Migrar do Android para o HarmonyOS será simples, transparente e sem perda de dados
Com o lançamento do HarmonyOS, a Huawei colocou em marcha o seu plano para se libertar de todas as limitações e imposições que tinha no Android e noutros sistemas operativos. Esta é a alternativa da marca para o futuro, sem depender de ninguém que não de si própria.
Claro que agora que a mudança do Android para o HarmonyOS está a começar, muitas dúvidas parecem surgir. Uma delas é o que acontece aos dados do utilizador após migrar do Android para o HarmonyOS.
Foi no início do mês de junho que a Huawei revelou ao mundo o HarmonyOS 2.0. Esta versão surgiu já em equipamentos como o Watch 3 (Pro) ou o MatePad 11. Agora que está lançada esta versão, é esperada para breve em muitos mais dispositivos, que a marca vai atualizar.
A lista é muito grande e foca-se em especial nos smartphones da Huawei, bem como em muitos tablets. A lista é longa e muito completa, sendo já conhecida e focada nos modelos que já estão no mercado. São mais de 100 modelos que vão receber esta novidade.
Com os testes públicos já a decorrerem, espera-se que rapidamente esta versão chegue aos utilizadores finais. É precisamente o resultado destes testes que agora estão a ser conhecidos e a dar resposta a uma das maiores dúvida dos utilizadores dos smartphones Huawei.
O processo de migração dos dados dos utilizadores parece ser transparente e sem qualquer perda. Toda a informação dos utilizadores é transferida entre o Android e o HarmonyOS, sem que os smartphones apresentem problemas. Da mesma forma, as apps continuam presentes e a funcionar com esses dados.
A única situação que foi detetada foi mesmo a dependência de outros serviços, que possam ser eventualmente não suportados. Nesses casos os utilizadores devem encontrar alternativas, algo que na maioria dos casos pode ser realizada já dentro do ecossistema da Huawei.
Estas são excelentes notícias para quem pretendem mudar em breve do Android para o HarmonyOS. A Huawei, como esperado, preparou todo o processo para ser simples, transparente e sem que exista qualquer perda de dados para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Quem mudar para o HarmonyOS ficará sem o Android Auto, p.e. Ou será que não? A mudança de OS será obrigatória ou facultativa, sabem? O meu telemóvel de uso diário é um iPhone 12 Pro Max, mas gosto de explorar o Android com um Huawei Mate 20 Pro, excelente!
Tech Adviser, 02/06/2021:
” (…) ArsTechnica conduziu uma análise aprofundada do HarmonyOS 2.0 beta, junto com suas ferramentas de desenvolvimento, e concluiu que, no seu estado atual, HarmonyOS 2.0 era essencialmente Android (versão 10) em tudo, exceto no nome.
É pouco provável que na versão final já não seja.
No último trimestre a Huawei teve uma quota de mercado de 4% nos smartphones. Vai subir com o HarmonyOS? Pouco provável, a menos que a qualidade seja superior ao Android (e continuando sem os serviços Google).
+1
Este vai ser o próximo W10Mobile..
A Huawei já “desanexou” (vendeu) a Honor, que quer manter com Android + serviços Google.
Joga em dois tabuleiros.
O HarmonyOS tem um kernel com arquitetura microkernel desenvolvido pela Huawei. O do Android é o do Linux altamente modificado (diz-se que a Google está a desenvolver outro SO com arquitetura microkernel). Isto vai dar-lhe uma vantagem decisiva sobre o Android – continuando sem serviços Google?
Provavelmente os Honor, Android, com serviços Google, têm mais futuro.
nos smartphones e tablets o kernel continua a ser Linux. Nos smartphones acaba por ser um fork do Android.
O Android também é um fork do Ubuntu versão Mobile.
mas o que é que estás para aí a dizer!???? Isso é suposto mostrar inteligência, ironia?
O HarmonyOS usa o kernel Linux e as mesmas frameworks do Android… Experimenta pegar numa das aplicações, ou ver as ferramentas de programação para o HarmonyOS em smartphones – dá-te aplicações Android! Mesmo kernel, mesmas frameworks -> FORK!
