Dobráveis: Samsung goza de novo com o iPhone, mas as vendas dão razão à Apple
A Samsung lidera o desenvolvimento e venda dos smartphones dobráveis. Apesar de outras marcas do mercado Android já terem lançado alguns modelos, atualmente a marca sul-coreana parece empurrar o barco sozinha, o que não lhe tem valido grandes proveitos. Como tal, a Samsung tem feito campanhas de vídeo para "gozar" com a Apple, na tentativa de forçar a empresa de Cupertino a apostar num iPhone dobrável.
Apesar da pressão feita pela Samsung, as vendas mostram que os utilizadores não querem saber dos dobráveis.
Num vídeo dedicado ao Mundial de Futebol, a Samsung está novamente a provocar a Apple por esta não ter interessa atualmente na venda de um iPhone Dobrável. Desta vez o tema foi o Campeonato do Mundo com o título é “hora de dobrar”.
O timing para este tipo de ações é que parece estar totalmente errado. Isto porque, segundo os dados da Display Supply Chain Consultants, a linha do iPhone 14 tirou uma grande parte das vendas de telefones dobráveis, apesar do facto de deste... não dobrar!
Samsung está obcecada com a Apple e o iPhone
A Apple não oferece um iPhone dobrável e isso não é novidade para quem quer comprar um smartphone hoje. No entanto, a Samsung tornou-o um elemento básico da sua publicidade no ano passado.
Mais recentemente, a empresa veiculou um anúncio a incentivar os utilizadores do iPhone que estavam “em cima do muro” a saltar para a Samsung, em vez de esperar que a Apple “a alcançasse”.
Antes ainda deste, aquando do lançamento do anúncio da Keynote de setembro da Apple, a Samsung voltava "picar" a empresa de Cupertino, num vídeo onde dizia que "preparem-se para o mais recente lançamento da Apple, à medida que entram num mundo onde as cabeças vão virar-se, mas não na sua direção".
Agora, usando o TikTok, a Samsung está a exibir um novo vídeo com tema do Mundial de Futebol em vários países ao redor do mundo.
Segundo informações, o vídeo foi publicado numa das contas da Samsung no Weibo e foi visto primeiro por um utilizador no Twitter. “É hora de nos unirmos”, provoca a marca sul-coreana!
No vídeo, a Samsung mostra uma multidão de smartphones a assistir a um jogo de futebol. Os telefones dobráveis da Samsung estão "fazer a onda", enquanto os iPhones na multidão não podem participar porque não são dobráveis. É um anúncio inteligente da Samsung, e divertido, pelo menos em comparação com algumas das suas outras tentativas de gozar do iPhone.
Números das vendas não abonam a favor dos dobráveis
Apesar da obsessão da Samsung em gozar com a falta de um iPhone dobrável, é algo que os consumidores aparentemente não se importam. Na verdade, os dados mais recentes dos analistas da Display Supply Chain Consultants mostram que o iPhone 14 deve reduzir um pouco as vendas de telefones dobráveis no quarto trimestre.
Se olharmos para a segmentação regional, fica bastante claro que o mercado dos EUA foi o problema para a Samsung no quarto trimestre de 2022 e isso acontece logo após o lançamento da série iPhone 14 Pro com as suas câmaras melhoradas e Dynamic Island. Enquanto os EUA representaram uma participação de 29% na produção de smartphones dobráveis da Samsung em 2021 e uma participação de 29% no terceiro trimestre de 2022, caiu para apenas 7% no quarto trimestre de 2022.
Como tal, os analistas da DSCC acreditam que as vendas do quarto trimestre de 2022 da Samsung ficarão "45% abaixo da previsão anterior, com as suas vendas de 2022 a subir 46% para 10,1 milhões de unidades, contra as expectativas anteriores de crescimento de 77% para 12,3 milhões de unidades”.
Mas a Apple quer um iPhone dobrável?
Há rumores de que a Apple está a considerar, e até a testar componentes para um iPhone dobrável. A empresa até agora, no entanto, não encontrou a tecnologia avançada o suficiente para compensar as contrapartidas.
Aliás, o mercado não se sente muito atraído pela qualidade e fragilidade dos ecrãs dos dobráveis, o que poderá indicar que estas tecnologias terão de evoluir e amadurecer ainda uns bons anos. Portanto, a Samsung terá ainda de continuar a puxar pela criatividade, pois não parece que tão cedo a Apple queira um dobrável.
