PplWare Mobile

Nunca tantos utilizadores mudaram do Android para o iPhone! Saiba porquê

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. toder says:

    ui ui, na semana que vem, vamos ler o contrario….

  2. Someone says:

    Daqui a uns meses sai uma noticia do contrario…
    É bom existir alternativas e mudar de vez em quando…

    Nem tudo na Apple/iOS é bom, nem tudo no Google/Android é bom…

  3. Kazaa says:

    Quem muda para IPhone não volta atrás… Não é o melhor telemóvel. Mas o sistema dá-nos uma certa estabilidade e segurança para além da integração em todo o ecossistema.

    • José Fernandes says:

      Engraçado que tive android, depois iPhone do 5 ao 8, e voltei ao android até hoje.

    • Ricardo says:

      Poderia concordar contigo, mas no fim de tantos anos…é sempre mais do mesmo.
      Eu fui iphone… Macbook…ipad… (eu e a minha mulher)
      Não admito os valores a que ficaram. Posso mas não quero. Não há necessidade de pagar tanto por uma coisa que ao fim dos anos…é quase igual.

      Eu estou satisfeito com o meu android. Estou satisfeito com o meu macbook, e estou satisfeito com o meu ipad de 2014 que ainda hoje está impecável. Consigo trabalhar com tudo e interagir com eles. Mas o macbook vai ser reformado muito em breve.

    • Food Gym Todo says:

      errado, há vários motivos para voltar sair do sistema, mas quem troca sabe bem do que falo

    • tesliman says:

      la vem o bot humano do iOS e logo virá o do android

    • Filos says:

      Tive iphone…regressei ao Android (Pixel 8) e Nothing Phone 2a)…Não tenciono voltar ao iOS!

      • says:

        Já andei 2 iPhones de gerações distintas e nenhum me convenceu. Ainda bem, só continuo sem perceber o porquê de se pagar tanto por tão pouco.

  4. Carlos says:

    Mas qual o motivo da mudança? Algo que o titulo promete esclarecer e não me parece que o tenha feito.

    • Vítor M. says:

      Sim responde, e é simples percebermos o motivo. Diz assim “Estes dados espelham um sucesso significativo para a Apple à medida que mais utilizadores aderem ao ecossistema da empresa. ”

      É um facto. O ecossistema da Apple não tem concorrência. Ainda mais agora com a integração da Inteligência Artificial da Apple, da Google e da OpenAI.

      Além disso, sabemos que além do iPhone ser o melhor equipamento no seu conjunto, permite a utilização do Apple Watch e AirPods, que são líderes dos seus segmentos.

      Mas há mais, debaixo do chapéu do ecossistema. Sabemos da interação entre o iPhone, com os Macs e iPdas. Que permite uma interação muito precisa e cada vez mais apreciada pelos utilizadores. Quem troca não volta, porque fica muito bem servido.

      A Apple tem sido um modelo, aliás, ainda vimos agora (novamente) a Samsung a ir atrás do caminho, com o Galaxy Ultra.

      Outro ponto importantíssimo são os iPhones recondicionados e os usados. É um dos primeiros degraus para os utilizadores Android passarem para iOS. E os números dizem-nos que nunca se venderam tantos recondicionados e usados Apple como atualmente.

      De acordo com um recente estudo da IDC, o mercado de recondicionados prevê uma taxa de crescimento anual de 11,2% até 2024, o que representa um valor global de 65 mil milhões de dólares durante este período.

      Como refere o próprio mercado, tudo isso é ecossistema e não há dúvida que com a ajuda da Google, o iOS oferece mais aos utilizadores do que o que oferece o Android.

      • Anónimo Silva says:

        A maçã segue os outros tal como o contrário acontece. A justificação é um bocado vaga e é preciso uma tendência sustentada para confirmar isso. Hoje o que se vê é um vai-vem que tende a mudar a cada ano.