Se for como o covid, vai ter sucesso.. ……..
Sem perda de dados e com transferência garantida para o partido comunista chinês.
Estava a pensar exactamente o mesmo.
Mas claro que não vai acontecer … É só “mania” nossa …
Não faz muito sentido que telefones com suporte google migrem para HOS. O que faz sentido é os novos (já sem suporte google) migrem sem espinhas, parece-me estar a ser esse o objectivo deles. Mas lá está, compras um android para ter “the full experience”, se já o compras sem gmail, logo aí já estás a sentir que só compras meio-telefone. Para mim o problema continua lá : um telefone que era suposto ter google, não tem. Martelando para o novo OS ou não, os users mais básicos ficam com o amargo de boca na mesma. Só compraram meio-telefone 😀 abraços a todos. P.S: Continuo a achar que em hardware o rei é huawei, mas sem o OS a que estamos habituados… vai ser impossível.
O Android está para a Google, como o iOS está para a Apple.
Para mim, Android sem Google não vale nada, por isso, tão cedo não irei equacionar a Huawei na aquisição de novos equipamentos, até resolverem o embargo nos EUA.
Comigo é precisamente ao contrário. Como não sou “dependente” de qualquer serviço da Google (nem de qualquer outro SO) irei sempre equacionar em primeiro lugar a qualidade do “aparelho” ,o ciclo de atualizações do SO instalado ,autonomia,etc! Para mim ser Android,iOS ou Harmony não é problema desde que tenha boas especificações e as apps que mais utilizo. E quanto a privacidade os Chineses não são piores que os USA…apenas estão a tentar “comer uma fatia grande” de um “bolo” que durante décadas era exclusivo dos USA!
É uma pena que isto esteja a acontecer, pois os dois OS existentes satisfazem as necessidades dos utilizadores do mais básico ao mais exigente. Os smartphones Huawei são muito bons em hardware e até os processadores Kirin são extremamente rápidos. Tenho um Mate 20 Pro, que considero uma verdadeira obra de arte em todos os sentidos.
O problema e que toda a gente anda a migrar para o ios, ninguem quer harmonies nem androids com apps de fraca qualidade e sem suporte. Iphone 6s de 2015 a receber ios 15 em 2021 agora pensem
Sério???? Não é isso que os dados recentes demonstram, até a própria apple confirma a perda de utilizadores, Agora quanto ao 6S a receber IOS 15, sério? Wake up.
“6S a receber IOS 15, sério?”
Sério! Faz parte da lista oficial de aparelhos suportados pelo iOS 15.
Mas vê bem o que recebe. lê
recebe o iOS15, lê tu bem! Não usar algumas das novidades anunciadas não retira o facto de usar novidades do iOS15.
Tmvs do paleoliu inferior?!
Não seja labrego, você e outro, não é toda a gente.
Migrar do android pro android com interface harmony, dveria ser o titulo da noticia
Obrigado Tomas, mas não podia, estava errado.
Podes indicar as 8 diferenças? Ao menos 4? Duas que seja? ( Não incluir serviços Google não vale)
Diferenças? Estás a ganhar de que?
Uma coisa é certa,quem tiver o seu smartphone Huawei já com o HarmonyOS integrado no sistema não terá,como é óbvio,nenhum serviço da Google presente nele.Agora,se cada utilizador passa bem ou mal sem esses serviços já não me interessa.Huawei não é a minha “zona”,se me entendem.Eu sou mais para os lados da Xiaomi. 🙂
Pergunta até aqui de todos os comentários dados… quem é que tem Huawei mesmo? 🙂
Que faz comichão isso faz nota-se bem ahaha
Huawei Mate 20 Pro
Correto Mário no 1° comentário do artigo vi só não mencionei, e eu tenho o P30 Pro NE talvez sejamos os únicos a ter e ao que percebo não estamos preocupados, pelo menos eu nada.
O resto da malta “critica” diga-se não têm mas estão muito empenhados e preocupados ao que parece 😀
Migração deve ser fácil, afinal vc estaria migrando de android para android. Harmony OS é apenas uma custom rom android. Nada de revolucionário nele.