Dicas: Saiba quando mudar a bateria do seu telemóvel
Como em tudo na vida, existe um início, meio e fim no que diz respeito a baterias. A par de outros componentes, este é um dos mais importantes em qualquer smartphone, pois é o que nos garante ter o nosso dispositivo "vivo" e funcional.
Hoje vamos identificar os principais fatores para mudar a bateria do seu smartphone e dicas para prolongar o máximo possível o seu tempo de vida.
Para percebermos quando devemos mudar de bateria, convidamos a Lmobile, tendo em conta a experiência nesta área, para nos ajudar na elaboração deste conteúdo.
Análise Física
Existe um indicador físico que é de fácil identificação. Se a bateria começa a ficar inchada é importantíssimo que se proceda à sua substituição. Durante o uso quotidiano e regular, se o smartphone parece estar mais quente do que o normal, especialmente na zona onde a bateria está localizada, pode também estar com algum problema.
Por outro lado, se estiver a jogar ou a utilizar aplicações que consomem um grande nível de recursos do smartphone é normal o aquecimento do dispositivo.
Análise Digital
Quando acaba de carregar a bateria e mantém o seu smartphone em repouso, e mesmo assim o indicador desta começa a descer para menos de 95% de rendimento em menos de 1 hora é sinal de que a bateria está no fim (Game Over).
Por outro lado, se o smartphone desligar tendo um nível de 30% ,20% ou mesmo 10% de bateria, isto também são indicadores negativos. Para ajudar no dia a dia, existem aplicações que ajudam a analisar o estado da bateria, nomeadamente o Battery Doctor, o Power Battery ou o AccuBattery.
Dicas para conservar a bateria do seu smartphone
Não deixe a bateria do smartphone atingir os 0%(zero)
Ao contrário do que muitos dizem, no dia a dia não é recomendado deixar os smartphones sem bateria. Atualmente, a maioria dos telemóveis conta com baterias de iões de lítio, e quando esses dispositivos chegam a 0% (zero), podem tornar-se perigosos. Para reduzir os riscos de explosões, a orientação é de que a bateria do smartphone seja mantida sempre com, no mínimo, 40% de disponibilidade. Apesar disso, é interessante deixar o smartphone descarregar totalmente uma vez por mês.
Não deixe a bateria do smartphone atingir os 100%
Pode parecer estranho, mas carregar baterias de iões de lítio até 100% pode atrapalhar o desempenho. Pensando nisso, aquela prática de deixar o smartphone na tomada durante toda a noite pode ser bastante prejudicial. Para otimizar a funcionalidade da bateria, o ideal é colocar o telemóvel para carregar quando atingir os 40% e retirá-lo da tomada com 80%.
Cuidado com as altas temperaturas
Um dos principais erros dos consumidores é a exposição dos smartphones ao calor. Para ter uma ideia de como a temperatura pode ser prejudicial aos dispositivos moveis, uma bateria de iões de lítio num local a 25ºC pode perder 20% da sua capacidade ao ano.
Prefira utilizar carregadores originais
Seguindo as recomendações dos fabricantes, o mais indicado é sempre utilizar carregadores originais. Isso acontece porque os carregadores vêm com padrão de voltagem e amperagem compatíveis com o aparelho. Assim, caso opte por usar um carregador não original, procure um com valores aproximados ao do fabricante para não prejudicar a bateria do smartphone.
Evite utilizar carregadores sem fio
Apesar de práticos, os sistemas de carregamento sem fio podem causar sobreaquecimento por excesso de carga. Enquanto o carregador de smartphone tradicional funciona "cortando" a energia, quando a capacidade está completa, a maioria dos carregadores por indução dispersam calor.
Evite utilizar carregadores veiculares
Como a entrada dos carregadores veiculares fica próxima ao motor dos carros, corre-se o risco de sobreaquecimento. Justamente pelo facto de as altas temperaturas serem extremamente maléficas para o funcionamento da bateria do smartphone, a prática não é recomendada – exceto em casos de emergência.
Evite usar o smartphone durante o carregamento
Já se sabe que o calor é o pior inimigo das baterias de smartphones, e o sobreaquecimento é exatamente o que acontece quando se usa o aparelho durante a recarga. Além disso, o carregamento demorará mais com o consumo de energia de aplicativos e de conexão com a rede.
Agradecimento à Lmobile pela escrita deste artigo. A Lmobile é a marca Portuguesa líder no mercado dos acessórios para telemóvel.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
de novo arroz? todos os anos se falam sobre baterias
Onde se podem deixar baterias?
Há pouco tempo troquei a bateria de um portátil, onde posso deixar a antiga?
nos shoppings costuma ter contentores onde podes por o material desse tipo
Nos pilhões
Nunca vi nenhuma entrada de carregamento junto do motor num automóvel…
Hahahahaha… eu também não.
É que também estás próximo… Eu realmente farto-me de aquecer no carro… Lol
Às vezes pergunto-me se efetivamente lêem e refletem antes de publicar os artigos.
Só primeiro conselho se aplica… Só mesmo que não entende nada de electrónica e baterias de lítio pode escrever algo assim… Sempre gostei do pplware, mas este tipo de artigos errados….
Por mais que tenha sido cuidadoso com as minhas baterias, num telemóvel 1 ano e a bateria foi-se
o outro tem 3 anos e a capacidade da bateria pelos programas no android é de 91%
Se começar a arder, será um bom sinal.
“Para optimizar a funcionalidade da bateria,o ideal é colocar o telemóvel para carregar quando atingir os 40% e retirá-lo da tomada com 80%.” Mas isto é mesmo verdade ?? Já ouvi dizer para não deixar carregar o telemóvel até aos 100%,mas “deixá-lo para carregar quando atingir os 40%” ?? Esta não sabia. 😐