Enquanto a Huawei cresce, a Apple terá um ano difícil na China
No mercado dos smartphones, as marcas não têm sequer tempo de aquecer o lugar no pódio, com a vontade dos utilizadores a destacar outros nomes com certa rapidez. De facto, na China, a concorrência feroz está a contribuir para um ano fraco para a Apple, que vê marcas como a Huawei e a Xiaomi a reunir cada vez mais adeptos.
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC, as vendas do iPhone na China devem cair ainda mais este ano, em parte devido à crescente concorrência das marcas nacionais.
De facto, além da desaceleração económica mais ampla, os nomes chineses estão a reforçar a sua aposta no mercado doméstico, conquistando cada vez mais utilizadores. Especificamente, um relatório recente da IDC indica que as vendas da Apple na China deverão cair 1,9% em 2025 devido à concorrência contínua da Huawei Technologies.
Além disso, a IDC aponta que para o declínio da Apple terá contribuído, também, a exclusão da maioria dos modelos de iPhone de um programa de subsídios do Governo chinês destinado a produtos eletrónicos de consumo com preço inferior a 6000 yuans (cerca de 734 euros).
Por outro lado, as vendas totais de smartphones na China deverão crescer 3% este ano, uma vez que os subsídios governamentais impulsionaram a procura por dispositivos Android.
Entretanto, recordando um relatório da IDC divulgado em maio, nos primeiros três meses deste ano, as vendas do iPhone na China caíram 9% em relação ao ano anterior, tornando a Apple na única fornecedora entre as cinco maiores a registar um declínio.
Por sua vez, as vendas de smartphones da Xiaomi aumentaram 39,9% e as da Huawei 10%.
Atraso da Apple em termos de IA pode estar a prejudicá-la na China
Segundo o South China Morning Post, esta queda da Apple sublinha as dificuldades crescentes que a empresa tem enfrentado na China nos últimos anos.
Por exemplo, apesar de as rivais chinesas já terem introduzido recursos de Inteligência Artificial nos seus dispositivos, enriquecendo as suas propostas, a Apple ainda aguarda a aprovação dos reguladores chineses para lançar o seu serviço, o Apple Intelligence.
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Que marca poderá ultrapassar a popularidade da Apple e da Samsung?
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“uma vez que os subsídios governamentais impulsionaram a procura por dispositivos Android”
Não é exatamente assim. Os subsídios governamentais tinham um limite de preço, mas dava para apoiar a compra de um iPhone 16, dos modelos mais caros é que não. Não havia restrições há compra de smatphones estrangeiros, como a China gosta de sublinhar, embora além de marcas chinesas, só se venda iPhones (os coreanos, por razões políticas, já se foram há muito). Além disso, os iPhones fabricados na China, não são estrangeiros.
Quanto há concorrência de marcas chinesas na China, já é assim há anos.
Quanto à concorrência de marcas chinesas na China, já é assim há anos.
“… como a China gosta de sublinhar”
Penso que querias dizer, como o Ocidente gosta de sublinhar.
Os subsidios governamentais na China para o desenvolvimento, produção e consumo, não discrimina a nacionalidade da marca ou do consumidor, que eu saiba.
Aqui, tem se o hábito de projetar nos outros, aquilo que fazemos mas não queremos ter consciência.