Elon Musk vende X por 33 mil milhões de dólares à xAI, mas continua a ser o dono
Elon Musk não para e tem conseguido muito nos últimos tempos. Se a compra do X foi um dos seus maiores negócios de sempre, volta agora à atenção, novamente por culpa da sua rede social. Num movimento inesperado, anunciou que o X foi vendido... mas ficou dentro de portas! Foi a xAI a fazer a compra e assim a interligar para sempre estas duas empresas.
Elon Musk vende X por 33 mil milhões de dólares
A rede social X tem um novo dono. Ou não. Uma empresa de Elon Musk, a xAI, pagou 33 mil milhões de dólares em ações para comprar a X. As duas empresas que se vão alimentar mutuamente, mas ainda não se sabe se isso será suficiente para competir. Como todas as empresas de IA, a xAI, fundada por Elon Musk para dar início ao seu negócio de IA, teve uma enorme valorização nos últimos dois anos, atingindo uma avaliação de 80 mil milhões de dólares.
O CEO da Tesla comprou o Twitter, mais tarde renomeado X, por 45 mil milhões de dólares. Ele próprio avaliou a empresa em 33 mil milhões de dólares, menos 12 mil milhões em dívidas. O que Elon Musk fez foi oficializar o que basicamente já existia na prática. Como confessou há meses, os funcionários da xAI eram também funcionários da X, com acesso aos seus computadores e ao algoritmo da rede social. A combinação avalia a xAI em 80 mil milhões de dólares e a X em 33 mil milhões de dólares (45 mil milhões de dólares menos 12 mil milhões de dólares de dívida).
O motivo da fusão foi explicado pelo proprietário de ambas as empresas na declaração de compra: "Esta combinação desbloqueará um imenso potencial ao combinar os recursos e a experiência avançados de IA da xAI com o vasto alcance da X". Com a compra da X pela xAI, são procuras duas coisas. Treinar o Grok e o resto da IA em desenvolvimento, com os dados X, e usar a rede social como plataforma de publicidade e testes para a IA, como já faz com o Grok, presente no X.
@xAI has acquired @X in an all-stock transaction. The combination values xAI at $80 billion and X at $33 billion ($45B less $12B debt).
Since its founding two years ago, xAI has rapidly become one of the leading AI labs in the world, building models and data centers at…
— Elon Musk (@elonmusk) March 28, 2025
xAI é a nova dona desta rede social
"A xAI adquiriu a X numa transação de ações. A combinação avalia a xAI em 80 mil milhões de dólares e a X em 33 mil milhões de dólares (45 mil milhões de dólares menos 12 mil milhões de dólares de dívida)", explica Elon Musk sobre a X. Adiantou ainda que "o futuro da xAI e da X estão interligados. Hoje, damos oficialmente o passo para combinar dados, modelos, computação, distribuição e talento".
Esta não é a primeira vez que o dono da SpaceX faz uma operação semelhante. Há alguns anos, a Tesla comprou a SolarCity, a sua empresa de baterias e painéis solares residenciais. No seguimento, as duas empresas acabaram por se fundir, com a construtora automóvel a absorver a nova compra.
A compra da X pela xAI não é surpresa, já trabalhavam em conjunto desde o início. O mais significativo é quem comprou a quem. Elon Musk poderia ter feito o contrário. O facto de o comprador ser a xAI indica que, hoje, a inteligência artificial domina tudo o resto.
Quem diria ??
Plataforma fonte de ground truth diz ele. Lool
nao?! prova-o errado.
para de ver a cnn++
És fanático pelo Trump? Só pode.
Basta abrir os olhos e ver o que realmente tem acontecido nos USA.
E o que é que tem acontecido, esclarece lá ao pessoal.
Há seguidistas em todo o lado.
Faz arte da fragilidade do ser humano, pelo menos de alguns.
Desde a idade média, a começar na Inquisição.
Nada de mais. Os que não sabem, são os mais seguidistas que perderam capacidade de análise.
Mesmo!
Musk é o acionista maioritário do X, mas não é únic. Há mais cerca de 100, que entraram com dinheiro para comprar o Twitter, e agora ficaram com ações da xAI.
A razão para a fusão foi claramente explicada por Musk – os dados do X (ex-Twitter) vão alimentar, ainda mais, a IA de Musk.
Ou seja um feedback infinito de ódio e desinformação…
Isso é parte (como sempre no discurso do musk) da história.
O X está avaliado abaixo de 10 mil milhões e tem dívida de cerca de 12mM. Isso é uma falência técnica se se manter (e as perspetivas seriam para piorar o rácio). Assim, “elevaram” o valor do X para os mesmos 44mM. Manobras financeiras, nada mais. Aliás, a única coisa em que o musk é bom é “inventar” dinheiro ao explorar os buracos do sistema.
