OnePlus instala app dos Buds sem autorização dos utilizadores e estes ficam furiosos
Todos os utilizadores de smartphones procuram que estes estejam livres de apps não desejadas ou sequer pedidas. As marcas têm o mau hábito de colocar as suas propostas de base, o que para a maioria é muitas vezes desnecessário.
Uma nova polémica parece estar a atingir novamente a OnePlus e mais uma vez por culpa de apps não desejadas. Desta vez o problema surgiu de uma instalação automática e sem qualquer aviso da app dedicada aos Buds. Esta ação levou a que os utilizadores ficassem furiosos e reagissem da única forma possível.
Mais uma vez a OnePlus comete um erro de principiante
Por muito que se procurem soluções limpas, as marcas apostam muito no bloatware. Estas apps que estão presentes e que a maioria não usa, são muitas vezes impossíveis de remover e estão apenas presentes para consumir recursos que poderiam ser usados noutras áreas.
A OnePlus teve uma má experiência recentemente e parece não ter aprendido com o seu erro. Mais uma vez tomou uma decisão unilateral e instalou de forma automática e não autorizada uma nova app, desta vez dedicada a gerir os novos OnePlus Buds, os earphones da marca.
App instalada sem autorização e utilizadores furiosos
Uma vez que o processo aconteceu de forma automática e sem qualquer controlo, os utilizadores ficaram furiosos. Não era suposto estas situações acontecerem, uma vez que as marcas não podem decidir o que estes têm nos seus smartphones. Para piorar, esta nova app simplesmente não pode ser removida dos OnePlus.
Para mostrarem o seu desagrado muitos utilizadores resolveram agir da única forma possível. Esta app está a receber muitos comentários negativos na Play Store e as pontuações dadas estão a ser de apenas 1 estrela, o valor mais baixo possível.
Smartphones sem os buds receberam esta app
Esta app, dedicada a gerir os OnePlus Buds, é essencial nalguns casos. É com esta que os utilizadores podem atualizar o firmware ou encontrá-los em caso de perda. O único senão, é que está a ser instalada em todos os smartphones da marca, mesmo quando os Buds não existem.
Infelizmente este não é um caso único no universo Android e já muitas vezes aconteceram situações similares. A própria Google fez o mesmo com a sua app para gerir os seus buds. Se já é muito negativo quando os smartphones chegam com estas apps, pior ainda é quando estas são instaladas posteriormente.
Este artigo tem mais de um ano
Mudei de Oneplus 2 para um mi 9tpro á 8 meses, e agora que o ecrã avariou, tenho pensado em fazer. Esforço para voltar á oneplus, para mim o bloatware e a publicidade estão a ser uma grande decepção na xiaomi
Não há garantia ? lol
Garantia da Gearbest, a muito custo, já está em Espanha á uma semana e ainda sem notícias.
boa sorte.
Tens sempre a Asus, LG entre outras.
Asus actualiza muito mal os seus aparelhos e tem muitos bugs, basta ir aos foruns deles ver povo a dizer que nao vai voltar à Asus por causa disso. LG, “morreu” que ainda está pior…..as outras estao muito abaixo da Oneplus…falar à sorte é bonito nao é?
Sinceramente acima da Oneplus só vejo a Google que os patos das reviews só comparam specs de papel e mais nada. O meu tem 1 ano e nunca tive tão feliz com ele e sempre tive topos de gama. Super produtivo e facil de trabalhar. Gosto de ver uma marca que se dedica ao user e não às “guerras” de specs que é o que os chineses sabem fazer e ganham na boa.
Nokia com Android One é de longe o melhor sem bloatware pois tens Android puro!!
Tenho um colega que ainda tem o nokia 8 e mais 3 em casa doutros modelos para a família e fikei impressionado com o mau envelhecer do topo de gama da altura. Seja em hardware como em actualizações. Problemas que só me fazem rir…ele chora quase todos os dias por causa dos problemas que dá o aparelho, do software embora sera Android One, tenha produtividade a zero. O pixel não tem Android Puro por alguma razão e é feito pela Google. O meu pixel dá 100 a 0 ao Nokia em tudo.
Já tirei a Nokia das marcas a estár atendo. Fica bem para pessoas que só vem o que está no papel.