        • Vítor M. says:

          Sim, a Apple vai vendo também para onde segue o mercado. Contudo, em termos gerais, como sabemos, a Apple é um líder na tecnologia. Um exemplo claro disso é a insistência que a Samsung faz à Apple para adotar os dobráveis, que, como também sabemos, não estão a ter tração. No fundo a Apple, pela sua liderança há muitos anos no mercado dos dispositivos premium, define tendências. Claro, os outros também fazem coisas boas e a Apple, com a ajuda da Google, entrega ao utilizador não só o bom do que faz dentro de portas, como o melhor da Google e afins. Mais um trunfo para o o ecossistema.

          Depois, como referi, não há de descartar o mercado dos usados e recondicionados Apple. Isso tem mostrado que um iPhone é um excelente investimento. Depois de uma primeira mão, o dispositivo ganha mais vidas nestes mercados que referi. Esses são os patamares por onde entram muitos dos utilizadores vindos do Android.

          Um exercício fácil de fazer é num sítio, por exemplo, num concerto de música, olhar em volta. 70% são iPhones nas mãos dos jovens.

          Mas a Apple ganha com isso?

          Claro, por alguma razão a Apple Store vende o dobro da Play Store. Por alguma razão o AirTag é um sucesso de vendas. Por alguma razão o Apple Watch continua a ter o mercado smartwatch na mão. Por alguma razão os AirPods são os auscultadores mais vendidos. Isto são factos.

          Mas os Samsung não são bons?

          São dos melhores, assim como a Huawei, Oppo, Xiaomi, etc… o problema é que não conseguem sair da prisão que é o Android. O Android é da Google e a Google aprisiona quer as marcas, quer o utilizador, que vive na bolha e está preso ao que chama de “gratuito e livre”. E, quando o serviço é gratuito, o produto é esse mesmo utilizador Android, arrastado pelas próprias marcas que são um produto na mão da Google. O meu Galaxy S24 Ultra é um dispositivo incrível.. mas tem Android, uma pena.

          Não tem nada de vago, porque sabemos que os dispositivos Android vendem muitos, mas os de entrada de gama.

          • Carlos says:

            O ecossistema é uma falácia, só funciona em países com renda(€) média elevada… A única estratégia que tem funcionado é ter colocado Iphone como um artigo de statos social, refletindo-se também na aquisição dos usados…

          • Vítor M. says:

            Isso é mentira. Em Portugal o mercado dos usados é recondicionados são de enorme valia para o ecossistema Apple. Vemos hoje muitas pessoas com Apple Watch, iPad, computadores Mac, muitos utilizadores com AirPods e cada vez há mais utilizadores Apple Pay, por exemplo.

            Depois o melhor da Google está na Apple. Que interesse tem um Android quando o investimento do iPhone está feito? O resto está lá, a Google paga para lá estar. Não é verdade? 😉

            Vocês confundem muito status com compra de qualidade. Mas eu até consigo entender essa confusão para consumo próprio.

            Nso existe status, existe qualidade de escolha.

      • Corrector says:

        cof cof, essa conversa continua sem ter ponta por onde se pegue. A razao de mais pessoas irem para o ios em nada tem a ver com “iphone é milior”. a samsung nao esta a ir atras da apple, confundes complementar serviços com seguir pisadas xD. A linha s tem desktop embutido e caneta, há anos. Tipo, dá para usar canva ao mesmo tempo que renderiza 4k60 no capcut ou da app nativa, o tristinho do iphone se renderiza nem dá para ver as horas. Nem entro em pormenores de performance, já que agora a conversa da “pouca ram” caiu por terra, os iphones tinham pouca ram porque não faziam nada 😀 monotaréficos que são. Agora enumera aí as características da calculadora ou argumenta de forma selectiva. E não, não é inveja do iphone já tive alguns e nunca se equipararam deste dos tempos do htc. No meu tipo de utilização, diminuíam a luz, ficavam lentos e não conseguiam carregar enquanto eu usava(sim eu não uso só para fazer uma coisa de cada vez). Com o samsung fico sempre com a sensação que vai explodir pela temperatura, mas funciona é o principal! De resto, não há nada que o android não faça em termos de “ecosistema” , ficheiros partilhados, partilha de ficheiros directamente entre pc e smartphone, mexer com o smartphone no pc, vice-versa.. Quem fala em ecosistema apple é porque não conhece mais nada, só isso. E por fim, mercado de recondicionados é a razão principal da má experiencia nos iphones, a cada actualização são mais limitados para garantir uma maior longevidade, afinal é para vender de novo. E isso não é bonito, é desonesto, um cliente comprar um telefone e ter direito a 80% da capacidade para que dure mais e voltem a revender. Fora isso, é uma maquina fotografica gira para o instagram e tik tok, aí é o destaque! Aí sim, não há argumento nem android, nem symbian, nem windows 3.11 que o segure! Mas é isso, uns preferem uma maquina fotográfica outros preferem ter um pc no bolso. “sabemos que além do iPhone ser o melhor equipamento no seu conjunto”- ahahahahah comédia

