Samsung passou a garantir 4 anos de atualizações de segurança nos smartphones
Um dos maiores problema do Android são as atualizações. Mesmo com todas as regras e os desenvolvimentos que a Google faz, muitas marcas simplesmente abandonam os seus smartphones, deixando-os com problemas de segurança e sem as novidades lançadas.
A Samsung é uma das marcas que mais tem investido neste campo, procurando dar aos seus smartphones atualizações constantes. Agora, a marca anunciou que vai garantir 4 anos de atualizações.
O eterno problema das atualizações Android
Mais importantes que as novas versões do Android, as atualizações de segurança são essenciais. Estas garantem a proteção necessária ao sistema operativo. Por norma, e quando acontece, as marcas garantem apenas 2 anos destas correções.
A Samsung anunciou agora que vai passar a dar aos seus smartphones 4 anos de atualizações de segurança.
Samsung vai dar 4 anos em segurança
Ao contrário do que seria esperado, a Samsung não prepara esta novidade só para os novos smartphones e nem para os de topo. A marca garante que todos os smartphones desde 2019 vão ter acesso a esta nova onda de atualizações mais alargada.
Este alargamento parece que faz uso do recente acordo entre a Qualcomm e a Google. Ambas as marcas garantiram que iam trabalhar para dar 4 anos de atualizações ao Android. No caso da Samsung, a marca terá de suportar as atualizações nos seus SoC Exynos.
Uma longa lista de smartphones abrangidos
A lista é longa e engloba mais de 40 smartphones lançados desde 2019, com várias gamas e com muitos modelos a serem cobertos:
- Galaxy Foldable: Fold, Z Fold2 5G, Z Flip, Z Flip 5G
- Galaxy S: S10, S10+, S10e, S10 5G, S10 Lite, S20 5G, S20+ 5G, S20 Ultra 5G, S20 FE 5G, S21 5G, S21+ 5G, S21 Ultra 5G
- Galaxy Note: Note10, Note10+, Note10+ 5G, Note20 5G, Note20 Ultra 5G
- Galaxy A: A10e, A20, A50, A11, A21, A51, A51 5G, A71 5G
- Galaxy XCover: XCover FieldPro, XCover Pro
- Galaxy Tab: Tab Active Pro, Tab Active3, Tab A 8 (2019), Tab A with S Pen, Tab A 8.4 (2020), Tab A7, Tab S5e, Tab S6, Tab S6 5G, Tab S6 Lite, Tab S7, Tab S7+
Este é um passo importante e que eleva a segurança dos utilizadores dos smartphones Samsung. Ultrapassa até os 3 anos que a Google oferece nos Pixel e mostra como a empresa está atenta ao mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Samsung
Neste artigo: Android, atualizações, samsung, Segurança, smartphones
Ha que comecar por algum lado, ja nao e mau, nao sao actualizacoes de OS mas esta no bom caminho!
A seguir a Apple, finalmente! A apple ja faz isto desde 2009 por isso é uma medida com 12 anos de atraso e no caso dos iphones sao 5 a 6 anos de updates mas ja fico satisfeito com 4.
As actualizações de segurança são sempre muito importantes,e nesse aspecto estão de parabéns.
No entanto, quantos anos de actualizações principais ao SO é que fornecem?
Actualmente 3 anos, depois disso qualquer user minimamente capaz continua a faze-las.
Depende. Um dispositivo que era um gama média em 2016/2017 o J7 2016 não tem uma versão de rom sem bugs disponível, no fórum xda nada que se diga que funciona na perfeição como daily driver.
O S7 edge android 10 descontinuado, esta em beta o android 11 a partida sem bugs, mas há sempre: chamadas por bluetooth, wi-fi e bluetooth em simultâneo bug, NFC bug, iluminação das teclas touch bug, led notificações bug, crash de apps, otimização de software, brilho inconstante, erro falha em sensores, etc não que estejam presentes ou todos presentes mas são os bugs típicos de versões beta.
A situação neste caso não é particularmente clara para mim… até agora tinham sido duas (2) novas versões – no outro artigo (referenciado no fim deste) são indicadas três novas versões.
Nesse outro artigo também se falava de três (3) anos de atualisações de segurança e agora vão ser quatro (4)…
O meu A3 2017 no fundo recebeu quase quatro anos (ou efectivamente quatro)… lançado em Jan/2017 e ultima atualisação em Jan/2021 – se bem com a security fix de Nov/2020!
Já vais tarde, e nem acredito, mas a ver vamos se a Samxunga vai passar a atualizar os “milhares” de modelos. é que daqui a 4 anos a lista terá que ser maior e ainda tem que estar a dar o ultimo ano de suporte aos primeiros desta lista…
Muito bem
Quem comprou o galaxy note 9 ha nem 2 anos e n tem android 11 fica a pensar que foi excluido. Samsung nunca mais.