Este artigo tem mais de um ano
“Apesar da pressão feita pela Samsung, as vendas mostram que os utilizadores não querem saber dos dobráveis.” Bem feita.É assim mesmo,Apple.A Apple não precisa de ir de arrasto para uma m**** de dispositivo como são os smartphones dobráveis.Era só o que faltava !!
A Apple não precisa de nada, obviamente. A Apple só precisa de lançar um novo modelo em que as câmaras trocaram de posição e está feito! Isto é que eu chamo inovação…
Isso e lançarem coisas não testadas para o mercado. O meu irão vai já no 3ª zflip com ecra partido a meio, substituido pela garantia. Enfim, quando não se sabe o que se diz dá nisto. A Apple não precisa de publicidade, nem de vendas nem de nome. Já tem tudo isso… ah e fiabilidade também.
O ódio à Samsung chega a níveis preocupantes, não te trates não…
https ://www.computerworld.com.pt/2022/10/03/vendas-globais-de-telemoveis-dobraveis-aumentam-ate-66-em-2022/
Enche!!!!
Isso não é autoria da Samsung apenas, os dobráveis estão a crescer. Principalmente quando a concorrência apresenta soluções bem mais picantes e atraentes né ?
Sim, claro. As maravilhosas, “picantes” e “atraentes” cópias mal copiadas da Samsung.
A Nokia tambem ficou “sentada” sobre as vendas.
Isto…
O problema da Nokia não foi hardware, mas sim software… Os smartphones dobráveis não vendem porque o consumidor não procura este tipo do produto!
Olha, no meu caso que não gosto de telemóveis grandes, quando não tiver alternativas em android, não sei se não compro um dobrábel (tipo fold).
Ou então vai ser nesse momento que compro um iphone, se mantiverem ainda os 6.1″
queria dizer “tipo flip”
Não foi apenas software, foi também hardware.
A Nokia não percebeu a tempo a importância. ecrã multitouch.
Os utilizadores não querem é deixar de comer para pagar um dobrado
E os que já não têm rins para vender, resta vender o cérebro ou o coração…
E uma dobrada? Já ia, não era?
Se a Samsung tivesse preços “em condições” dos dobráveis, tinha mais motivos para sorrir! Agora com os atuais preços, é um sorriso amarelo!
O problema dos consumidores dos dobráveis é comerem, mas depois vomitarem ……….sem olharem ao preço………
Que granda porcaria que são os ecrãs dos dispositivos dobráveis, é mesmo a ver se o pessoal come gelados com a testa…….
Então explica lá a porcaria, tenho um flip e não percebo onde está o problema.
Se depender de mim não volto a um não dobrável , ocupa menos espaço, é mais prático, bateria dura mais tempo porque não necessito de estar sempre a ligar o ecrã principal pra ver as notificações nem pra fazer ou receber chamadas.
mete o flip ao lado de um S22U. parece uma amostra mal feita ao lado de uma coisa a sério.
dimensão de ecrã sem nexo, bordas grandes. parece uma aberração.
ah mas dobra..
O vinco no meio do ecrã aquando em 180ª (aberto totalmente)
Cringe e basta. Além do ecrã que parece uma tira de plástico.
Conceito top sem dúvida. E aprecio muito. Mas essas 2 premissas, estraga tudo.
Prefiro o conceito do Surface Duo da Microsoft.
Não tens nenhum problema. Mas isso será uma questão de tempo. Escreve estas palavras …
Sempre que vejo estas coisas dobráveis no princípio até acho piada, depois penso como seria se fosse à praia … com aquela areia toda …
Testado e sem apresentar qualquer problema até à data de hoje.
Tenho um dobrável faz dois anos, já caiu no chão várias vezes, abrindo e fechando, sem problemas, e não fico sem, é um mini PC. A questão mesmo é que a maçã fidelizou, pq o preço é o mesmo, pelo menos no Brasil, chegando a ser mais caro a maçã. Olha, a maçã vai lançar um e irão falar que vai ser a melhor coisa do mundo. Veja que quando lançaram o iPhone já tinha o palm. Eles são amigos de presidentes e não podem ter concorrência real com 5g ou hwi pois é espionagem, segurança internacional…
https://portaldaqueixa.com/brands/samsung/complaints/samsung-defeito-galaxy-z-flip-3-85222422
Eu estou mortinho para comprar um dobrável. Mas os preços dos atuais e o peso não me agradam. Se o Oppo Find N2 viesse cerca dos 1000€ para a Europa, comprava de certeza.