        • Vítor M. says:

          Pelo menos apresenta a verdade das coisas 😉

          Vamos lá então.

          Citando-te: “… confundes complementar serviços com seguir pisadas.”

          Sim, a Samsung segue as pisadas. Basta ver no passado, relembro lá atrás uma batalha por uma ficha de 30 pinos, ainda muitos dos que nos estão a ler usavam fralda. Desde então, primeiro fazia uma campanha de chacota contra as decisões da Apple, depois ia atrás. Vimos isso até na questionável questão de tirar de dentro da caixa o carregador, os auscultadores, etc.

          A própria Samsung por várias vezes “pediu” à Apple para lançar o seu iPhone dobrável (naquele tipo de campanhas a gozar). Porque sabe que a Apple tem essa capacidade de impulsionar de criar tendências. Foi assim com os smartwatches, não completou, a Samsung copiou o segmento. E não está mal. Apenas temos de aceitar isso. Mas há dezenas de exemplos.

          xA linha s tem desktop embutido e caneta, há anos

          Tem, apareceu depois da Apple lançar para o iPad. Aliás, caneta num ecrã pequeno a Apple lançou no Newton, o avô do iPad. Portanto, o que a Samsung traz, não é nada que a Apple não tenha há muitos anos feito. E mais, é discutível o uso dessa caneta nos smarphones, tanto é que a Samsung acabou com a linha Note porque não tinha vendas para ele e acabou por colocar a caneta nos Galaxy Ultra. E veremos até quando, visto que encarece o produto é em 90% dos utilizadores é uma peça inútil.

          Nem entro em pormenores de performance, já que agora a conversa da “pouca ram” caiu por terra…

          Os iPhones são um melhor produto para renderização de conteúdo pesado, como, por exemplo, vídeo. E a Apple usa tecnologias únicas, como, por exemplo, o ProRes RAW. O que haverá a dizer mais sobre poder de processamento? Aaa, podemos dizer que os Apple Silicon não têm ainda concorrente à altura. Portanto,m oq ue falas sobre desempenho, o iPhone ainda continua a ser o mais poderoso sim.

          Agora enumera aí as características da calculadora ou argumenta de forma selectiva.

          A calculadora do iPhone? É uma calculadora, que apareceu no primeiro iPhone em 2007. Hoje faz até cálculos com base na IA. Não vejo o que a calculadora possa ser assim tão mais avançada no Android!!! Estranho este teu argumento.

          iPhones lentos? Confundiste, com o passar do tempo, quem não atualiza os equipamentos são as marcas Android, porque eles ficam muito lentos um ano depois de saírem da fábrica. Estás a confundir as coisas.

          Quando tu falas em ecossistema, não sabes do que está a falar. Até porque a Samsung não tem ecossistema completo, visto que usa um sistema operativo nos seus dispositivos que é da Google. Logo, não é da Samsung. Aliás, a próprio Samsung desenvolve aplicações, uma loja de apps e sistemas para “cobrir” os que são nativos da Google. O que exige um desempenho colossal do hardware por tem de ter RAM para desembrulhar tudo isso.

          O ecossistema é ter software, hardware, serviços e plataformas fantásticas, como, por exemplo, o iOS, iPadOS, o macOS, o watchOS, o tvOS, o visionOS e depois ter tudo a funcionar em perfeita harmonia. Com o iCloud por trás a gerir tudo, como se fosse uma ponte que faz a conexão entre tudo.

