Volvo e Audi adotam Android Auto nos seus próximos automóveis
Um dos mercados que mais tem evoluído a nível tecnológico é, sem dúvida, o dos automóveis. As fabricantes têm apostado cada vez mais em sistemas inteligentes capazes de oferecer aos condutores uma maior segurança, maior conforto e, claro, um vasto leque de funcionalidades.
Um desses sistemas é o Android Auto da Google. Foi apresentado no Google I/O 2014 e, desde então, já está presente em mais de 300 carros.
No Google I/O 2016, a Google revelou os seus planos em trazer o sistema Android para os automóveis. A empresa prometeu trabalhar em conjunto com a Qualcomm de forma a que a fabricante de semi-condutores criasse uma versão do seu famoso SoC Snapdragon (Snapdragon 820Am) para automóveis. E assim nasceu a nova versão do Android Auto.
O Qualcomm Snapdragon 820Am tem as mesmas caraterísticas do 820 normal, simplesmente foi adaptado para ser implementado num carro.
O Android Auto, até ao momento, não era um sistema operativo completo, utilizava apenas o painel do carro como um monitor tátil para mostrar as informações e o condutor poder interagir.
Agora, a Audi e a Volvo, duas das gigantes do mercado automóvel, anunciaram que irão adotar a nova versão do Android Auto nos seus próximos carros, dando aos condutores uma forma altamente tecnológica de controlar, por exemplo, o ar condicionado, as janelas e várias outras partes do carro.
As imagens acima são um conceito do Audi Q8 Sport e do Volvo CX60, ambos equipados com Android Auto.
Em Janeiro também a Fiat Chrysler deu a saber que iria começar a fabricar carros com a nova versão do Android Automotive.
Durante o evento Google I/O deste ano, está prevista a apresentação de uma amostra da nova versão do sistema operativo para automóveis.
Para além de outras coisas que irão ser apresentadas, também deverá ter lugar o anúncio oficial do Android O. Mas a gigante pretende que o Android Automotive seja uma das principais atrações da conferência.
A conferência vai realizar-se amanhã dia 17 de Maio às 14 horas (Pacific Standard) - 22 horas de Lisboa. A Keynote tem hora marcada para as 18 horas de Lisboa e, no Pplware, estaremos a acompanhar todas as novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me uma boa escolha.
Não só por ser Open source, como também o sistema mais utilizado (penso que ande por volta dos 89%) no mercado.
Será possível assistir à conferência em live?
A única coisa que espero é que a Google tenha noção que quase ninguém troca de carros de 2 em 2 anos, e que a menos que seja possível actualizar o hardware do carro eles terão que suportar este sistema durante anos a fio, por isso espero que imponham regras muito restritas no hardware e software de forma a puderem manter suporte durante muito tempo.
Penso que seja essa a ideia da Google em estar a trabalhar directamente com a Qualcomm (neste caso). A ideia da Google com esta nova versão é oferecer tudo completo, sistema e hardware, mudando só depois a parte do painel (ecrã) que isso irá depender do design das fabricantes.
E dar bastante ênfase à segurança! A última coisa que se quer é que um macaco qualquer chegue com um pc ao pé do carro, destranque o mesmo e vá “dar uma volta” tudo por Wi-Fi ou algo.
A solução passa por isolar os sistemas. O problema é que isso é castrador de funcionalidades.
Fragmentação nos carros também? não obrigado
Exacto! Porque atualmente não existe fragmentação, só circulam os últimos modelos de cada carro, e respetivo software atualizado.
Quando o ódio nos tolda as ideias, sai cada disparate.
O Android Auto é um mercado completamente à parte do Android normal. Aqui só a Google é que o desenvolve, bem como é ela que faz a manutenção dele.
A única coisa que é proveniente das marcas são as interfaces personalizadas e essas interfaces funcionam de forma superficial, o que quer dizer que não interferem em nada com os ficheiros do sistema logo as actualizações chegam ao mesmo tempo.
Os Nexus/Pixel também são e o suporte é escasso.
E para quando o Android Auto em Portugal? Isso é que era a grande questão que falta!
http://www.apkmirror.com/apk/google-inc/android-auto/
A bombar
Bom dia.
Tentei mas não consegui instalar.
Algum truque ou segredo?
Obrigado
Espero que não tenha também variantes como nos smartphones invistam muito para não terem lixo passado 1 ou 2 anos e já agora em segurança não quero andar num carro que me apanha um vírus manhoso e depois em vez de ir para a esquerda vai para a direita por exemplo.
O Android Auto já está disponível em Portugal?
Não… Mas podes usar através a daqui :
http://www.apkmirror.com/apk/google-inc/android-auto/
Obrigado, mas não estou a conseguir instalar. Há algum segredo?
Correção: “Volvo CX60” -> “Volvo XC60”
https://pplware.sapo.pt/wp-content/themes/namek/pre_form.php?artigo=Volvo%20e%20Audi%20adotam%20Android%20Auto%20nos%20seus%20pr%C3%B3ximos%20autom%C3%B3veis&link=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/volvo-e-audi-android-auto-proximos-automoveis/
Vai começar a FESTA, comprem…meninos comprem, que é para criar MERCADO para as empresas de segurança.
Hoje mesmo uma marca conhecida disponibilizou no recado uma solução de anti-virus \ anti-malware para os pópós, e isto ainda é só o começo.
Para que alguém compre protecção é preciso que exista virus \ pragas, aposto a minha dentadura que vao aparecer e MUITAS.
Neste caso de que falo acima a dita empresa de proteçao vai ter através da aplicação acesso EM TEMPO REAL, ao MEU CARRO e a TODOS O SISTEMAS, para assim poder fazer “DESPISTE” em caso de anomalia, …isso é o que me dizem, mas o que eu acredito e quero é algo muito diferente.