Huawei vai abandonar o Android e lançar smartphones com HarmonyOS já em 2021
Desde que os seus problemas com os EUA começaram que a Huawei tem procurado alternativas para os produtos e serviços que necessita. É desta forma que a marca consegue manter-se no mercado, sem depender de terceiros ou de outros players.
Se até agora tem conseguido mostrar a sua força e trazer as suas alternativas, um novo passo poderá em breve ser dado. Será já no início de 2021 que a Huawei irá abandonar o Android e a Google e lançar os seus primeiros smartphones com HarmonyOS.
O HarmonyOS pode chegar em força
Há muito que se fala do HarmonyOS e do que este sistema será capaz de dar aos dispositivos onde vai correr. É a proposta unificada da Huawei e irá estar disponível em plataformas tão distintas com os PC, TVs, os smartphones e até os relógios da marca.
Apesar de estar pronto, segundo indicações da marca, a sua utilização é ainda residual e focada apenas nas TVs que a marca lançou entretanto. Claro que a Huawei quer mudar este cenário e muito em breve deverá mudar.
Acordos com a Google obrigam ao Android
Segundo as palavras de Richard Yu, será já no início de 2021 que a Huawei irá trazer para o mercado os seus primeiros smartphones. Estes estão já prontos, mas as obrigações legais e os acordos com a Google impedem que sejam lançados.
Espera-se que já no final desta semana, durante a HDC (Huawei Developers Conference) surjam novidades sobre o HarmonyOS. A marca deve anunciar a sua segunda versão e posteriormente mostrar a sua utilização noutros dispositivos, como há muito é aguardado.
Huawei vai mudar os seus smartphones
Mesmo com a chegada destes equipamentos, provavelmente a Huawei irá fazer a sua disponibilização de forma contida. Será uma mudança muito grande, em especial na Europa, onde os utilizadores estão ainda muito habituados ao Android e ao que este oferece, mesmo sem serviços da Google.
Naturalmente que a EMUI terá aqui um papel importante, ao permitir fazer a transição de forma transparente. A ligação aos serviços da Huawei deverá ser direta e acontecer da mesma forma que hoje acontece.
Este artigo tem mais de um ano
Afinal já é no início do próximo ano.O novo sistema operativo,o HarmonyOS,já deve estar bem consolidado.Só resta saber é se depois os futuros donos desses novos aparelhos se vão queixar ou não da falta dos serviços da Google.Mas até isso é um contrassenso porque eles já sabem que eles já virão equipados com o HarmonyOS.Bem,resta esperar para ver. 😐
Nao percebes nada do que dizes. Também quem diz que utorrent e o melhor e usa net gigabit que so saca a 30mbs tens problemas serios e ignorancia enorme.
Ui, ficaste resaibiado
Arriscasse a ficar com ecossistema a “lá maçã”
Já minha avó dizia: “há males que vem por bem”
Se já assim não compro.. Então comSO deles pior ainda…
Já fizeste o teste?
Minha avó tb dizia: ” quem cospe para o ar bate na testa”
Vamos lá ver o que vai sair!
Deixa a velha em paz.
Manekas o que andava de sk8?
Porquê?
Estás com medo de ser espiado? Ou será com medo de vires a ser reeducado?!
Usa ios que tas protegido.
Eu tb não. Com as limitações que eles têm ainda conseguiram crescer como cresceram. A Huawei é neste momento uma empresa demasiado poderosa, temos de dar a oportunidade às outras também.
Agora já é a ultima bolacha do pacote, ahahahah. Ainda vai ser mais fechado que a dita…maçã!? Ahahahah!!!!
Kkkkkkkkk
Vamos lá ver
Não duvides muito.
“Arrisca-se”
= a windows mobile…. Pum
Ios e o caminho, so agora as outras marcas chegam la. Em breve android acaba e da lugar ao Fuchia, Tizen, HarmonyOS, LineageOS etc. SO proprietario e muito melhor que um fragmentado sem optimizacao. Por isso o sucesso cada vez maior da Apple.
lol
É isso mesmo lol.