          Ter o Apple Music, o Apple TV+, ter o Apple Card, Apple Pay, Apple CarPlay, Find My… tudo isso são ferramentas fantásticas para quem está dentro do ecossistema. E com o iOS 18… e restantes versões, o salto é brutal.

          Depois falaste ali em coisas que estão meio-confusas nem se percebe bem. Fiacmos por aqui. 😉

        • Luis Henrique Silva says:

          Adorei…..
          Derrubou tudo….

      • Tromp says:

        O que é mau para a Apple, porque são utilizadores que compram iphones antigos. Preferem u. Iphone antigo a um android novo da maralha,mas não é bom para a Apple

        • Vítor M. says:

          Pior é comprar Androids novos que são antigos, isso sim é mau. No caso dos iPhones, a Apple garante atualizações durante 7 ou mais anos. Mas mesmo que os que perdem a atualização para a nova versão do sistema operativo, ainda têm acesso às melhores ferramentas. Isso é uma grande coisa. Por exemplo, a Apple obteve um grande sucesso nos AirTags graças à enorme quantidade de iPhones existentes no mercado aptos para dar corpo à Rede Encontrar (Find My).

  5. Croft Lara says:

    Eu no meu caso troquei pela primeira vez para iPhone e estou a gostar muito do hardware e da parte do vídeo e fotos. No entanto o sistema operativo é muitíssimo limitado relativamente a todos os androide que tive, ainda que entenda que é necessário para ter boa bateria. Mas se no futuro houver um Samsung com uma câmara como a do iPhone e bateria e qualidade ecrã troco sem pensar

  6. Márcio Lima says:

    Fui um dos que no fim de tantos anos de Android, fui para IPhone.

    O android sempre teve “ arestas”, que me irritavam.
    Ou eram os berros no Bluetooth do carro na troca da música e do gps com o Google assistente, ou no fim de um ano, ter que lhe pedir por favor para fazer o que quer que fosse, ou o android auto que não funciona direito no carro… arestas

    Epá, o iPhone é mais polido nesses aspectos!
    Está a anos luz do android, digam o que disserem.

    Mas depois toda a gente que passou pelo mesmo processo que eu diz:

    O iPhone o pouco que faz, faz bem! E é verdade!

    Sem contar que o iPhone 10 da minha namorada, com todos estes anos ainda funciona como se fosse comprado ontem!

    Tendo em conta que já não há o entusiasmo de trocar de equipamento todos os anos, as novidades são sempre as mesmas ou não queremos saber delas, acabamos por aterrar na solução mais estável e duradoura!

    Se tenho saudades de funções do meu android ? Tenho. Se vivo bem sem elas, vivo!

    • B@rão Vermelho says:

      Só por curiosidade qual o topo de gama Android tinhas?
      Não me digas que tinhas tlf de entrada de gama e estas a comparar com um Iphone.
      Eu já perdi a conta a Androides que dei à minha mãe e ela nunca se intendeu com aquilo, dei-lhe um IPhone e ela consegue desenrascar-se, conclusão, IPhone é ideal para quem têm poucos conhecimentos.
      Eu tenho Imac, Ipod, Apple TV, Ipad e MacBook , e não tenho Iphone, para a minha utilização pessoal não serve, e para trabalhar menos ainda .
      Num Iphone durante uma chamada se não tiveres o número dessa pessoa guardado não consegues enviar-lhe mensagens, não sei se já foi alterada está situação mas deixei de ter Iphone como tlf de serviço por este motivo

    • Croft Lara says:

      Eu nunca tive problemas com os meus Android (todos Samsung) desde há anos a nenhum nível, muito menos com o Bluetooth: sejam auriculares de diversas marcas, seja com os carros (Mercedes, Audi, Peugeot, Tesla), sem espinhas.