Vantagens de um dobrável em relação a um comum: ecrã maior
Desvantagens: mais componentes, logo maior possibilidade de falhar
Custo superior
Ecrã com vinco na zona da dobra
Mais frágil
Não permite utilizar protectores de ecrã
Maior volume, mais peso
Portanto, não tenho problema nenhum que eles existam mas também não os quero nem hoje nem amanha. Para mim a função de um telemóvel é ser pratico e fácil de transportar num bolso, um telemóvel nunca vai substituir um portátil ou um pc de secretaria , se e para andar com um trambolho que me obriga a andar com ele na mão ou dentro de uma mochila entao prefiro transportar um tablet ou um portátil que não so tem um ecrã maior como consegue ter um rendimento igual ou superior por um custo mais baixo
Errado! Existem protectores de ecrã para dobráveis…agora não saber que os mesmos se vendem é outra conversa. O Dr. Google ajuda a ver imensos exemplos…
O problema é que no caso da Samsung, os dobráveis vêm com uma película tipo gel Pre aplicada no display que descola e não é se mas sim quando ahahahah
E impressionante como muitos aqui falam treta sem sequer utilizarem um dispositivo destes. Eu já utilizei um Flip e bem que agora mudei para um s22 ultra, mas não foi por ter um ecrã mau ou performance má como muitos aqui dizem. Foi mais por ser um magneto de pó e a bateria era não la muito boa. Mas se isto for resolvido, no futuro irei novamente mudar
Tu tens de ler 😉 “A IDC prevê que atinjam 41,5 milhões em 2026, representando 13,5 milhões de unidades. Isto representa um aumento de 66,6% em relação aos 8,1 milhões de unidades vendidas em 2021.” A IDC prevê… mas ficou muito abaixo, como está mostrado no artigo.
Uma coisa são as previsões, mas o mercado dos smartphones encolheu. 😀 tens de ler. Não se trata de ódio a nada, tu é que tens uns argumentos que não têm pés nem cabeça. Esses números eram a análise no final do 3.º trimestre.
“A IDC espera que as vendas mundiais de telefones dobráveis atinjam 13,5 milhões de unidades em 2022. Isto representa um aumento de 66,6 por cento em relação aos 8,1 milhões de unidades em 2021.”, Pois mas não aconteceu!
Se reparares no gráfico, o crescimento no ano homólogo é o menor dos últimos anos, o que diz claramente que o mercado não está recetivo aos dobráveis, pelo menos para já (possivelmente até este mercado resolver muitos dos problemas que o público em geral aponta aos dispositivos).
PS: tens de ter calma, passas a vida atacar os outros que pensam de forma diferente de ti. Devias seguir o teu próprio conselho… man do X 😀
É obvio que quase ninguém quer dobráveis, já poucos tens rins disponíveis para pagar por um dobrável que vai durar apenas 1/4 do tempo de um não dobrável!
Sou fã indefectível da Samsung, desde electrodomésticos a televisores QLED 4K Ultra HD a dispositivos Android.
Todos os anos troco de tablet e de smartphone.
Neste momento tenho o Galaxy S22 Ultra de 512G.
… Mas nunca comprarei aquela aberração dobrável!
É feio, inestético, horrível.
Faz bem a Apple em não entrar por esse beco escuro. Quem já comprou um Dobras da Samsung deve estar bem arrependido… mas não o confessa.
Daqui a poucos meses, nem a preço de saldo!
Já somos dois, a mim também não me dizem nada os dobráveis, no entanto cada vez vejo mais desses modelos nas mão das pessoas e é porque não são baratos.
A minha cunhada tem um (Z Flip 4) e diz que não quer outra coisa. As filhas têm iPhone e o marido e também, ela detesta iPhone, realmente nesse aspecto tem muito bom gosto!
Outro.
https://portaldaqueixa.com/brands/samsung/complaints/samsung-z-flip-4-com-ecra-partido-com-3-meses-de-uso-85443922
E mais uma.
https://portaldaqueixa.com/brands/samsung/complaints/samsung-defeito-no-samsung-galaxy-z-flip-3-87283123