Facebook Gaming foi lançado para iOS… mas a Apple não permite que tenha jogos
Em abril, o Facebook anunciou uma aplicação de jogos para as plataformas móveis, podendo esta vir a competir com o popular Twitch. O Facebook Gaming tem como foco a comunidade streaming e ficou inicialmente disponível para o sistema operativo Android, enquanto aguardava pela autorização da Apple.
Finalmente a plataforma para gamers de Mark Zuckerberg chegou ao iOS, no entanto as políticas da Apple não permitem que a app tenha jogos incluídos.
Facebook Gaming chega ao iOS... mas sem jogos
Assim que foi anunciado o Facebook Gaming para dispositivos móveis, a empresa lançou-a em primeiro lugar para o sistema Android. Por sua vez, a Apple colocou alguns entraves, ficando a plataforma de streaming de jogos a aguardar pela sua aprovação.
Depois de muita espera, foi finalmente lançado o Facebook Gaming para iOS. Mas, ironicamente, a app está proibida de ter jogos incluídos devido às políticas da própria Apple. Esta informação foi confirmada pela diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, que indicou que as alterações à aplicação foram necessárias para que esta passasse pela aprovação na App Store.
O motivo é que, dada a natureza da aplicação, esta permite jogos instantâneos que podem ser jogados a qualquer momento, sem a necessidade de ser feito nenhum download.
A Apple rejeitou por diversas vezes a plataforma no seu sistema alegando que o objetivo da aplicação era jogar jogos. Mas alguns executivos do Facebook chegaram mesmo a partilhar dados da aplicação para Android, mostrando que 95% da atividade dos utilizadores se refere à transmissão de jogos.
De acordo com as políticas da Apple, as aplicações estão proibidas de promover streaming ou ter jogos que não foram revistos pela marca. As exceções são os jogos que rodam nativamente no Safari e usam as capacidades incorporadas no WebKit.
Como seria de prever, esta decisão tem sido fortemente criticada por várias produtoras de jogos e smartphones.
Assim, com esta condicionante, os utilizadores do Facebook Gaming para iOS vão apenas poder ver transmissões de outras pessoas a jogar, provavelmente em dispositivos Android.
Este artigo tem mais de um ano
30% ou nada!
Facebook dedica te aos androidianos. Ng te quer aqui no iOS. Desaparece.
Usas o Instagram? Sabes que pertence ao facebook certo? Tenha uma boa tarde 😉
Tipico da marca Apple, só usam o que eles querem e não o que lhes apetece…
No Android usa-se o que queremos e não o que as marcas querem.
Não vás nessa onda 😉 as gigantes não querem saber dessa conversa da treta. https://reut.rs/3fLXatk Para elas, as regras são outras, quer seja de um logotipo, ou de uma patente. E se apareces na mira… já foste!
Pergunto-me se a Apple também aprova toda a programação da Netflix ou da Disney. Ou se aprova todos os vídeos do YouTube…
Se calhar é porque serviços de streaming de jogos fazem concorrência direta ao serviço Apple Arcade.
Não, espera, não pode ser isso, deve ser só uma coincidência espantosa a Apple bloquear serviços que concorrem diretamente com produtos seus mas permitir outros que não concorrem.
Concordo contigo, mas a Apple também paga milhões à Google para ter o motor de busca nos dispositivos iOS, e é um produto concorrente…
?? A Google é que paga milhões à Apple para ser o motor de busca por defeito…
https://www.theverge.com/2020/7/1/21310591/apple-google-search-engine-safari-iphone-deal-billions-regulation-antitrust
? LOL!