As marcas instalam estas aplicações desnecessárias apenas para o seu próprio benefício… já funciona com os nossos smartphones, só abrir a nossa aplicação que já está no nosso firmware mais recente.
Se a Apple e a Microsoft pode impor as coisas porque não pode a OnePlus e todas as outras? Exacto, podem, quem não gosta azarito… não têm alternativa, fazem quase todas o mesmo, logo se forem mudar vão mudar para outro que provavelmente faz ou vai fazer o mesmo.
Até que os utilizadores possam ter como instalar o seu próprio firmware e actualizarem, adicionar/ remover o que querem de raiz, não há como prevenir que as empresas façam isto. Se existem firmwares alternativos? Sim, mas raramente funcionam a 100% quase sempre tem algo que não funciona infelizmente.
* há oito meses
* à Oneplus
boa como te posso instalar… Há cada cromo
A OnePlus não aprendeu nada com as criticas dobloatware tipo facebook e netflix que não se podem desinstalar e agora repete a dose. Parece querer mandar nos smartphones dos utilizadores. A meu ver há 3 caminhos: ou se encolhe os ombros e segue adiante, ou boicota-se produtos da OnePlus e segue-se para outra marca, ou o melhor, fazer root e desinstalar o que não se quer ter.
Não é só a 1+. Quando chegou a MIUI 12 ao meu Mi 9 foi reinstalada uma série de bloatware que eu já tinha removido, com a diferença que agora há algum que nem por ADB se consegue remover; na melhor das hipóteses consegue desactivar-se, mas fica lá ocupando espaço.
Porque é que as marcas fazem isso? Provavelmente por haver algum interesse. Não sei como são as outras, nomeadamente a 1+, mas na Xiaomi penso ter a ver com a apresentação de publicidade e com a recolha de informação dos utilizadores.
@Hugo, “garantia” e “lojas chinesas” são antónimos…
por isso,eu não uso produto Chinês
Então o teu telefone foi fabricado na Europa ou nos EUA, certo?
Diz-me só a marca para anotar.
“Produto Chinês” = “Produto fabricado na China” em que universo, sabe me explicar?
Uma coisa é ser feito lá, outra coisa é ter o “Controlo de Qualidade” de uma empresa chinesa.
Boa!
Desde que triturei o meu OP6RED por acidente, que dispenso os telemoveis xinas. Ia comprar um Redmi como o do meu filho (muito boa relação preço/qualidade) mas depois rebentou o escandalo da back door by Xiaomi. E como vi o Mundo segundo Xi-Ji Ping, e li o 1984 e o Ttiubfo dos Porcos, devido que bastava de xinesices. Os xinas fazem bem pior que a Google e a Apple.
Encomendei um Galaxy A71 e estou satisfeito.
Claro que o OP7 da minha mulher tem um desempenho que deixa o meu a um canto.
E aposto que já tem o software dos buds…!
Para mim a escolha alternativa ainda existe: LG, Asus, Google, Apple…
Ficam furiosos com a instalação de uma aplicação sem autorização…
Mas quando a Apple e a Google usam os telemóveis para rastreio sem necessidade de aplicações, ninguém fica furioso e é tudo normal 🙂
talvez seja porque é necessário que o utilizador active o rastreio, isso e o facto de cada país decidir se é necessário ou não uma aplicação!!!
Mas a Apple continua dona dos Iphones depois de vendidos!
É um pouco como a Tesla…
Pagas uma pipa e és dono de nada!
Denunciem dando 1 estrela apenas na Google Play Store, desativem, desmarquem caixa de atualizações automáticas, impeçam a capacidade de alterar parâmetros do sistema, de se sobrepor a outras aplicações, e de usar dados próprios ou WI-FI. Não a desisntala, mas faz ver à OnePlus que não pode dispor dos nossos smartphones como se fossem “deles”. Hoje instalam isto, amanhã, instalam o quê, sem nós sabermos?
Ui!
Nem queiras saber!
Eu tenho um OnePlus 7t, a minha mulher um OnePlus 8 e nenhum dos dois equipamentos recebeu a app, mas já a instalei para configurar os meus buds… Obrigado Pplware.