Compreendo o teu descontentamento, mas o teu Note 9 não fica sem funcionar se não tiver o Android 11. Tenho um S9 e não vou mudar tão cedo só por causa disso.
Mas se mesmo assim se quiseres ter o 11, o que não deve faltar são Roms alternativas quiçá ainda melhores que a original
Um smartphone de 1000 euros para andar a usar custom roms sem seguranca e com bugs? Nem pensar. O meu proximo será o iphone 13 pro ou pixel 6 caso tenha um snapdragon 888, a samsung ficou riscada simplesmente.
Eu vou esperar pelo Aifone 40… Aquele sem a horrível língua na parte superior da ecrã…
Você devia comprar um Lenovo para sentires a verdadeira dor de falta de actualizações
Se houver uma versão lineage weekly estável, todas as semanas ou quase sai um update de segurança/ estabilidade do sistema, só fazendo Root é que poderás estar vulnerável.
Nisso a Microsoft era bem melhor.
Lumia 930 desde 2013 ate Janeiro 2020 sempre com actualizações.
Ainda dura, mas sem elas, nem suporte.
A ver vamos durante quanto tempo dura o android de 01/2020 com actualizações
O lumia 930 era fantastico mas nao tinha apps nenhumas, nem google maps tinha! Mas o Windows mobile era um SO moderno, bonito e fluido.
Tinha o Here Maps, da própria Nokia, que em certo grau era melhor que o google. Aqui na minha região achava-se alguns nomes de ruas no HERE que no Google Maps não possuíam nome, ou simplesmente não estavam lá.
Correndo o risco de ser crucificado, o Windows mobile era o meu sistema preferido, comparando com o que existia na altura.
Também o meu. Era uma maravilha com o melhor dos dois mundos. Houve alguma má-fé na manutenção do sistema desde os desenvolvedores de aplicações até ao desleixo da própria Microsoft. O meu 830 ainda está como novo, mas algjmas das aplicações deixaram definitivamente de funcionar! Ou seja, temos um equipamento capaz, mas impedifo de continuar a servir em pleno.
O problema foi a Microsoft ter ficado a dormir na sombra da bananeira, quando acordou já foi tarde de mais, faz lembrar a fábula a Lebre e a Tartaruga.
Neste tipo de negócio não se pode descuidar muito, vejamos o caso da Samsung, está a perder mercado para outras marcas, já quer dar suporte por mais anos, e sim isto é que eu encaro como preocupação ambiental, dar suporte por mais anos para não estarmos sempre com pressa para trocar de telefone. Não é retirar o carregador que vai fazer grande diferença.
A desvalorização dos smartphones Android deve se a falta de atualizações. E claro o mercado de recondicionados é da Apple, lugar de destaque nesse mercado deve ser o que a Samsung também procura.
Além disso a Samsung está a dar cartas na gama média, as novas séries M batem recordes de autonomia, os novos A32, A42, A52 e A72 vão mexer no segmento com ecrãs amoled a 90hz e a 120hz, além de certificação IP, melhores sensores, por norma não trazem os inúteis de 2mp mas sim de 5mp capazes de macros decentes e finalmente uma estética muito feliz, o preço é que infelizmente supera o da concorrência.
Problema são as atualizações que diminuem a velocidade do smartphone e começam a bugar o tmv. E não é nos Androids que isso acontece.
Deve ser por isso que os novos samsungs no amazon tem pontuacoes miseraveis e os iphones tem pontuacao maxima. Ganha juizo.
Boa info! Thanks pplware
Nougat (7.x) 4 years and 6 months ago(22 Aug 2016)
A responsabilidade das atualizações de segurança são da Google.
Ok, os dispositivos deviam “subir” de versão, mas há hardware que “Puf”, quantas tv, tabeles de chocolate, iot, car, frigoríficos, etc… que por culpa da google………
Samsung passou a “garantir” 4 anos Pq a google o faz parabéns.
Hoje é possível recompilar o Android 11 para 1 smart Phone com 10 anos! mas como a google mete-la os seus (SERVIÇOS NSA) é sempre +++++++hardware.
Como está o android update (SERVIÇOS NSA) pode(90% não é) ter de implicar update todo o system bem ao estilo winXP e I.E. e isto é muito trabalho.
Fuchsia, HarmonyOS, linux, e IOS, (microkernel-based), (SO + APP,s) e a apple sabe isso, são a solução.
upGrade é sempre Todo o (SO e apps) não é do que falo.
https://endoflife.date/android
O android(linux) já é 100% da google pq sem serviços NSA ng usa.
próxima vitima vai ser….. Chromium e já tem data para a chacina.
OK, google tem que pagar aos trabalhadores. os outros estiveram a dormir, copiar?
A disponibilidade de uma determinada versão do Android num determinado hardware é da responsabilidade do produtor do hardware.
Até as versões do kernel Linux deixam de ter actualizações de segurança mais tarde ou mais cedo.