Privacidade vai voltar ao iPhone 11! iOS 13.3.1 permite desligar localização do UWB
Foi em dezembro do ano passado que a dúvida foi levantada. O iPhone 11 estaria a recolher dados de localização dos utilizadores sem a autorização destes? As provas existiam e mostravam esta possibilidade.
Depressa a Apple veio esclarecer esta situação e tudo não passava de um pormenor técnico da Ultra Wideband. A justificação era plausível, mas a marca prometeu uma solução para breve. Esta surgiu agora em testes e deverá chegar com o iOS 13.3.1, a próxima atualização deste sistema.
A privacidade volta assim ao iPhone 11
A informação apresentada em dezembro mostrava claramente que o iPhone 11 estaria a usar o GPS para recolher a localização dos utilizadores. O pior deste cenário era que o fazia quando os utilizadores indicavam que não o pretendiam.
Dos testes efetuados e da explicação dada pela Apple, provou-se que tudo estava associado à Ultra Wideband. Esta deveria ser desligada em certas localizações e, por isso, a Apple precisava saber onde os utilizadores estavam.
So iOS 13.3.1 beta 2 does have a new toggle to disable Ultra Wideband. pic.twitter.com/Tswt7V5GMV
— Brandon Butch (@BrandonButch) January 17, 2020
iOS 13.3.1 traz a solução esperada por todos
Com uma solução prometida para breve, a Apple tratou deste problema. Esta parece estar agora prestes a chegar, com os testes a serem iniciados na segunda versão beta do iOS 13.3.1. A novidade já pode ser vista e usada.
A nova opção Networking & Wireless está já na área System Services dos Locations Services. Pode ser ativada ou desativada, de acordo com a preferência dos utilizadores. Deverá chegar em breve a todos os utilizadores, quando esta nova versão for lançada.
Ultra Wideband é útil ao smartphone da Apple
A Apple alerta, no entanto, que o desligar desta nova opção pode ter impacto no desempenho do Bluetooth, Wi-Fi e Ultra Wideband. Cabe assim ao utilizador decidir se pretende manter ativa esta funcionalidade.
A Ultra Wideband é usado pelo iPhone para localização muito precisa. Consegue conseguir encontrar um utilizador numa multidão e assim usar o AirDrop. Com esta nova opção, a Apple resolve assim um problema de privacidade que tinha em mãos.
Este artigo tem mais de um ano
Não era esta recolha que, segundo a Apple, era obrigatória? Deixou de ser?
E porque raio tem o iPhone problemas de Bluetooth e de Wi-Fi se não conseguir saber a minha localização super exacta???
Esta tudo explicado acima e no link que disponibilizaram da Wikipedia…tem de ser ler tudo e nao na diagonal…
Não consegui perceber no link porque é que a performance do bluetooth e do wi-fi é prejudicada por não se partilhar a localização de alta precisão…
Ligação automatica quando mudas de um sitio para outro que o iPhone já saiba qual a rede que usas nesse sito.
Essa informação fica no Telemovel , mas como reclamaram , não dá para desligar apenas UWB porque a lib é a mesma. Assim desliga tudo.
Abc
Desliga tudo o quê? Ficas sem wi-fi e sem bluetooth?
Alguém aqui não percebe do que está a falar…
@Pedro , desliga tua localização em todos os serviços ( location services) logo o aparelho perder algumas dos automatismos que tem.
Abc
E porque é que o Bluetooth e o wi-fi perdem performance???
Pedro F. talvez porque cada país tem a sua regulação relativamente ao espectro rádio o que significa por exemplo nos EUA têm 11 canais de Wi-Fi 2.4GHz mas na Europa já são 13 canais… no Bluetooth nunca investiguei, mas talvez se passe o mesmo. E acho que no Wi-Fi dos 5GHz também existem canais que podem ser utilizados em uns lados mas não em outros.
Deve ser por isso que o iOS necessita de saber a localização, suponho que a modificação é restringir a disponibilidade de canais (frequências) aquelas que serão suportadas em todo o lado (ou quase).
João Ptt, acreditas mesmo que a apple precisa de saber a tua localização com precisão de 20cm em vez de 20m para o wi-fi e o Bluetooth poderem trabalhar normalmente?
Achas que por haver 11 canais ou 13 canais a performance do wi-fi que trabalha apenas numnde cada vez vai diminuir?
Enfim… Acho que por aqui se tenta justificar o injustificável…
O mais espantoso e ver pessoal a queixar-se da falta de privacidade em geral e com contas activas de Facebook… /facepalm
No Facebook metes a info que queres e podes não lhe dar acesso à tua localização.
Esta reclamação de falta de privacidade nasceu pelo facto dos utilizadores de iPhone não terem escolha e terem a localização de alta precisão sempre ligada mesmo desligando o gps…
O que está no iTretas fica no iTretas… ou talvez não! Carneirinhos sempre a serem enganados!
ok fanboy de tupperwares.