Sabe o que está a dizer? eu venho a uma página de tecnologia chego aos comentário e fico burro…Se uma pessoa que visita uma página de tecnologia diz estas coisas é normal que uma que não entenda de tecnologia compre ios..
tenho gmail… sorry, nao tenho interesse no “made in china” sem google
Tb tenho Gmail. E…?
Tb consulto Gmail num w10. E…?
E…qd e se decidirem cortar totalmente o acesso nem com instalacao posterior poderão aceder atraves do sistema operativo da huawei. é simples demais os US fazerem isso e dps ficas a chuxar no dedo..
E se cortarem aceso ao Google definitivamente, não pode viver sem isso?
Como é que vivia antes?
Se eu ficar sem Gmail vou para outro provedor, é o que não falta por aí, e bem mais seguros, que não andam a vigiar a caixa de entrada.
Tenho conta no Mailo, 1 euro por mês, 20 GB de capacidade, 100 aliases, seguro e privado.
Se quiser, por 2 euros mês fica com 50 GB de capacidade, se não chegar pode ir até aos 100 Gb de capacidade, quer mais? Tudo isto por valores irrisórios…
Agora pergunto, mas quer o Gmail para quê?
Eu acho é que a Google deveria cortar o acesso a todos os telefones, isso é que era…
Não percebi nem a pergunta nem o contexto.. quer que quem tem gmail mude para outro fornecedor so para ter o prazer de comprar um huawei com OS chinoca e sem compatibilidade com os serviços que um utilizador habitualmente usa? Estou mm a ver o pessoal a aderir a uma ideia peregrina dessas.. ja a questão da segurança, sempre foi uma questão lateral.. se querem ter dados seguros, nao os ponham na net!
Nem sei o que pensar.
É esperar para ver 😉
Tenho um Lumia WM10 a funcionar correctamente mas sem algumas apps que deixaram de dar e um Android P30.
A ver vamos o que o futuro nos reserva
Se continuar como tá e com novo SO, acho que a huawei na parte de smartphones tem os dias contados.
É dificil consolidar um SO e faze-lo se muito usado.
Eu por exemplo gostei bastante do windows mobile, se a microsoft não tivesse feito borrada talvez hoje teria bom mercado.
Luis Silva, estamos a falar no maior mercado do mundo, não um mercado diversificado com o nosso, se o fizeram é porque de certeza tem mercado…
Pergunto, será a mesma certeza que a Microsoft e a Mozilla tinham?
Mesmo assim a Nolia era lider de telemóveis e agora coitada, embora ainda faça bons terminais mas pelo preço, já nem eu quero, embora até ia por ser Europeu, mas não consegue competir.
A Huawei infelizmente por causa dessas guerras, só porque dizem que escutam e tal, ninguém o sabe a Huawei vai perder, porque das duas uma ou tem exito com o SO e conseguem atacar, mas com a crescente noticias de que empresas a deixar de fornecer-lhe produtos não sei não……
Ahh mas descansem que outras não chinesas vão também cair
Resta saber se a Huawei vai ter hardware.
Quanto ao software, basta o governo chinês “mandar” que todos os fabricantes chineses passem a usar este sistema ou derivado na China para que tudo mude rapidamente – uma ideia um pouco estapafúrdia mas já se esteve muito mais longe. Se isso acontecesse e fosse bem concretizado, numa questão de anos a Google perderia controlo duma parte significativa do mercado, já que o novo sistema ganharia maturidade e oferta suficiente para passar a ser usado noutros mercados.
Tudo é uma questão de tempo
Olha o caso da Huawei store, já e a 3 maior logo abaixo da PlayStore e da appstore… Chineses tem muita manha, são 5 milénios se história..e não dão ponto sem nó!
Ser o 3º Maior logo a seguir à Play store e App Store não é complicado (numa corrida a 3 não é difícil ficar em 3º), o que é realmente necessário saber é a distancia entre o 3º e o 2º. Só assim consegues medir “algum” sucesso…
Já agora, qual é a fonte dessas estatísticas?
não é bem a mesma coisa! Fornece aplicações Android para um sistema Android.
Com um novo sistema vai ter mais dificuldades em manter compatibilidade com aplicações.
Não tinha pensado nisso, vamos ver onde o barco vai parar Tadeu
A culpa disto é da Google que baixava logo as calças mal o Trump dizia qualquer coisa.
