Samsung está a aumentar a RAM a mais alguns dos seus smartphones
Apesar de termos cada vez mais RAM nos smartphones, este é um elemento importante e nem sempre é bem gerido pelas apps ou pelos sistemas operativos. As formas de contornar estes problemas existem, mas quase sempre com prejuízo para os utilizadores.
As marcas, como a Samsung, usam uma técnica que não é nova, mas que funciona. Aumentar a RAM de forma virtual é simples e para muitas marcas, é a solução para de garantir que tudo funciona sem problemas. A Samsung está a alargar este conceito a mais alguns smartphones.
Aumentar a memória virtual… resulta!
Tal como várias outras marcas no universo Android, a Samsung também decidiu aumentar a RAM de alguns dos seus smartphones. A forma de o fazer é simples e recorre ao armazenamento para receber os dados que precisam de ser temporariamente guardados para serem processados.
Com o nome RAM Plus, a marca pretende garantir que os seus smartphones estão à altura do que é exigido. Com uma simples e rápida atualização, os smartphones da Samsung são melhorados oferecendo mais desempenho.
RAM Plus começa a chegar aos smartphones Samsung
Já se conheciam os planos da marca para este lançamento, mas agora sabe-se ainda mais, com alguns smartphones a receber esta atualização. O primeiro a ter acesso a esta novidade parece ser o Samsung Galaxy A52 5G.
Este smartphone tem já a atualização que lhe traz o RAM Plus acessível, sendo essencial a sua instalação. Como se pode ver na imagem abaixo, o Galaxy A52 5G passa depois a contar com os 6GB de RAM, com 4GB mais a serem recebidos via RAM Plus.
O mais caricato é que a Samsung não parece estar a limitar este aumento de memória aos smartphones com menos recursos. A atualização que traz o acesso a esta RAM virtual parece estar também a chegar ao Samsung Galaxy Z Fold 3, um smartphone com muita RAM física.
Este novo parâmetro que a Samsung está a trazer não pode ser configurado. Está limitado aos 4GB adicionais e não pode ser aumentado ou diminuído. Também, com a gestão que o Android faz da RAM disponível, dificilmente esta novidade será usado. Ainda assim, é bom saber que os smartphones podem contar com este incremento.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É uma boa medida para aparelhos com menos RAM, não entendo (que não seja desgastar a memória flash para darem problemas mais cedo) em aparelhos com muita RAM. No meu S20 Ultra 5G tenho 12 GB e nunca vi mais de 8.5 GB a serem usados com muitas apps na memória.
O meu smartphone tem mais RAM que o meu computador! Será que preciso disto?
isso já se fazia nos telemoveis mais antigos com acesso a root
Bem, pelo menos não estão a falar de mais e melhores cameras. Espero que as marcas começem a trabalhar em melhorar a performance e autonomia dos aparelhos, chega de loucura com cameras. Quero que se niquem essas cameras e os imbecis que passam a vida no instagram, essa inútil feira das vaidades. Quando vão os fabricantes entender que a velhada não quer saber de cameras, apenas quer um aparelho que não tenha de estar permanentemente ligado a um carregador e que carregue páginas suficientemente rápido?
Na minha opinião, a One UI continua muito pesada, apesar das melhorias que têm vindo a fazer. Até porque é demasiadamente personalizada. A Samsung com Android One era excelente. A própria skin da OnePlus é mais leve.
A samsung não vai aumentar a ram nem em 1 bit.
Vai fazer o que existe ha decadas, que no”dicionario” dos sistemas operativos se chama swap memory.