      Aliás, eu com Samsung nunca tive problemas salvo com módulos da câmara periscópio que foram substituídos na garantia e eram defeito de fabrico. De resto zero. No iPhone que já tenho há quase um ano, também zero problemas. Mas é muito mais limitado (muito!):
      – agenda de longe mais limitada
      – alarmes com opções muito mais ilimitadas
      – edição de contactos e organização de fotos no iPhone mais limitada e necessita mais cliques; no Android da Samsung até uma criança…
      – na Samsung tirar fotos a cartazes ou PowerPoint e ter correção imediata é um luxo, no iPhone zero
      – nos Android imprimo diretamente tudo para PDF como se fosse uma impressora e alta qualidade. No iPhone é um fone e sai com baixa qualidade. O mesmo para screenshot da página inteira onde há que fazer scroll. No Android é muito melhor.

      Já nem falo do sistema de ficheiros, rede, etc etc.. o iOS iPadOS são nulos nisto.

  7. Pedro Henriques says:

    Parece que estou contra a maré. Troquei muito recentemente dum iPhone 12Pro para o S24 Ultra e não podia estar mais satisfeito, é a segunda vez que salto a fronteira e sabe sempre bem mudar para conhecer as novidades das marcas. Excluindo o harware no geral q é brutal, daqui destaco a função do DEX q é uma ferramenta incrivel da Samsung. Tenho que admitir que sinto falta do Face ID (embora a Samsung tenha algo parecido, não funciona tão bem) e de uma estabilidade tão boa como a do AirPlay para transmitir conteúdo para a TV. Abraço!

  8. Nuno says:

    Se iPhone tivesse uma bateria MT boa, quase k exterminava o android…mesmo sendo bué caro e não sendo o melhor telemóvel em nada, o iPhone tem a Magia incrível : o Status : eu tenho um iPhone

    • Croft Lara says:

      Não sei o teu círculo de pessoas mas não entendo donde vem esse “a tenho um iPhone”. No meu círculo pessoal e profissional todos têm de tudo, Android de 300€, Fold, Flip, S2x Ultra, iPhone “normal”, iPhone Pro com muitos ou poucos anos e ninguém está a par ou falar com os outros ou a dizer o modelo.

      Mais: a esmagadora maioria tem capas de proteção e só se sabe que é um iPhone ou Samsung pelas câmaras ou zona do Face ID dos iPhone, de resto…

      Por isso é possível que em estratos socioculturais baixos a malta comente se tem um iPhone ou Android ou bem ou Peugeot, mas no resto.. no one cares!!!

      • Nuno says:

        Então como explicar que pessoas que 99% do uso do iPhone se resume a mensagens , (SMS, redes sociais) postam umas fotos , MTS vezes sem jeito nenhum e 1 telefonema de vez em quando. Mais nada, e vam dar 1500 € por isso …??!!?? Então eu pergunto a essas pessoas porque dar 1500€ por isso, elas só respondem porque gostam de ter o aparelho….lol
        Status Social, Inveja e ser invejado.
        Eu já tive em determinada alturas de comprar o iPhone 5, e o mais tarde o 12. Mas optei sempre pelo Samsung Note 4, e ASUS Rog Phone. Melhores e mais barato

        • Vítor M. says:

          Longe de serem melhores que o iPhone. Podes dizer isso para te tentares convencer, e é legítimo, mas não real. Baratos… sim é isso é um dos maiores trunfos de venda.

          Quem tem um iPhone usa-o sobretudo para fazer e receber chamadas, aplicações de conversa, redes sociais, fotografia, Mail, Safari, vídeo, Apple Pay, Apple Music, iCloud, Mapas (GPS), Apple CarPlay… é muito para jogos causais (onde a Apple está a ganhar terreno às consolas móveis).

          São factos que deverias saber para não teres um discurso errado. Até mesmo para teu consumo.

  9. Vitor says:

    Tive iphone durante 5 anos e mudei para android (Samsung S10 e agora Xiami 12 ) e não sinto falta do IOS. Tb tenho macbook e IPAD mas quando chegarem ao seu fim de vida… acabou

  10. jorge says:

    justo era comparações de telemoveis de preços equivalente ex: ipfone 600€ android 600€

    • Croft Lara says:

      Para quê? Eu se quero um iPhone de 1000€ não quero um Samsung de 1200€; se eu quero um Samsung S23+ de 750€ não quero um iPhone de 1200€.