Mais oferta e mais concorrência conferem mais direitos aos consumidores. Ponto assente. Neste momento, temos só dois players, sendo que um deles faz o que quer dos seus clientes… Com mais oferta, a tendência para encarecer os produtos e para controlar os utilizadores acabaria gradualmente. Se temos tantas marcas de automóveis e de eletrodomésticos, só para dar dois exemplos, porque não podemos imaginar ter muitos SO’s nos diversos dispositivos. A maior vantagem para os utilizadores é que teriam de adotar normas comuns se quisessem sobreviver. Os carros também precisam todos da mesma gasolina/gasóleo e as máquinas de lavar roupa têm de ser capazes de utilizar todas marcas de detergente….por isso…tudo é possível!
Isso é uma utopia, o melhor para os utilizadores não é necessariamente o melhor para o negócio.
Atenção que concordo a 100% com o que escreveste, no entanto a história ensina algo diferente
(exemplos da Microsoft e da Mozilla no mobile ou mesmo no desktop onde só tens 3 players, Windows, macOS e Linux, sistemas proprietários como o s AmigaOS ou o OS/2 acabaram por morrer)
São as Normas DIN no mundo da indústria.
RIP…
Quando sair esse Harmony OS já sei quem vai comprar…Eu.
Huawei vai criar um sistema só deles.
Excelente jogada.
Parece que já têm um cartão de memória próprio, o resto virá depois.
Quem vai perder com esta trapalhada toda é a Google, que vai ver milhões de utilizadores a bazarem…
Aguardemos para saber a história toda.
Eu sempre disse desde o início que a Huawei ia acabar por ficar mais forte.
Temos comediante…
Rigas, veremos quem ri no fim.
Eu conheço aquele povo muito bem, nunca cometa o erro de os subestimar…
São capazes dos maiores sacrifícios se o PCC pedir…
Exemplo simples, basta todos os telefones Chineses virem de origem com HarmonyOS , com um mercado enorme como eles têm, dá que pensar.
Já para não falar que podem muito bem impedir entrada de Apples e Androids no mercado Chinês, por questões de espionagem.
Sim, este argumento serve para tudo e todos…
Vamos aguardar….
Está tudo muito bem, excepto num pequeno pormenor.. a China nao tem um mercado interno proporcional à sua população. Isso faz com que os chinocas continuem a depender muito das exportações e das grandes obras públicas (que mais tarde ou mais cedo vao acabar) para o crescimento do pib, já os ocidentais nao dependem das exportações para a China. Fdr a China até seria relativamente simples.. seria criar uma organização mundial do comércio paralela da qual a China nao faria parte.. é que isto de aderir a OMC em 2001 e servir se dela para aceder a vários mercados praticando doping nos preços e levar ao fecho de milhares de empresas no mundo, têm muito que se lhe diga.. A título de exemplo, ainda à 3meses atrás a UE identificou 2 empresas de origem chinoca que vendiam a baixo do preço de custo simplesmente para dar cabo do mercado e levar ao fecho de várias empresas europeias na área do Itech. Depois a malta diz que não ha trabalho de jeito..
Um produto 100% Chinesada, não obrigado.
Isto é como ter câmeras de vigilância dentro de casa.
Quem andava e anda a espiar as comunicações de milhões de utilizadores era e é a NSA.
Se não tem problemas com uns, tb não deve ter problemas com outros…
Para quem usa extensivamente o ecossistema da google, não me parece nada pratico este tipo de mudança. Para o android currente, todos os dados estão suportados pela cloud da google, a menos que houvesse uma integração, não tem muita lógica passar para uma outra cloud para guardar de forma nativa fotos, documentos, notas, mails, etc …
Parece-me um tiro no pé … boa sorte
Kabindas, a Huawei está a fazer o que pode e deixam.
Tomara eles que tudo continuasse como estava.
Mas penso que eles já estavam à espera que algo assim acontecesse, daí terem começado o desenvolvimento do sistema operativo já há uns largos anos…
… e se da PlayStore forem retiradas todas as apps infectadas então, rapidamente, adeus, adeusinho PlayStore.
… e se da PlayStore forem retiradas todas as apps infectadas então, rapidamente, adeus, adeusinho PlayStore.