Samsung Auto DeX, alternativa ao Android Auto para proprietários dos Galaxy
Ainda que use o Android nos seus smartphones, a Samsung prefere personalizar este sistema. Isso cria soluções distintas e que se adaptam aos utilizador. A marca estará prestes a dar mais um passo, escolhendo agora os automóveis. O Samsung Auto DeX é a solução, uma alternativa ao Android Auto para proprietários dos Galaxy.
Samsung Auto DeX, alternativa ao Android Auto
A Samsung estará a trabalhar numa alternativa ao Android Auto. Espera-se que possa transformar qualquer carro num veículo inteligente, mesmo que não seja compatível. Uma fuga de informação mostra uma interface de utilizador conhecida como Auto DeX , que oferece funcionalidades semelhantes às da Google e pela Apple. Esta não substitui o Android Auto, mas é uma opção adicional para os donos dos Galaxy.
Segundo o leaker Galaxy Techie, o Auto DeX é a resposta da Samsung para uma das principais deficiências do Android Auto. Esta solução simula a experiência do sistema operativo móvel da Google utilizando o modo desktop DeX encontrado nos dispositivos Galaxy. O Auto DeX é compatível com mais de 8.500 modelos de automóveis de 100 marcas e pode ser ativado em automóveis não suportados.
Embora a fuga de informação não ofereça muitos detalhes, a imagem revela um painel central com atalhos para aplicações, um leitor de música e um espaço dedicado aos mapas. O Galaxy Techie sublinha que o Auto DeX não é um produto propriamente dito, mas sim um truque para ativar o Samsung Auto através de uma interface semelhante ao DeX, que simula uma experiência semelhante à do Android Auto.
Here's a FIRST LOOK at Samsung's 'Auto DeX', supporting 8500+ car models of 120+ brands. The great news is, even if your car doesn't support it or you don't have a car, you can use it with some tricks. Another great news is, you can use DeX even if your phone doesn't support it! pic.twitter.com/bQ2WOCKgEr
— Galaxy Techie (@GalaxyTechie) July 8, 2025
Para carros dos proprietários dos Galaxy
Esta solução é mencionada no código APK do Samsung Auto, a plataforma que estreou na China em abril de 2025 para compensar a ausência do Android Auto. Este sistema foi concebido para veículos chineses e liga-se utilizando normas locais. O Samsung Auto não está disponível fora da China, por requerer um telemóvel Galaxy de última geração com firmware desse país.
Segundo a fuga de informação, o Samsung Auto DeX é ativado como uma área de trabalho concebida através de uma aplicação recetora ou de um monitor compatível. Os utilizadores podem ligar o Galaxy ao automóvel através de USB-C para HDMI, Wi-Fi Direct ou Miracast para aceder ao ambiente DeX. Em teoria, também poderia ser utilizado com monitores de terceiros com entrada de vídeo ou unidades SYNC 3 modificadas para aceitar firmware chinês.
Embora a compatibilidade seja frequentemente apontada como um ponto forte, é importante notar que a experiência final dependerá do tipo de dispositivo e da ligação. O Samsung Auto funciona perfeitamente no Galaxy S25 Ultra, pelo que se pode assumir que os novos Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip, bem como o Galaxy S24, também são compatíveis. O DeX requer hardware potente, pelo que um Galaxy A básico não seria suficiente.
Não há informações oficiais da Samsung atualmente. A confirmar-se, o DeX Auto irá provavelmente manter-se exclusivo para o mercado chinês com o Samsung Auto. A expansão para outros países exigiria um ajuste no hardware do veículo. Quem quiser ativar precisará de um Galaxy compatível com o firmware chinês, o plugin ICCOA ou Baidu, disponíveis apenas na Samsung App Store na China, e um carro compatível reconfigurado para simular a sua origem chinesa.





















Sinceramente, chegou à conclusão que daqui a nada não vale a pena ter funções smart nos carros (e não vamos conseguir fugir delas, mas pronto). Uns puxam para um lado, outros para o outro e daqui a nada temos de combinar o carro com o software, com o telemóvel, com o relógio e com os boxers e meias.
Eu com um suporte e o meu telefone faço tudo o que preciso sem precisar de “tecnologia” nos carros. Estes construtores não aprendem nada. Estão a ir pelo mesmo caminho que as plataformas de filmes e séries. Cada um puxa pelo seu e a malta se quiser ver as coisas tem de ter 500 assinaturas… e as pessoas estão a ficar fartas disso. Temos os exemplos da música em que as várias plataformas têm +/- o mesmo conteúdo. Os construtores automóveis têm que se juntar e criar um sistema simples e que funcione com (praticamente) todos os equipamentos.
Concordo com a criação de um SO base e único para todos os automóveis (claro que cada marca poderá depois personalizar, o seu interface).
O interface auto dos telemóveis, também poderá ter o seu espaço no ecrã, do automóvel. Servindo apenas para controlar o telefone, através do ecrã, do carro.
Suporte? Credo…
Entao agora com CarPlay ultra vais ver como estamos no prazo de 5 anos, mas continua com o teu suporte e com as 6″ de ecrã e sem integração, o resto da malta estará no séc XXI
Para a malta do android auto, uma curiosidade, é possível fazer root?