SmartTube: app alternativa ao YouTube para Android está cheia de malware
Mesmo com todos os alertas emitidos, os utilizadores procuram apps não oficiais de muitos serviços, que prometem trazer mais funcionalidades. Se em muitos casos isso é verdade, há outros em que essa decisão pode sair cara. Uma das apps alternativas ao YouTube no Android, o SmartTube, mostra isso agora, ao descobrir-se que está infetada com malware.
SmartTube é um perigo e está cheio de malware
Por vezes, utilizar aplicações de terceiros de fontes que não as lojas oficiais pode ser arriscado. O recente incidente com o SmartTube é um ótimo exemplo disso. Esta APK, uma alternativa ao YouTube para dispositivos Android e Amazon, viu a sua integridade comprometida. Isto aconteceu em duas das suas versões mais recentes, a 11.43 e a 11.47.
Como resultado, a Google e a Amazon desativaram estas aplicações em vários dispositivos, e quem ainda o tiver instalado, é altamente recomendável que o apague. O SmartTube, como serviço alternativo para aceder a conteúdos de vídeo, tinha uma grande base de utilizadores. Estes procuravam evitar os anúncios irritantes presentes noutros serviços, como o YouTube.
Descarregar o APK era tão simples como aceder ao GitHub. No entanto, parece que uma falha de segurança permitiu a introdução de malware na aplicação durante uma das atualizações. Esta acabou por se espalhar para as versões seguintes sem ser detetado.
Alternativa ao YouTube no Android é um problema
É por isso que o criador do SmartTube removeu todas as versões anteriores da aplicação para impedir os utilizadores de as descarregar. Quer garantir que obtêm a versão mais recente, que já corrigiu o problema com o malware. Quem tiver o SmartTube instalado em algum dos seus dispositivos, o melhor é desinstalar a app e optar pela versão mais recente, que conta com melhorias de segurança.
Infelizmente, as capacidades do malware são desconhecidas. É impossível afirmar com certeza o quanto os seus dados podem ter sido comprometidos. No entanto, considerando que as permissões solicitadas pelo APK foram mínimas, as probabilidades de o malware causar danos graves no dispositivo ou nos dados nele armazenados são reduzidas.
Ainda assim, quem tiver vinculado a sua conta Google, deverá rever as suas permissões. Além disso, deve verificar o seu histórico de atividades e visualizações no YouTube. Poderá encontrar algumas surpresas e que provavelmente vai perceber que tem os seus dados comprometidos, da forma que não queria.





















Quem instala isto usa obviamente uma burn account de gmail.
Muito bom o programa . Aconselho para a TV.
“obviamente”? Claramente não tens noção da burrice de muita gente. Alguns com jeitinho até usaram a conta de trabalho.
E qual é a problema d eusarem a conta. Até parece que o virus consegue entarra-te na conta e ver os emails LOLOL xonés d apiuga. o virus quanto muito ataca o aparelho onde o ligaste e mesmoa ssim só quem for muito burrinho e use o aparleho para alguma coisa oficial. Pode sim atrofiar o aparelho mas duvido que consiga roubar algo de útil…
Isto é mais a google a tentar lixar uma alternativa 24358724387234 vezes melhor que a app ridicula que eles têm para Android TV…
Sim tem lógica mas só se for usado num OS que tenha bloqueio completo (sandbox) a APP como o GrapheneOS porque senão é um perigo acede ao teu equipamento todo e o pior a tua rede de casa/trabalho procurando falhas para explorar em todos os equipamentos da rede.
LOL… obviamente…
Continuo a preferir SmartTube a roubar dados do que YouTube a roubar dados e espetar publicidades nos nossos olhos.
yap
Estou a usar o YT no BRAVE, sem login, pelo browser. 0 publicidade.
SmartTube é mais recomendado para Android TV, ninguem vai ao Brave na TV para ver YouTube
Não vejo YT na tv.
Mas isto e um artigo para quem ve na tv não e sobre as tuas preferencias seu urso, ha gente aqui que deve ter 1 neuronio e estou a ser simpatico
Rui Almeida, vai chamar nomes ao teu paizinho e à tua mãezinha. Porventura só existe Android na TV, seu an….?
“Mas isto e um artigo para quem ve na tv”???
E ainda chama urso aos outros LOOOOL
Se isto não é a definição de falta de noção não sei o que será…
+1
Depois de tantos “ataques” recentes deste gênero não sei como é que não estão atentos a fazer o code review e aceitam tudo.
Zé, assim que o virus atacou o play protect do google removue logo a app ou remove a tempo e horas. Isot que o tem ligadoi nas opções da Play Store hahah
Experimentem o grayjay. Suporta imensas platoformas além do Youtube
https://grayjay.app
Recomendo o TizenTubeCobalt para o mesmo fim.
De acordo com o desenvolvedor quem tiver a app instalada não precisa de desinstalar logo a app. O link para fazer updates foi desativado pelo dev. Não instalem supostas atualizações de outras fontes. Esperem que o desenvolvedor disponibilize a nova app no seu github.
fonte: https://github.com/yuliskov/SmartTube/releases/tag/notification
A nova app sem virus já está disponível. procura que achas.
“No entanto, parece que uma falha de segurança permitiu a introdução de malware na aplicação durante uma das atualizações. Esta acabou por se espalhar para as versões seguintes sem ser detetado.”
O que aconteceu (segundo o autor) foi que o autor teve o equipamente onde faziam a compilação do APK, atacado. As novas versões estão bem e funcionais (fonte do autor).
https://www.reddit.com/r/Android/comments/1pahttm/smarttubes_official_apk_was_compromised_with/?rdt=61985
https://github.com/yuliskov/SmartTube/issues/5131
Já foi resolvido. E o malware era tão mau que ainda hoje ninguém se magoou LOL
Ofc que para usar estes 343246392 youtubes alernativos tem de se usar uma conta gmail alterntaiva.
Quem usou conta youtube prmeium para se ligar ao smarttube ou deu permissões de armazenamento é que precisa de fazer factory reset.
Quem usou “burn account” é só criar outro e c.agar na antiga.
O malware infetou a app em si que segundo eu vi não tme pemrissões nenhumas a nãos er instalar updates. Quem tem essa permissão relamente pode ter sido instalado uma app qualquer. Vejma bem ou corrma malwarebytes…
Ou façam factory reset, mas se o aparelho é só para coisas dubias não vale a pena 😉
Se isto é o que consideram malware então mesmo assim (e apesar de ter sido logo resolvido) tem muito menos malware que qualquer aplicação da Google, Microsoft e por aí fora.