OPPO vence a Nokia em França, mas mesmo assim deixa de vender smartphones no país
A OPPO tinha um plano claro para conquistar o mercado dos smartphones na Europa. A marca marcou uma posição forte em vários países, mas tem estado a enfrentar problemas com a Nokia, por questões de patentes. Agora, em França, venceu a marca finlandesa, mas acabará por sair do país e parar de vender smartphones.
OPPO deixa de vender smartphones em França
Os problemas da OPPO com a Nokia não são recentes. As duas marcas têm-se enfrentado em tribunal ao longo do tempo, sempre com casos focados em eventuais violações de patentes, que normalmente pendem para o lado da empresa finlandesa.
A face mais visível deste problema tem sido na Alemanha, onde a marca está proibida de vender smartphones. Claro que o problema escalou para outras marcas do grupo BBK e há até quem pense que a OPPO e a OnePlus podem em breve sair da Europa, para se focarem no mercado chinês.
A grande notícia agora é que a OPPO terá deixado de vender smartphones em França, mas por outra razão. A representante da marca, a Yang Technology, parceira de distribuição da Oppo na França, está a descontinuar as suas operações no país. Como resultado, os smartphones da fabricante chinesa deixam de estar disponíveis para compra.
Conseguiu vencer a Nokia nos tribunais
Ainda mais curioso é o momento em que este cenário acontece. A OPPO estava a enfrentar a Nokia nos tribunais e, ao contrário dos restantes casos, terá ganho o processo. Um juiz do Tribunal de Justiça de Paris emitiu um veredicto em favor da OPPO, declarando as patentes da Nokia inválidas devido à "falta de novidade".
Mesmo com este cenário, parece inevitável que a OPPO deixe um dos principais mercados da Europa. A marca já tinha, em maio, colocado em pausa as suas equipas de marketing e operações de vendas, tendo também interrompido os seus esforços para divulgar a marca neste mercado.
Mesmo com este cenário, a OPPO vai garantir aos clientes as vendas já reservadas. A marca vai também assumir o controlo dos serviços de apoio ao cliente em França e continuará a fornecer o apoio pós-venda e futuras atualizações do sistema operativo Android no país.
Este artigo tem mais de um ano
Estes da OPPO andam e ainda somem do mercado europeu.
“declarando as patentes da Nokia inválidas devido à “falta de novidade”.” Se calhar convinha investigar o juiz, desde quando a falta de novidade é um argumento válido?! Existe a patente, o concorrente usa, tem de pagar! Caso contrário as patentes não servem para nada!
Deve ser um juíz com costela portuguesa
Desde que as Patentes protegem a “Invenção” e a “Inovação”… é bastante comum um tribunal invalidar uma patenten quando é provado que na realidade não existia novidade (ou seja existia “prior-art”).
https://europa.eu/youreurope/business/running-business/intellectual-property/patents/index_pt.htm
PS: Não sou advogado mas tento perceber todo este assunto desde de que comecei a interessar-me por software aberto (Open Source) há muitos anos.