Como pagar com o smartphone: esquecer a carteira não é problema (mesmo no estrangeiro)
A tecnologia contribui para inovações verdadeiramente impressionantes, em campos como a medicina ou a exploração do espaço. No entanto, ajuda também em sentidos mais simples, que procuram apenas facilitar a vida das pessoas. Hoje em dia, por exemplo, esquecer a carteira já não é um problema, caso precise de fazer pagamentos, mesmo no estrangeiro. Mostramos-lhe como pode pagar com o smartphone.
À medida que a tecnologia transforma o próprio dinheiro, vamo-nos habituando à forma como ela já moldou o setor dos pagamentos. De facto, hoje em dia, sair de casa sem a carteira não precisa de ser dramático, pois é possível manter o importante no smartphone - até mesmo os documentos pessoais, como o Cartão de Cidadão ou a Carta de Condução.
Caso queira deixar a carteira em casa, mesmo estando no estrangeiro, saiba que pode assegurar os seus pagamentos sem problemas. Para isso, basta ter o smartphone, equipado com as ferramentas certas, desde aplicações dedicadas até soluções integradas no próprio dispositivo.
Código QR ou tecnologia NFC para pagamentos com o smartphone
#1 - MB WAY
A aplicação do MB WAY permite fazer transferências imediatas entre as contas dos utilizadores, compras online, pagamentos em espaços comerciais e até levantamentos no Multibanco.
Associando um ou vários cartões de débito, crédito ou refeição, é possível fazer pagamentos recorrendo apenas ao smartphone, através de um código QR, que o seu dispositivo lê, ou da tecnologia NFC.
Está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS.
#2 - Aplicações bancárias
A maioria das instituições bancárias já possui aplicações móveis próprias que permitem gerir contas bancárias, pagar contas ou fazer transferências a partir dos dispositivos móveis. Embora sejam diferentes, algumas já permitem fazer pagamentos em terminais com o smartphone.
Por vezes, a opção de fazer pagamentos é oferecida dentro das apps dos bancos, mas recorrendo ao MB WAY.
#3 - Google e Apple Pay
Tanto a Apple como a Google oferecem aplicações próprias para fazer pagamentos por via do smartphone, através da tecnologia NFC - e não só, pois é até possível adicionar, por exemplo, bilhetes de avião.
No caso do Google Pay, um sistema de pagamento que pode ser usado através de smartphones Android com NFC e do smartwatch Wear OS, pode usar a aplicação Carteira e adicionar os cartões que pretender.
Para utilizar o Apple Pay, o processo é semelhante. Disponível para iPhone, iPad e Apple Watch, basta adicionar os cartões pretendidos à Carteira e fazer pagamentos por via da tecnologia NFC.
E pagar com o smartphone no estrangeiro?
Apesar do MB WAY não poder ser usado em todos os países, sendo menos uma alternativa para pagamentos no estrangeiro (para já, pelo menos), os pagamentos pelo mundo podem ser feitos por via das Carteiras do Android e iOS, desde que o seu banco os permita.
Há cada vez mais bancos a permitir pagamentos no estrangeiro sem taxas. Uma vez que as Carteiras reúnem os cartões associados às suas contas, pode fazer pagamentos tranquilamente, utilizando-os, como utilizaria os cartões físicos.
Ainda que cada vez mais bancos permitam pagamentos sem taxas extra, no estrangeiro, um dos que mais ganhou popularidade com esta característica foi o Revolut. Caso o seu banco cobre taxas pelos pagamentos fora de Portugal, este pode ser uma opção a considerar - podendo ser adicionado às Carteiras do seu smartphone.
Imagem: Freepik
Neste artigo: nfc, pagamentos, pagamentos electrónicos, smartphone
Já não utilizo cartões físicos há mais de um ano. às vezes até tenho medo de esquecer o pin.
o problema é que continua a ser necessário ter cartões físicos …
Farto-me de apanhar comerciantes que dizem: “tem mesmo de inserir o cartão”.
É para evitar o pagamento com cartões roubados. É compreensível.
Por vezes, é a configuração do cartão que está mal feita ou ficou mal feita. O facto é que por vezes temos máquinas que não aceitam o pagamento o essa via, é necessário rever o que poderá estar a causar o erro, No meu caso foi má configuração. Outro dado, só tenho o NFC ligado durante o pagamento depois desligo de imediato. O seguro morreu de velho.
Isso é em TPAs sem NFC ou MBWay
Exato e tenho apanhado muitos, portanto é difícil deixar de usar cartões físicos.
Já me aconteceu sair de casa sem a carteira. Sem o telemóvel nunca. Da primeira vez disse: “Porra, e agora? O que faço sem dinheiro e sem cartão”? Lá me lembrei que o MB Way cria um código para levantar dinheiro no MB.
Tens sempre uma historia de vida para toda e qualquer situação. Não sei como o consegues com tantas horas online, mas que tens, tens.
https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/portugal-fica-em-espanha-em-que-pais-estou-as-perguntas-de-geografia-mais-absurdas-alguma-vez-vistas
Querem rir-se?
Leam lol
Querem-se rir? Leiam. *
Maldito corrector de teclado. Creio que vou baixar outro teclado para o telemóvel.
Para quando o NFC no iOS? Estou farto de precisar de abrir a câmara para ler o que QR code.
Aifone não tem NFC?
Oi? Aos anos que uso no iPhone e no Apple Watch, deves andar a dormir
Ahhh estou confuso e não quero julgar porque não sei qual é o seu iPhone mas o meu iPhone 12 muitos pagamentos só preciso de encostar para pagar (bem como o apple watch. Normalmente uso a câmara para o mbway com o cartão de refeição fora isso é só pressionar duas vezes no botão de bloqueio que abre logo a carteira pede o ID ou face ID e é só escolher o cartão ou o primeiro que aparece seja o do pagamento . Agora se não tem o cartão configurado na carteira e só usa mb way isso acho que acontece com todos! 😀
Já utilizo há algum tempo. É muito prático, mas muitas vezes dá erro e temos de usar o cartão, pois o MBWay ou eu inadvertidamente coloquei para pagamentos destes outro cartão que nunca utilizo por ser de crédito, o facto é que o de débito estava a dar erro e o de crédito não e como tal os pagamentos foram parar ao de crédito. Resolvi a questão apaguei o de crédito e refiz o consentimento para usar o de débito. Agora está tudo bem. Não levanto dinheiro físico há mais de 4 ou 5 meses.
Não levanto dinheiro há quase 1 década, só mesmo para viajar
Pagar com cripto! Simples.