Portugal sempre na frente! Rede móvel da NOS é a mais rápida da Europa
Os operadores em Portugal procuram oferecer aos utilizadores as melhores redes e as melhores tecnologias. Isso destaca-os de muitos outros em toda a Europa, com condições de utilização única. A provar isso, a Ookla avaliou os serviços da NOS e coloca rede portuguesa no topo europeu de velocidade pela primeira vez!
A rede móvel da NOS foi considerada pela Ookla a mais rápida da Europa, colocando, pela primeira vez, uma rede portuguesa no topo do ranking europeu de velocidade. A NOS obteve um Speed Score de 183,36, bem à frente de outras redes europeias.
O estudo, que comparou o desempenho das redes móveis dos principais operadores europeus, incluindo os operadores portugueses, foi realizado no segundo e terceiro trimestres de 2023 e apoia-se nos dados recolhidos em mais de 16 milhões de testes efetuados em toda a Europa, através da plataforma Speedtest.
Top 10 Redes mais rápidas (Speed Score)
1 | NOS | Portugal | 183,36 |
2 | A1 | Bulgária | 167,81 |
3 | Cyta | Chipre | 165,96 |
4 | Telenor | Noruega | 159,81 |
5 | 3 | Dinamarca | 158,45 |
6 | Telenor | Suécia | 147,07 |
7 | POST | Luxemburgo | 135,78 |
8 | BITĖ | Letónia | 133 |
9 | Swisscom | Suíça | 126,57 |
10 | Telia | Lituânia | 122,51 |
O Speed Score incorpora uma medida da velocidade de download e upload de cada operador para ordenar e classificar a velocidade da rede, sendo 80% com base na velocidade de download e 20% na velocidade de upload. Segundo os dados da Ookla a NOS registou uma velocidade média de download de 190,33 Mbps a nível nacional (nas várias gerações de redes móveis).
Esta distinção da parte da Ookla baseia-se numa extensa análise de dados. Estes foram recolhidos recorrendo a mais de 16 milhões de testes realizados pelos utilizadores da plataforma Speedtest, ou as apps da Ookla para iOS e Android. Este processo aconteceu durante o segundo e terceiro trimestre de 2023, tendo sido validados os dados de 39 países europeus.
Esquece esse empresa…NOS, para empresas é um desastre.
A empresa onde trabalho estamos a 3 meses quase sem comunicações moveis.
Desde reuniões, a técnicos, etc ..
Cartas para a director da NOS, reuniões de emergência…
” Só temos técnicos disponíveis para daqui a 5 dias”
Sinceramente eu por menos já tinha mudado de operadora.
Mas também não sei o contacto que a empresa tem, mas que é caótico é.
Muitos de nós já desistimos e fazemos tudo pelo Teams usando o WiFi da empresa.
Qualquer dia, por o andar da carruagem, vamos optar pelo sistema antigo, de rede telefónica interna, com repetidores de sinal e esquecer a rede da NOS
se calhar não pagaram a conta?
Cheira-me a história mal contada
Também a mim, nenhuma empresa sobreviveria com esse comportamento.
3 meses sem comunicações móveis e não mudaram de operador?!
Concordo plenamente!
3 meses sem comunicações…móveis ???? Queres explicar melhor ?
Não são 3 meses sem comunicaçoes, São 3 meses com comunicaçoes facas, ou sem sinal em algumas zonas da fabrica, soos uma fabrica com 1800 funcionarios.
Claro nos escritorios com vista para a RUA, altamente ate 5G apanha, mas o grosso da fabrica não tem sequer luz natual, e é onde é preciso mais comunicaçoes moveis para coordenar todas a operaçoes internas, de uma forma rapida e eficiente.
Quando eu saio do trabalho e estou na esplanada é altamente, internet, chamadas tudo exelente.
Mas a empresa esta a pagar o meu telemovel para o usar no trabalho e não em casa ou na esplanada.
Depois ha todo o tipo de funcionarios os bons, os +/- e os maus, uns ficam chateados, porque querem ser eifcientes e não o conseguem ser, e chateiam-se, mas tambem ha os que ficam todos contentes “Agora é que estou bem, ninguem me chateia”.
Mas isto andar a arraster-se como anda… nunca vi nada igual..
E porque não pedir uma solução de cobertura indoor, nem que seja LTE? A Vodafone fornece esse tipo de soluções, com certeza a NOS também o tem. Repetidores de sinal LTE e GPRS/EDGE são algo que existe, e se bem implementados, funcionam bem.
A sério???
Eu a pensar que temos repetidores de sinal espalhados pelos corredores todos, em tectos das salas…
O problema é que deixaram de funcionar devidamente, e estão abrangidos pela NOS, ninguém dá equipa do IT, nem manutenção vai tocar naquilo, porque é da NOS.
E a NOS, não sei se está com falta de técnico qualificados, se está com muito trabalho…
Demora uma eternidade para resolver um problema de falta de cobertura ( 3 meses com comunicações) débeis.
Não faz sentido, nem para um privado, quanto mais para uma indústria.
A NOS desde 2022 tem as chamadas por WiFi.
Devido à construção da minha casa, corta o sinal da rede movel, o que me safa e mantem contactavel é essa funcionalidade.
Essa função é da operadora, que no menu de rede do tlm aparece para ativar. Antes a empresa onde trabalho tinha NOS e apareceu a função num RUGGEAR, atualmente é MEO e a função já não se encontra disponivel.
Só vejo que nessa empresa existem muitos obstáculos que inibem o sinal, tal como na minha casa. Portanto não “culpa” da operadora
3 meses sem comunicações na rede móvel? E ainda não trocaram?
Mas espera para que usar comunicações móveis se tem o WiFi da empresa? Num PO da empresa não é suposto usar o WiFi da empresa?
Isto está tão mal contado, ai Jesus…
Na minha empresa também abrimos reclamação… quando repararam que deviam 25 000€ em mensalidades á operadora….
Quando existe!
Sempre vi os operadores a investirem forte em “carimbos”, mas se não é minha impressão a NOS deve estar a passar o orçamento todo da rede para isso. Parabéns, continuem a atirar-nos areia para os olhos!
Eu estou á espera da digi.. Adeus cartel
Eles andam em força a instalar sites de rede móvel! Até nos Açores já estão!
NOS, a melhor da Europa e a pior de Portugal…
Pior em quê? Pelo menos não limita a velocidade como faz a Sra Vodafone na rede móvel. 200/40 de AMBR??
Por alguma coisa a NOS investiu 500 milhões de euros nas suas infraestruturas nos últimos tempos. O resultado está aqui à vista. Que é notável lá isso é. E na imagem do top 10 das redes mais rápidas vai em primeiro lugar destacadíssima e até para a operadora de telecomunicações A1 da Bulgária que está em segundo lugar já leva uma grande vantagem.
Mas que raio !?!??!??!
Esse investimento seguiu direto para a Ookla ou ainda foi algum para as publicações?
Para a Ookla? A Ookla apenas se baseia nos testes que fazem na plataforma dela. Quantos mais testes existir, melhor (ou pior)
Seria ótimo que assim fosse, mas a realidade não é essa.