EUA aliviam a tensão comercial ao atribuir licença especial à Huawei
Os Estados Unidos da América (EUA) aliviaram, temporariamente, as restrições comerciais impostas à Huawei com o intuito de assegurar os direitos do utilizador. Isto é, para que os consumidores não corram o risco de ficar sem atualizações do Android nos seus smartphones, bem como os serviços da Google.
Contudo, o fundador da gigante chinesa, Ren Zhengfei, diz já estar preparado para qualquer cenário.
Ainda que a licença anterior, com uma duração de 90 dias, a mesma acaba de ser alargada. Assim, todos os fornecedores e empresas sediadas nos EUA podem continuar a normal negociação com a Huawei. Para os consumidores, isto significa que os seus smartphones Android continuarão, tal e qual os conhecem.
Amenizam-se as tensões entre os EUA e a Huawei
No entanto, esta história tem sido feita de ditos e desditos. Ainda que, à luz dos procedimentos administrativos, as palavras de Trump não surtam efeitos imediatos, é natural e compreensível a apreensão pública dos consumidores. Ora, ninguém quer ficar sem os serviços Google, ou atualizações do Android.
Recordando que ainda na semana passada o departamento de comércio dos EUA impediu a Huawei de encetar relações comerciais com empresas norte-americanas. Uma atitude baseada nas alegações de práticas contrárias à segurança nacional dos EUA. Agora, vemos um amenizar dessas mesmas tensões e preocupações.
Ainda assim, certo é que ambos os países aumentaram as taxas aplicadas aos bens importados de cada país, colocando os EUA e a China cada vez mais afastados. Já, em contra-corrente, a Huawei recebeu assim uma extensão da licença para poder continuar a providenciar todo o suporte necessário aos consumidores.
Tudo continua igual, com atualizações do Android e serviços Google
De momento, este é o status quo, ainda que tal seja marcadamente volátil. Mesmo assim, para que todos os equipamentos de redes continuem a operar nas melhores condições e para que os smartphones e dispositivos Android continuem a atender as necessidades dos consumidores, os EUA acabaram por tomar esta decisão.
A medida visa também dar à tecnológica tempo suficiente para tomar as medidas que achar necessárias. Algo que nos dá a entender a manutenção de um clima de tensão, ou medo latente. Isto é, para já prevaleceram os interesses dos consumidores, mas a qualquer momento (no fim do novo prazo), tal pode mudar.
Ainda que a Huawei possa garantir a manutenção dos serviços Google e atualizações do Android para os seus smartphones atuais, para os futuros terá que obter novas licenças. Por sua vez, estas dependem do departamento de comércio dos EUA. Aqui bem como das ordens executivas da administração Trump.
Já, por sua vez, Ren Zhengfei, CEO da Huawei, afirmou que a nova licença pouco impacto tem. Nas suas palavras, a empresa está preparada para qualquer cenário. Portanto, incluindo-se aqui as possíveis sanções a aplicar pelos EUA, ou a não renovação (ou até mesmo revogação), das licenças em vigor.
Por fim, o departamento de comércio dos EUA afirmou que avaliaria a licença e a possibilidade de a renovar e ampliar, passados 90 dias. Para já, tudo continua dentro dos trâmites normais para os consumidores. Oxalá pudéssemos dizer o mesmo do futuro. Note-se que tem existido um autêntico bailado político.
Até ao momento a Huawei rejeitou veemente todas as acusações de que lhe têm sido imputadas. Ainda assim, isto não a salvou da crispação dos EUA. Algo que pode trazer novas repercussões económicas e transtornos para o consumidor. Esperemos que nunca chegue a tal.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Reuters
Fonte: U.S. Department of Commerce
Neste artigo: Android, EUA, Google, Huawei, smartphones
Se o fundador diz que está preparado para qualquer cenário entao é porque o HongMeng está pronto e bem afinado.
Que o lancem, quero testar…
A Huawei é uma fachada porque são a CIA e a KGB chinesa, não enganam ninguém.
A Apple engana ou o Android?
Só se o enganarem a si, porque a mim não.
Não é verdade que esteja já preparado para ter uma alternativa ao android , recentemente disse que a Huwaei precisa entre 3 a 5 anos para ter um smartphone com o sistema operativo da Huwaei que seja uma verdadeira alternativa ao android, pelo andar da carruagem eu pessoalmente prevejo no máximo 2 anos pois agora a Huwaei vai apostar tudo num novo sistema operativo pois é uma questão vital não só para a sobrevivência da Huwaei mas de todas as empresas Chinesas. O que Trump fez foi o renascimento de uma nova guerra fria, similar á que havia no passado entre a URRS e os EUA só que agora é uma guerra comercial tecnologica.
Mas uma coisa é certa os países ocidentais não podrm continuar a oferecer de bandeja á China as empresas tecnologicas, de energia e telecomunicações a preços de saldo quando a China não deixa os outros países e empresas estrangeiras a investir na China pois na China as empresas que dominam a energia e telecomunicações são do Estado . Basta ver o que fez o governo chinês em Portugal que comprou parte da EDP e já tentou lançar uma OPA para ficar a tomar conta da EDP, agora vejam se é bom o governo Americano lançar uma OPA com os dólares impressos no FED a grandes empresas sejam ocidentais ou de países comunistas ou mesmo com ditaduras. O Trump pode ser um “maluco” mas o que está a fazer com a China eu concordo a 200% só é pena que não tenha havido um Trump há 20 anos atrás.
Eu gosto do Trump e votaria nele com toda a certeza.
Mas, já vai tarde.
Já não dá para impedir a China de ultrapassar toda a gente ou quase.
Tivesse ele surgido uns bons anos atrás e aí a conversa seria outra, mas assim…
Em relação à Europa, enfim, continente em decadência acentuada.
Então com a invasão em curso, pior ainda.
o Trump dá uma no cravo e outra na ferradura .Ele pensou que a china se ia acorbardar,e ia assinar tudo o que ele queria ,mas saiu o tiro pela colatra.Então agora já não há problemas de espionagem ?
O problema do Trump sei.eu qual é.
É ter todas as empresas atrás dele a dar lhe cabo da cabeça.
Não fazer negócios com a Huawei são biliões de dólares que vão ao ar.
Entre dinheiro e espionagem, dinheiro fala mais alto…
A Europa está em decadência e com o Brexit e saída do Reino Unido mais rápido será a de decadência da UE e do UK. Basta ver que na Europa já quase nada se fábrica em relação às tecnologias de telecomunicações e computadores a UR está em passo acelarado de ser um continente do estilo de África mas pior, com os povos escravizados por impostos e governados por gatunos e corruptos especializados a vender os seus países em saldo.
Em democracia temos os políticos que merecemos.
Sabemos que são gatunos e votamos neles?
Parece que o pessoal gosta de ser enganado….