Smartphones BlackBerry vão desaparecer? TCL para de produzir esta marca em agosto
Se há marcas icónicas na Internet e nos smartphones, a BlackBerry está entre elas. Esta fabricante teve uma oferta única neste campo e sempre foi conotada com o que de melhora havia nesta área, quando era rainha incontestável.
Os anos não foram simpáticos para a BlackBerry, que não soube responder à altura da concorrência e acabou por quase desaparecer. A sua grande salvadora, a TCL anunciou agora também que vai terminar. Ao fim de muitos anos a BlackBerry vai desaparecer.
Chegou o fim da BlackBerry
Depois de muitos anos de problemas e a apresentação de alguns smartphones já sem o seu ADN, a TCL foi a empresa que resolveu pegar na marca BlackBerry e dar-lhe um novo rumo. Esta associação aconteceu em 2016 e dava à marca chinesa o direito de criar os seus smartphones.
A TCL sempre manteve a BlackBerry associada aos equipamentos que eram a sua imagem de marca, principalmente com teclados físicos e as mesmas linhas. Deste casamento surgiram propostas como o KEYone ou o KEY2, que mesmo sendo máquinas de topo acabaram por não ter muito sucesso.
— BlackBerry Mobile (@BBMobile) February 3, 2020
A TCL vai deixar de fabricar estes smartphones
Esta associação parece agora ter inesperadamente chegado ao fim, com as duas marcas a emitirem um comunicado onde revelam que a associação da TCL à BlackBerry terminará este ano, em agosto. A partir dessa data, a marca chinesa deixará de fabricar estes smartphones.
Os atuais utilizadores destes equipamentos não precisam de se preocupar com o fim do suporte da marca. Está garantido que o suporte será mantido posteriormente, até ao dia 31 de agosto de 2021. Até lá a TCL irá garantir atualizações e reparações nos equipamentos.
O fim do acordo com a marca chinesa
Este é, na verdade, um caminho que todavia muitos esperavam. A BlackBerry acabou por perder a sua força ao longo dos anos e os seus serviços simplesmente desapareceram. A escolha do Android foi acertada, mas a verdade é que tinham de competir com muitas marcas concorrentes.
O fim da BlackBerry vem assim terminar de vez a presença da marca no campo dos smartphones. Depois de os seus serviços móveis terem sido desligados, terminam de vez os smartphones. A empresa não desaparecerá e continuará a sua aposta noutras áreas.
Este artigo tem mais de um ano
O problema dos Blackberrys na era TCL foi, na minha opinião, os preços praticados para o equipamento comercializado. Alguns equipamentos mesmo dentro da produção TCL, como os Alcatel, eram extremamente mais baratos do que os com marca Blackberry. Ponderei em 2016 adquirir um mas face ao preço praticado escolhi Alcatel.
mas algum dia pegaste nos dois para veres as diferencas? nao é por ser o mesmo fabricante que a qualidade dos materiais escolhidos sao os mesmos. nem a tecnologia presente em cada um deles.
mas o povo so ve 5 specs no maximo…dai teres ido para o alcatel…a pensar que tens um blackberry mais barato….botalhada que nao sabe mais.
blackberry , blackberry diz-me lá tu se há alguém mais melhor bom do que tu ?
Será que … é de tanto spec, tanto spec que até são a marca que mais vende ? Não ! Que é mais conhecida ? Não ! Que tem as melhores specs ? Não ! Que é feita para meia-dúzia de narizes empinados que gostam de ofender os outros e que acham que têm a melhor coisa à face da Terra, mesmo quando estão enganados ? Siiiiiiim !
Alcatel Idol 4 vs Blackberry DTEK50 É UM óbvia má escolha do consumidor em ter escolhido o Alcatel que custava menos €100 quando usam literalmente a mesma carcaça e componentes!
Explica lá melhor, pf. Então o Alcatel, que usa a mesma carcaça, tem os mesmos componentes e custa menos €100 que o blackberry, é pior opção que o blackberry ?! Devo ter percebido mal …
Esquece … era ironia. Claro 🙂
O Alcatel têm vidro no verso e o Blackberry borracha e podes ler precisamente na página da Wikipedia:
BlackBerry DTEK50 is an Android smartphone co-developed and distributed by BlackBerry Limited, and manufactured by TCL, being a modified and rebranded variant of TCL’s Alcatel Idol 4″
(…) “The DTEK50 is manufactured by TCL, is similar in design to the Alcatel Idol 4, although with a rubber backing instead of glass.”
Reception:
he DTEK50 received mixed reviews, with critics suggesting that the device did not sufficiently differentiate itself from other smartphones in its class
https://en.wikipedia.org/wiki/BlackBerry_DTEK50
Falta-lhe as teclas de cursor e um rato. Assim não dá para jogar. Mais vale a pena ligar um teclado externo usb…
BlackBerry é uma marca superior aos telemóveis. Software e segurança são o seu principal core Business atual. A BlackBerry tem interesse em que a TCL deixe de produzir os seus smartphones? Sim. Porque? Acham que não está a ser contraprodutivo com os critérios do nome BlackBerry.
Samsung – usa a plataforma de segurança Knox. Quem trabalhou para ela ser o que é? A BlackBerry. Sistemas de segurança de governos, carros de condução autónoma e outros – quem está a trabalhar nisso? BlackBerry.
E uma marca histórica, iconica e que não é apenas smartphones TCL
Sim.
No entanto para o consumidor comum, não tem interesse.
Muito útil.