      O que interessa é o que queres e estás disposto a dar. Eu se quero gosto do Android da Samsung, não interessa que haja um iPhone melhor, porque quero o Samsung. De resto é como um se sentir melhor: iOS ou Android e há muita opção.

  11. Não Interessa says:

    Eu tive Android durante muitos anos, aprendi a fazer Root que na maioria das vezes só servia para bloquear os anuncios e pouco mais, e com o passar dos anos aprendi que já não precisava assim tanto de root.
    O ultimo Android que comprei foi o Pixel 7 Pro, que ainda hoje roda liso. Mas a verdade é que em 2018 aprendi a instalar Hackintosh, e isso de certa forma começou a mostrar-me os benefícios do ecossistema da Apple. Anos mais tarde, comprei um iPad, iPhone e eventualmente um Macbook.
    Algumas coisas que não gosto é a forma como a iCloud Drive é gerida, porque o ficheiro tem sempre que existir em algum lado. Mas tirando pequenos detalhes, estou satisfeito com a mudança que fiz, pois a estabilidade e fluidez do sistema é ótima. Trabalhei durante muitos anos com Linux, e a mudança para o macOS foi super soft.

    Verdade que a Apple demora a fazer as coisas em comparação com o Android( por exemplo, o pintar dos ícones, a Google já tem desde o Android 13, ou será 14? ) e só este ano é que a Apple decidiu adotar com o iOS 18, mas a verdade é que desde 2022 que só uso iOS , mas acho que tomei a decisão certa.

  12. Marko says:

    É uma questão de opção pessoal.
    O resto é apenas conversa e justificações sobre a opção pessoal que se tem, ambos tem virtudes e defeitos, ambos são bons e funcionam bem, ambos tem o tão aclamado ecossistema, o unico ponto que um tem mais que o outro é liberdade… Que se o user usar apenas apps confiáveis e qud precise a segurança é a mesma!
    Malta vale o que vale mas, escolham o que vos servir melhor e lembrem-se que todos somos diferentes, com gostos diferentes, opções de vida diferentes e os smartphones e OS fazem parte podemos dizer que gostamos mais, mas não que é melhor… lembrem- se da comidinha da mãe… Acho que entendem onde quero chegar!

  13. Glasnoss says:

    Agora mostrem o contrário, para vermos que afinal não

  14. PorcoDoPunjab says:

    Eu estou a pensar mudar para Aifone e Apple Watch por motivos de saúde.
    Já não sou novo e fica mais barato comprar os aparelhos para me tratar de possíveis problemas cardíacos ou de natação do que pagar as consultas…

    E ainda dá para ver as horas e fazer chamadas.

  15. luis says:

    “Saiba porquê”. Mas ainda não sei. Escapou-me alguma coisa?

    • Vítor M. says:

      No texto ficou resumido ao ecossistema, taxa de atualização e qualidade. Mas, para quem não sabe, explicando ao pormenor, podemos citar o que dizem os utilizadores.

      Existem várias razões que podem levar um utilizador a trocar o Android pelo iOS. Estas são algumas que os utilizadores referem:

