Smartphones Xiaomi não terão atualizações do HyperOS se tiverem o bootloader desbloqueado
Quando revelou a série Xiaomi 14, a marca apresentou também outra novidade importante, o HyperOS. Este seu novo sistema irá ser usado de forma alargada e ser a sua proposta para o futuro. Agora, a Xiaomi veio revelar mais e declarou que os smartphones com o bootloader desbloqueado não vão ter atualizações do HyperOS.
Desbloquear o bootloader limita o HyperOS
A Xiaomi sempre teve uma política muito particular e restritiva sobre o desbloqueio do bootloader nos seus smartphones. Este nunca é realizado de forma direta e os utilizadores precisam de aguardar 1 semana para terem essa autorização.
Agora com o HyperOS, a Xiaomi quer endurecer essas regras e criar mais algumas limitações, sempre em prol de aumentar a segurança dos smartphones. Do que revelou, não atualizará nenhum dispositivo com o bootloader desbloqueado, independentemente de estarem a correr o HyperOS ou a MIUI 14.
Além disso, os smartphones com HyperOS serão mais difíceis de desbloquear. Os utilizadores chineses deste novo sistema vão ser obrigados não apenas a esperar o período de uma semana, mas também a obter o nível 5 nos fóruns da comunidade da marca. Fora da China teremos ainda que aguardar por um anúncio oficial da Xiaomi sobre como funcionará o novo processo de desbloqueio.
Xiaomi altera atualizações dos smartphones
A Xiaomi também introduz agora um novo limite neste campo, mas não associado ao HyperOS. Apenas permitirá que cada utilizador realize três desbloqueios de smartphones por ano. Esta é mais uma vez uma limitação específica da China, mas a Xiaomi pode decidir estendê-la também a outros mercados.
Estas mudanças importantes têm um propósito específico que a Xiaomi identificou de forma bem clara. A marca apontou preocupações de segurança quando foi questionada sobre por que está a impor medidas tão rigorosas e a impedir os utilizadores de desbloquear os seus smartphones.
Para iniciar este processo, a Xiaomi terá o desbloqueio do bootloader desabilitado por padrão nos novos smartphones. Além disso, claro que se os utilizadores bloquearem os seus smartphones Xiaomi, vão receber de imediato as próximas atualizações do HyperOS.
O que é o Bootloader
O bootloader (também conhecido como carregador de arranque) é um programa que entra em ação sempre que um dispositivo é iniciado, ativando o sistema operativo certo.
Ele está presente em todos os dispositivos dotados de sistema operativo: tablets, smartphones e PCs. Um computador, por exemplo, pode ter dois sistemas operativos diferentes (dual boot). Nesse caso, o bootloader tem a tarefa de iniciar um ou outro conforme a preferência do utilizador, ou de maneira automática.
Este artigo tem mais de um ano
Só uma questão… com isto do HyperOS vamos perder os serviços Google… ou não?!
Não, a loja de aplicações mantem-se
Parece-me normal. A Samsung é a mesma coisa.
O problema é que com o bootloader bloqueado torna-se mais dificil “fazer root” ao disposito e assim podermos fazer o debloat entre outras coisas….
A malta tem de perceber que root tem os dias contados, a Samsung foi a primeira a bloquear e cada vez mais dificil fazer root e muita coisa já funciona mal assim que é desbloqueado o root, o software original é que garante a segurança do dispositivo e aplicações, root esta por sua conta e risco e garantia chapeu se este tiver o chamado fusível acionado como a sansung…
Hoje em dia já não justifica andar a desbloquear root e mudar roms como nos primórdios do android, as coisas estão muito melhores e não se perde tempo com softwares mal compilados e cheios de bugs…
Prefiro ter root pela minha conta em risco do que não ter! Isso devia ser opcional! Utilizo frequentemente 2 aplicações que são dependentes do root sem ele não funcionam porque simplesmente o android bloqueia o acesso ao ficheiro HOST. É ridículo tal coisa! O meu interesse não é trocar a rom, eu quero a rom original atualizada e fazer alterações de configuração onde preciso delas!
