OnePlus – Fraude nos cartões de crédito afeta até 40 mil clientes
Depois de alguns relatos de fraude com cartões de crédito após pagamentos na loja da OnePlus, a marca chinesa iniciou uma investigação para perceber a origem destes incidentes.
Alguns dias após a identificação do problema, a OnePlus já descobriu as causas desta fuga.
Há uns dias, começaram a surgir relatos na comunidade OnePlus acerca de movimentações estranhas nos extratos de cartão de crédito. O número crescente de publicações no fórum alertou a marca chinesa que pediu aos seus clientes para estarem atentos aos movimentos das suas contas e prometeu investigar o problema, tendo posteriormente retirado a opção de pagamento por cartão de crédito, por segurança.
Como tinha prometido, a OnePlus investigou o problema e descobriu a causa do roubo dos dados, tendo partilhado a informação com os seus fãs no fórum oficial.
Ataque informático foi responsável pelo roubo dos dados
Segundo a OnePlus, um dos seus sistemas foi atacado, tendo sido injetado um código malicioso no código da página de pagamento de forma a captar os dados inseridos pelos clientes. Esses dados eram assim capturados diretamente do browser do utilizador e enviados diretamente para os atacantes.
Sem que a OnePlus se apercebesse, este código malicioso esteve ativo desde novembro, afetando alguns utilizadores que fizeram compra com cartão de crédito entre meio de novembro e o dia 11 de janeiro de 2018. No total, a marca chinesa estima que possam ter sido afetados até 40 mil clientes, que podem ter visto o número do cartão de crédito, a validade e o código de segurança (CVC) comprometidos.
Este problema está apenas associado a quem inseriu os dados do cartão de crédito, não sendo afetados os utilizadores que pagaram com um cartão já guardado anteriormente ou aqueles que utilizaram o PayPal quer para pagamento direto ou pela opção "Pagar por Cartão de crédito pelo PayPal".
OnePlus já corrigiu o problema e irá reforçar a segurança
Após descobrir a causa deste problema, a OnePlus colocou o servidor afetado em quarentena e reforçou todas as estruturas de segurança. Além disso, a marca chinesa garantiu estar em contacto com as autoridades locais para esclarecer esta questão, assim como fazer uma auditoria de segurança e analisar, junto do fornecedor do serviço de pagamento, uma maneira de reforçar a segurança neste processo.
A OnePlus pediu ainda aos seus clientes para estarem atentos às movimentações do seu cartão de crédito e que comuniquem com o banco caso detetem algum problema, de forma a acionar o seguro existente para estes casos. A OnePlus garante que os lesados serão também acompanhados durante o processo.
Embora este problema esteja resolvido, caso tenha feito uma compra com cartão de crédito na loja da OnePlus confirme se não foi afetado por este problema.
Este artigo tem mais de um ano
Não percebo, hoje em dia já existem tantos sistemas de segurança para pagamentos visa e ainda se dão assim os dados?
Tu que idade tens?
e tu que idade tens? o wien66 deu um bom argumento. so da os dados do cartao de credito hoje em dia quem quer….eu pago tudo por paypal.
E achas que o paypal é mais seguro? Posso-te dizer que para além de ser o top1 de pagamentos também é o que tem mais clientes vítimas de fraude, oh jonitas.
Não pescas nada disto, a fraude foi no pensamento de quem não o soube utilizar e ofereceu os dados ao criminoso, tradicionalmente chamado phishing. E sim o Jonas tem razão, que de forma inteligente comentou um argumento do Wien66.
Seria melhor pensares, mas era se não deverias fazer uma consulta, a olhar te a ti próprio nos olhos em frente a um espelho.
Cá em Portugal temos a aplicação MBWAY que os utilizadores dessa “APP” podem criar um cartão de crédito virtual ao minuto SÓ para fazer uma compra e depoisbfica inutilizado automaticamente para evitar essas broncas.
+1
Portugal é dos poucos países a ter uma solução de pagamento deste género 🙂
É reconhecida a nível internacional, pelas boas razões.
Nem mais, mais uma boa forma de estar seguro. O senhor com nik de “X-Man” está a ficar com algum dissabor
Mbway, Mbnet, Paypal. Assim que se adiciona uma camada de segurança aos pagamentos, é muito mais complicado isto acontecer. No caso de um cartão virtual, na pior das hipóteses ficam com o valor do cartão que criámos e isto se conseguirem sacar essa informação antes do pagamento ser efectuado (cartão compra única). Para quem tem receio deste sistema, no caso de ser necessária uma devolução, o facto de ser virtual não faz diferença. Para o vendedor, é completamente transparente como se fosse um cartão real.
+1 Nada é completamente seguro na web, mas o sistema MBway/MBnet, ao menos garante que no pior dos casos o prejuízo seja muito baixo e que a janela de oportunidade para esse problema acontecer seja mínima e/ou limitada.
O mesmo está a acontecer aos clientes Umidigi. Muita atencao