      1. Atualizações de Software: A Apple é conhecida por oferecer atualizações de software para seus dispositivos durante muitos anos, garantindo que mesmo os modelos mais antigos recebam as últimas melhorias e correções de segurança. No ecossistema Android, a fragmentação muitas vezes leva a atrasos ou falta de atualizações em muitos dispositivos.
      2. Segurança e privacidade: O iOS é frequentemente elogiado pelas suas fortes políticas de segurança e privacidade. A Apple implementa várias medidas de proteção de dados e é mais rigorosa com as permissões das aplicações.
      3. Ecossistema integrado: Os utilizadores que possuem outros dispositivos da Apple, como MacBooks, iPads, Apple Watch, e Apple TV, podem beneficiar da integração e continuidade entre estes dispositivos, facilitando tarefas como transferências de ficheiros, chamadas, mensagens, e até mesmo o uso de aplicações.
      4. Qualidade das aplicações: Alguns utilizadores percebem que as aplicações no iOS tendem a ser mais polidas e otimizadas, possivelmente devido ao controlo rigoroso da Apple sobre a App Store e ao incentivo para os programadores criarem para uma base de hardware mais consistente, resultando numa receita maior.
      5. Experiência de utilizador: Muitos consideram a interface do iOS mais intuitiva e fácil de usar. A consistência do design e a simplicidade do sistema podem ser atraentes para aqueles que procuram uma experiência mais direta.
      6. Desempenho e estabilidade: O hardware e software da Apple são projetados para trabalhar juntos de forma eficiente, o que pode resultar num desempenho mais suave e estável em comparação com alguns dispositivos Android.
      7. Suporte ao cliente: A Apple é conhecida pelo seu forte suporte ao cliente, incluindo a Apple Store e os serviços de suporte técnico, o que pode ser um fator decisivo para alguns utilizadores de países onde existem, por exemplo, a lojas físicas Apple (Apple Store).
      8. Exclusividade e qualidade: Para alguns utilizadores, possuir um iPhone pode estar associado a um certo goste requintado ou preferência por produtos premium, devido à perceção de qualidade e ao prestígio da marca Apple.

      • Joao Magalhaes says:

        Looooool, Atualizações de Software para Inglês ver, 4 anos sem atualizações e vai dar ao mesmo. Segurança e privacidade elogiado mas a realidade é que falham como os outros. Qualidade das aplicações que para a maioria vai dar ao mesmo visto que só usam as básicas. Desempenho e estabilidade???? O meu Mi8 abre tudo o que o Iphone 13pro da minha namorada abre à mesma velocidade. Suporte ao cliente? O melhor do mundo não avaria nem tem problemas logo não precisa de suporte ao cliente. Exclusividade e qualidade – concordo com a qualidade já exclusividade toda a gente hoje em dia faz um contrato de 2 anos e tem um Iphone, aliás, deve ser assim que eles vendem a maioria.

        • Vítor M. says:

          Repara, estás um bocado muito errado 😉

          Primeiro, todas as marcas quando fazem atualizações visam, claro, melhorar o seu sistema. A Apple aplica isso desde sempre para manter o seu parque de dispositivos atualizado e seguro. E como tu sabes, é a empresa que lidera essas áreas, as atualizações e a segurança. Em termos de segurança e privacidade, o próprio mercado e os vários exemplos ao longo destes anos dizem-nos que a Apple tem mais segurança e privacidade. Não faltam exemplos.

          A qualidade das aplicações, repara, estás a falar sem saber, como tu próprio disseste. De olhar? A qualidade é boa no olhar, mas sobretudo no usar. E garanto-te, depois de começares a usar, nunca mais voltas para outro sistema. Primeiro estranha-se, depois entranha-se, acredita.

          Sobre o teu smartphone, é jeitozinho sim. Mas, em termos de plataformas nativas, não tens metade do que a tua namorada tem. Por exemplo, não tens um ecossistema que te permita ter serviços como Deteção de acidentes, SOS Emergência Via Satélite, não tens uma Rede Encontrar, Não tens o serviço correspondente ao Apple Pay que seja nativo e abrangente como quem tem iPhone. Não tens tecnologias como Apple Music, etc etc… assim como ao nível do browser, por exemplo, tens um browser mais lento (sim, funciona bem, mas é mais lento no geral em comparação ao Safari). Não tens uma qualidade de vídeo como apresenta o iPhone da tua namora, longe disso. Também não tens tens um sistema de interação entre um PC, tablet, smartwatch como a Apple tem com os seus dispositivos, uma interconetividade útil.

          Em abono da verdade, o iPhone 13 Pro da tua namora é superior ao teu em quase tudo. Salvaguardemos que a tua namora teve uma escolha inteligente.

          E repara, um equipamento que saiu em 2021 continua a ser um dos melhores smartphones do mercado com um chip que ainda não é ultrapassado por mais de dois ou três modelos atuais da concorrência.

