App do Facebook gasta bateria de smartphones de forma propositada, revela ex-funcionário
Quam usa as apps do Facebook, onde o Messenger está incluído, sabe que estas são um pesadelo no que toca ao consumo de bateria. Nunca foi claramente sustentada esta relação, mas a verdade é que estas trazem problemas neta área.
A tentar provar este cenário há agora o depoimento de um ex-funcionário do Facebook, que vem apresentar um novo cenário. A Meta, com as suas várias apps, tem consumido bateria dos smartphones de forma anormalmente elevada, apenas para realizar testes, com todos os problemas associados.
Acontecia apenas para testes do Facebook
Esta é uma ideia que nunca foi claramente provada, mas a presença das apps do Facebook é a certeza de que a bateria e outros recursos vão ser consumidos de forma anormal. Este cenário chega ao ponto de acontecer mesmo quando estas não estão abertas e a ser usadas.
Uma potencial confirmação veio agora de um ex-funcionário da Meta, George Hayward, que revelou este cenário ao The New York Post. Do que apresentou, esta é uma situação normal na empresa e resultam do que é conhecido como "testes negativos". Estes servem para avaliar outros recursos das apps, como a sua velocidade ou de como uma imagem pode ser carregada.
Consumos anormais de bateria têm uma razão
Contratado pela Meta em outubro de 2019, rapidamente chegou a este cenário, tendo rapidamente mostrado a sua posição contra estes testes. Tentou mostrar à sua chefia como estes testes poderiam ser negativos, ao privar os utilizadores da bateria, potencialmente em situações mais sensíveis.
O curioso é que a Meta terá reagido de forma pouco amiga dos seus utilizadores e tentou forçar estes testes. Segundo a sua chefia, ao prejudicar deliberadamente alguns utilizadores, a empresa consegue ajudar grande maioria de quem usa as suas apps.
Normal nos smartphones segundo a Meta
Não sabe ao certo quantas pessoas foram afetadas pelos testes negativos do Facebook, mas acredita-se que estes são padrões na empresa. Ao entrar na Meta, George Hayward recebeu um documento de treino interno intitulado "Como executar testes negativos ponderados", que incluía exemplos destas experiências e como as realizar.
Este caso vem agora a lume depois deste ex-funcionário tem avançado com um processo contra a criadora do Messenger. Acabou por ser demitido em novembro por se recusar para participar nos testes negativos. Assim, fica mais claro que as queixas de consumos de bateria tantas vezes reveladas podem ter um fundamento e são reais.
Este artigo tem mais de um ano
Na minha opinião as aplicações deveriam ter “classificação” de consumo como têm os eletrodomésticos.
ora aí está uma boa ideia!
Não iria servir de muito da mesma maneira que essa classificação nos eletrodomésticos pouco importa porque além de ser relativo o utilizador não sabe o que significa 1000kwh.
O que deve ser feito é o que existe nos dispositivos Huawei e provavelmente outros que mostra uma notificação quando uma app está a consumir demasiado em background e se a quer parar.
A mim não gasta bateria pois não uso 😉
No Facebook nunca notei nada de anormal. Mas no Insta noto que consome imensa bateria. No meu antigo telemóvel (note edge) cheguei ao ponto de só ter bateria para 3h. Embora nas informações de consumo da app nunca aparece-se nada de anormal, a verdade é que quando tinha o Insta instalado a bateria desaparecia bastante rápido.
Agora tenho no S20 Ultra e noto que já não gasta tanto. Mas continua a gastar imenso. Se nao usar o Insta a bateria dura para 48h. Se utilizar dura para 12/16h.
ainda não consegui perceber porque é que as pessoas usam estes serviços.
Ou gostam de mostrar a própria vida ou de ver a dos outros, só pode
Também e verdade mas não só, dá para veres noticias, comprar e vender artigos seja a particulares ou certas empresas.
Uso mais para isso do que para ver ou comentar fotos por exemplo.
Já inventaram uma coisa chamada jornais, e mais tarde também passaram a ter sites próprios… Investiga
Eu sei isso tudo, mas é sempre bom termos alternativas e mais opções.
Alias a internet é isso mesmo
Gasta bateria pelo facto de estar constantemente a recolher dados para estabelecer um perfil cujo propósito é obviamente comercial.
Deixei o Facebook faz quase 1 ano e não sinto falta. No sentido de ver a bateria drenar rápido é algo que não me aflige, tenho beneficio duplo: mais bateria para fazer chamadas que por vezes podem ser urgentes e também aumenta o tempo de duração do smartphone no contexto de substituição.
Para finalizar a procrastinação deixa que as coisas importantes fiquem por fazer, sem facebook já não. E a publicidade direcionada até por ter acesso à câmara e microfone deixa de ser problema.
No teu caso então fez-te infinitamente bem, pois já estavas no perigoso patamar de deixar de fazer as coisas importantes para apenas estar no Facebook ao ponto de te drenar a bateria até ao tutano e não sobrar nada para as tais chamadas urgentes…assim como deixaste de ter publicidade direcionada porque certamente desinstalaste qualquer tipo de browser e até dezenas de outras apps. Estás no bom caminho…
A minha app do FB gasta 0%.
Como consegues fazer isso? A minha gasta imenso