Eu gosto de usar a rom LineageOS, mas só uso essa rom depois que o meu smartphone perde as atualizações ou a garantia!
será que é mesmo estupidez ou há uma real razão para que isso aconteça, mas pronto, quando tiveres o azar pois não acontece só aos outros até choras, e não te venhas depois queixar, há razões mais que obvias pelo que o acesso ao root é bloqueado.
Quando surgiu o Android ainda me ralava com isso, perdia tempo, hoje com as evoluções nem vale apena andar pois já sei que brevemente estas mesinhas de fazer root estão condenadas.
eu cá acho que estás enganado
As grandes marcas estão casa vez mais a fazer de tudo para que os utilizadores fiquem cada vez mais limitados quando ás configurações que podem fazer nos seus equipamentos.
A desculpa da segurança não cola! Tenho root e sem bem o que faço com ele! Com o bootloader bloqueado não dá para fazer root e sem root muitas opções ficam limitadas. É uma treta! O root devia vir como padrão sem necessidade de utilizar software de 3ros . Quem quer ativa, quem não desativa.
tal e qual,será que todas as vulnerabilidades que existem e já existiram ,ataques..etc foram em telemoveis com root desbloqueado?uhmmmm não sei,mas á pessoal que gosta que os orientem..enfim só chatices
Não me surpreende nada, a samsung já o faz há anos e era uma questão de tempo outros irem pelo mesmo caminho…
Isto é uma “não noticia”
Ninguém precisa disso
estás a falar por muito povo, parabéns
Lá se vai a liberdade que axiaomi dava, quando tinha pouco cliente, era uma maravilha, barato, liberdade e tal…..agora subiu o podio à cabeça, pronto acabou tudo……
A questão aqui nem é o root, mas sim a possibilidade de remover a “merda” que eles colocam lá vejam a Samsung que tem 500 milhões de aplicações deles que ocupam espaço e duplicam o que o android já trás de raiz e que eles atém instalam também, a união europeia tem tanta regra, está era uma a aplicar a todos os fabricantes que usam android, o telemóvel tem de vir “vanilla” e cada um instala o que quer nadas de Samsung browser, Samsung account, Samsung isto Xiaomi aquilo ou OPPO outro coisa qualquer, sistema puro sem nada de instalado e o cliente instala o que quer. Mas não ele é Netflix’s, e outras “merdas” para isso mais vale ter o IOS pois sabemos com o que contamos e é de longe mais seguro que varias marcas android, depois põe se a segurança será que o Hyper OS da Xiaomi não está a enviar os nossos dados para o governo chinês, como podemos saber isso se temos tudo bloqueado???? Enfim a Europa precisa de um OS móvel urgente que responda as nossas necessidades
Antes um Xiomi com bootlouder bloqueado do que Ifede
Sim, sim eu não uso nem gosto do IOS, mas prefiro um telefone que saiba que não está a ser vigiado por comunistas (todos sabemos que as empresas chinesas são obrigadas pelos governo chinês a reportar todos os dados ) que essas telefones, mas cada um sabe de sim.
Então que telefone usas?
Sony Xperia 1V sim tem android, mas não um android cheio de apps desnecessárias e sim tem o boot loader desbloqueado. Como disse não gosto do IOS (ao contrário dos moderadores deste fórum) mas também não uso marcas que abusam das aplicações desnecessárias e repetidas. Como disse todos os equipamentos deveriam “Vanilla” e o cliente colocava la o que queria mas os fabricantes teimam em infestar os equipamentos com aplicações desnecessárias e muitas delas já trazem malware, e outros problemas . Daí dizer já que a união europeia se que colocar e tudo deveria exigir isso mesmo equipamentos Vanilla e passarem por uma inspeção por causa dos envios de dados. Não, não tenho redes sociais nenhumas privo pela minha privacidade. Mas cada um é livre de comprar o que quiser, cada um é livre publicar online o que quiser, cada um faz com os seus dados o que quiserem, mas não pedem faturas com NIF, para que i governo não saibam o que compram, mas publicam tudo nas redes sociais. Enfim ….