Huawei já controla quase metade do mercado de smartphones chinês
De acordo com as mais recentes informações, a Huawei já domina quase metade de todo o mercado chinês de smartphones. Mesmo em tempos de pandemia, os ventos parecem sorrir para a marca asiática que garante assim um controlo neste segmento.
Apesar de a produção e venda dos smartphones, assim como outros equipamentos, tenham ficado condicionados pela COVID-19, o momento é de recuperação e tentativa de voltar ao ritmo normal de trabalho.
O mercado de smartphones da China sofreu uma quebra acentuada no segundo trimestre, que abrange os meses de março, abril e maio, comparativamente ao mesmo período de 2019. Os analistas apontam para uma descida de 17% e todos conhecemos bem o motivo que levou a esses números.
Quase metade do mercado de smartphones chinês "pertence" à Huawei
A Huawei tem motivos para celebrar pois segundo as últimas informações é a marca que mais sobressai no negócio de telefones da China.
De acordo com a Counterpoint Technology Market Research, a Huawei já controla quase metade do mercado de smartphones chinês, correspondendo a 46% do total.
A marca chinesa conseguiu deter 33% do mercado de smartphones chinês no segundo trimestre de 2019 e 39% nos primeiros três meses deste ano.
Em suma, praticamente um em cada dois smartphones vendidos no segundo trimestre de 2020 é da marca Huawei. O destaque vai ainda para a forte venda de equipamentos 5G, a qual representa 60% de todos os dispositivos vendidos pelas empresas.
A seguir à Huawei está a Vivo com 16% do mercado, menos 2% face ao último trimestre e menos 3% comparativamente ao mesmo período de 2020. Por sua vez a Oppo detém atualmente 15% das vendas de smartphones.
Já a Apple surge em quarto lugar com 9% mas, apesar de ter descido ligeiramente face ao primeiro trimestre, conseguiu aumentar 3% comparativamente ao mesmo período de 2019.
Por sua vez, a Xiaomi fecha o TOP 5 com 9% quer neste segundo trimestre como no primeiro. Mas apresenta uma descida de 3% face ao segundo trimestre do ano passado.
No que respeita à tendência do volume de vendas anual, a Apple apresenta um crescimento de 32%, tendo sido a OEM com um crescimento mais rápido durante o segundo trimestre. Provavelmente este resultado deve-se à popularidade do iPhone 11. Por sua vez a Huawei surge na segunda posição com +14%.
Os analistas apuraram que o mês de junho foi o melhor em termos de vendas de smartphones deste ano até agora após o surto de COVID-19. Esta realidade foi impulsionada pelo aumento nas vendas da Xiaomi, com mais 42% face ao último mês, e a Huawei com mais 11%.
No entanto, a nível global, a participação conjunta da Huawei com a Honor está em queda.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: Apple, China, Counterpoint research, Huawei, Oppo, smartphones, vivo, Xiaomi
Comuismo
O que tem de cópia da apple? Em inovação, já há muitos anos que a huawei está na frente, e não só a huawei está na frente como muitas outras marcas no mundo android.
Além da apple tornar praticamente o ios uma copia do android.
Hoje em dia a os iphones já não são modelo em nada para ninguém.
Infelizmente a apple com os seus iphones só tem introduzido coisas ruins no mundo dos smartphones que os outros tem seguido, tal como a ausência de entrada para fones de ouvido e agora quererem acabar com os carregadores na caixa entre muitas outras coisas.
Apple continua a marcar o mercado, o jack 3’5mm, os airpods, o Apple Watch , os gestos do ios copiado pelo android, o airdrop que vai ser copiado como fash suare, o mercado dos pcs que vai mudar para arm. Como ves a apple lidera a inovação e o resto copia sim. Os free huds da huawei sao copia dos airpods, não e parecido e copia mesmo.
cada um copia aquilo que gosta e inveja.
Da china tem vendas aqui da Europa nao a samsung e que o rei das vendas mas a samsung também e uma marca inovadora
A samsung perde espaco na europa porque sao aldraboes e as pessoas andam informadas. Enquanto venderem exynos inferiores ao snapdragon aqui na europa não levam um centimo meu.
perdem espaço? Venderam algum armazém?
Por mim até podem ficar com 100% do mercado chinês é para o lado que durmo melhor.