O homem tem uma tara pela letra X. Um caso de psiquiatria muito curioso.
Obsessões aleatórias são típicas em pessoas que estão no espectro do autismo.
Só que ele de autista não tem absolutamente nada, e eu sei do que falo porque eu estou no expectro.
O que ele tem é manias de narcisismo megalomaniaco com nazismo à mistura
Musk é Asperger, mas já não se usa essa designação inventada pelos nazis. Ele esta no espectro, o correto é autismo.
X marks the spot, X pode ser tambem um alvo a abater.
Acho que ele devia lançar uma plataforma de vídeo e aproveitar para alargar o uso da letra X.
Riding the speculation wave
? Nem a X nem a xAI têm ações cotadas (não são empresas públicas). Nem há nenhuma onda especulativa nas ações cotadas – houve com a eleição de Trump, mas já se foi.
Quando forem vais ver o que vai acontecer.. nessa altura lembra-te em quanto estava avaliado o X 😉
Por quanto Musk & Friends compraram o X sabe-se: 45 mil milhões de dólares.
Musk, agora, avaliou-o por 32 mil milhões, uma perda de 12 mil milhões de dólares.
Mas livra-se das avaliações anuais que iam sendo feitas, de forma indireta – ou seja, em quanto um acionista, a Global Fidelity, avaliava a sua participação no X, extrapolada para o total dos 44 mil milhões. A última avaliação do X, desse modo, dava-lhe o valor de 9,4 mil milhões.
Vai comprando os memes do Trump, enquanto não podes comprar ações da X ou da xAI.
https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/x-de-elon-musk-vale-94-mil-milhoes-de-dolares-custou-44-mil-milhoes/
Isto foi uma forma de “aumentar” o valor do X para evitar a falência. Neste momento andará abaixo dos 10 Mm e a descer. Aliás, segundo vários critérios, valorização de menos de 10Mm e dívidas de 12Mm, aliado a perspetivas não muito boas para o futuro da empresa, se fosse outro se calhar já tinha os credores à perna (se calhar até já tem).
Com esta manobra, além de manter o X à tona, ainda alarga possivelmente o leque e o valor dos investimentos que vai receber. Vai tudo atrás da bolha da AI.
Que trafulha. XD
A inveja é tramada!
Se deixar de ser dos que ficam a olhar e passar a ser dos que fazem… talvez consiga alguma coisinha na vida.
trafulha, trafulha, trafulha, trafulha.
inveja é a de não conseguires aceitar que existem outras opiniões.
trafulha, trafulha, trafulha
O curioso é que foi o SS quem se indignou para além do razoável perante uma opinião. Deve ter-lhe batido forte em algum ponto sensível!
Ponzi meets Madoff meets OneCoin meets trump guitars 😀
abaixo extrema esquerda a europa tem de livrar-se desases parasitas
conta lá à malta, foste traido(a) por uma pessoa da esquerda, foi? deixa lá, existem mais pessoas da esquerda à espera de ti…
E abaixo a extrema direita também. Acho que devíamos ver a dica da palavra “extrema”…
Então não era este que queria comprar a xAI? Afinal haviam ostras…..
Era a OpenAI
Musk é a mente mais brilhante da humanidade, que veio nos salvar com a transição energética: Tesla. Libertar nos de tarefas mundanas: Optimus Bot. E tornar nos uma espécie interplanetária com a SpaceX.
Pelo caminho, desenvolveu o Starlink, para termos internet na Antártida, Amazônia,
e na Lua. E a Neuralink, que irá desvendar algo mais complexo que o espaço: o nosso cérebro. O Hyperloop irá revolucionar os transportes, e por fim, a x.AI está a caminho da AGI. Tudo rumo à singularidade!
Musk é um homem com H grande, por isso o Mark Zuckerberg desistiu do combate. É um génio dos negócios, e a DOGE está a eliminar o deep state com a ajuda do autor do melhor livro de liderança: The Art of the Deal, o lutador da WWE: Donald Trump. O presidente está a tornar a América grande outra vez e não para de vencer!
São vitórias atrás de vitórias. A Europa está derrotada. A história é dos vencedores: China, Rússia e EUA.
Olha, onde compras as aparas de relva? Deve ser da boa.
Musk queria comprar a OpenAI, mas o Sam Altman casado com o seu marido e acusado de abusar sexualmente a irmã, não quiz vender. Grok > Chatgpt, e OpenAI, não é opensource, e só existe graças do dinheiro do Musk.
Macacada financeira, como habitualmente fazem as grandes empresas quando estão com a corda no pescoço.
Musk vende o Twitter ao Musk.
Brilhante! Génio dos negócios! The art of the deal.