se for do banco e tal, o melhor é recusar a chamada e telefonar de volta, para reduzir as probabilidades de ser enganado, e mesmo assim acho que já ouvi uma história qualquer que nem mesmo assim conseguiram proteger-se… o sistema telefónico público está mesmo pelas horas da morte, algo para torná-lo realmente seguro & privado tem de ser feito.
a uns tempos telefonaram do BCP, perguntando se usava a APP, se já tinha ouvido falar, depois falaram das cartas que são enviadas para casa, fiquei meio desconfiado, desliguei, não r cwbo correio a anos, recebo no email
Telefonar em nome de outras pessoas neste momento é muito fácil.
Eu uso à anos serviços Voip, com central telefónica por software (neste caso 3CX) e uso operadores voips i ‘internacionais para poder fazer chamadas da empresa a baixo custo.
Alguns desses operadores, permitem definir o “Caller ID” que queremos usar. Isso permite por exemplo, no nosso caso, que cada colaborador possa usar o seu próprio numero ao fazer a chamada.
O problema é que se me apetecer colocar o “Caller ID” do meu vizinho, consigo fazer chamadas em nome dele (claro que é ilegal, mas serve apenas de exemplo)!
É por existirem esses tipos de operadores internacionais, que depois aparecem todo o tipo de chamadas e sms de lixo que apenas servem para defraudar os outros.
Não sei de que operadores falas, o meu de VOIP (e já é o 3o diferente) só me permite usar um caller id se introduzir um código que me envíam por SMS ou chamada para o número “caller id” para verificarem que é nosso. Se o teu não o faz então deve ser dos “bons”…
Faz essa verificação, só que fica mais engraçado omitir essa parte.
Servente, usas possivelmente os serviços Voip como http://www.megavoip.com, http://www.freevoipdeal.com, http://www.onevoip, e outros mais.
Na pratica, são todos o mesmo operador, Dellmont B.V, mas vendidos por terceiros.
Esses efectivamente só deixam usar um numero se tivermos recebido um código de confirmação para a numero escolhido.
Não uso já esses serviços tendo em conta o valor das chamadas.
Mas existem outros operadores tipo commpeak.com com valores muito mais baixos e que permitem fazer isso que falámos facilmente.
Alguém já experimentou, gostava de saber mais sobre a utilização ilimitada de dados móveis, 😀
estava a pensar no mesmo, dados ilimitados 🙂
A ideia dos russos é tentar dar a ideia de que afinal os cartões SIM não são assim 100% seguros e forçarem assim a migração para os eSIM e quando isso acontecer, aí sim, eles vão tomar conta disto tudo, porque a nível de “hakeamento” eles são talvez os melhores!
Façam como eu, não atendo números que não conheço e mesmo os que conheço só atendo alguns.
A ideia não é nova. O “problema” deles é as fontes que os vendem. Muitas são fake, outras pedem valores exorbitantes e outras funcionam por assinaturas que também de barato não tem nada. Só ao alcance de quem tem demais ou que tem uma “missão” muito urgente e específica e o orçamento dá para isso. Na maioria das vezes podemos estar a falar de 1000 € para poucos meses ou até mais.
Façam como eu , não atendo ninguém . Se for mesmo importante que venham ter comigo