          Outra coisa é “o dia a seguir”. Repara, o teu smartphone usado vale 130 euros em bom estado atualmente. O dela usado com o mesmo tempo de mercado e em bom estado vale 650 euros. Ela até nisso tiram muito mais proveito que tu. 😉 segue-lhe o exemplo que fez uma boa escolha. Calma, não estou a falar de ti, estou a falar da escolha feita por ela ao comprar um iPhone 13 Pro 😉

          Bom fim de semana.

      • cK says:

        Antes de mais agradeço por todas a explicações feitas por si nestes comentários, pelo que já deu para perceber que é defensor acérrimo dos produtos e das políticas da Apple. Tudo bem, nada contra, até porque nem todos pensamos da mesma forma e ainda bem. Venho aqui apenas dar uma opinião, que vale o que vale. Eu, enquanto utilizador Android de décadas, nunca obtive grandes problemas ao nível da experiência em si. Mas lá está, sempre tive oportunidade de usar topos de gama, na maioria Samsung, tal como o S24 Ultra que uso agora. Este equipamento, ao nível de hardware, flexibilidade, e principalmente ao nível da integração dos serviços Google e da Microsoft está, na minha opinião, muito á frente face aos iPhones, justamente pelas políticas restritivas da Apple. No que toca ao Android, e uma vez que se trata de um sistema operativo mais aberto e abrangente, até porque está presente nos mais diversos fabricantes de smartphones, está muito mais fragmentado e suscentível, obviamente, de malware, tal como todos os sistemas operativos mais usados, como o caso do Windows. No que toca à segurança, da minha experiência, mais de 80% dos problemas advêm do utilizador, da forma como e onde navegam na Internet e quais aplicações instalam e de onde advêm. Mas, na minha opinião, cada utilizador escolhe o que mais prioriza num telemóvel. Há quem dê mais destaque à personalização, outros ao ecossistema, outros à segurança, etc. Na minha utilização, a Samsung oferece muito mais por menos dinheiro e a verdade seja dita, a Samsung tem feito um trabalho impecável no desenvolvimento do Android, superando de longe a própria dona Google (o que é um contraditório). Sinto-me mais livre de escolher que acessórios escolher, de que marca, etc. e não ficar ‘preso’ a uma que quase me obriga a adquirir os seus produtos (super inflacionados) para poder usufruir das funcionalidades incorporadas. Enfim, isto tudo para dizer que cada um é livre de escolher o que mais lhe convém e todas as escolhas são válidas. Assim se faz a concorrência, o que é ótimo para o utilizador final, pois só tem a ganhar com isso.

        • Vítor M. says:

          Não, eu gosto é que não troquem a verdade pelos sonhos. E como utilizador de tecnologia em geral, sendo o ecossistema da Apple o que mais uso, mas necessariamente acompanhado com Windows e Android, gosto de colocar alguma realidade nos sonhos desta malta que comenta sem saber os factos. Até porque, quando trazem factos, todos aprendemos, quando trazem conversa da teta, é perda de tempo. E o bem mais precisos que o ser humano tem… é o tempo. Há 20 anos que levamos conhecimento às pessoas, na ânsia de receber também conhecimento.

          1.Eu, enquanto utilizador Android de décadas, nunca obtive grandes problemas ao nível da experiência em si. Mas lá está, sempre tive oportunidade de usar topos de gama, na maioria Samsung…

          R. Pronto, resumiste tudo. Estás correto na abordagem. Não só usas equipamentos bons, e pagas por isso, como escolheste Android, não foste escolhido pelo SO quando se compra um equipamento entrada de gama. S24… o meu smartphone Android preferido e eventualmente dos mais interessantes que já usei. E olha que usei muitos, todos os que chegaram no segmento premium ao nosso mercado desde há…. 15 anos para cá, talvez!

          2.Este equipamento, ao nível de hardware, flexibilidade, e principalmente ao nível da integração dos serviços Google e da Microsoft está, na minha opinião, muito á frente face aos iPhones, justamente pelas políticas restritivas da Apple.

          R. As políticas restritivas? Quais? É que a Apple tem o melhor da Apple, o melhor da Google, da Microsoft e oferece o que não te oferece a Samsung, serviços nativos para equipamentos com tecnologia Made by Apple. A Samsung usa o seu serviço em cima do Android da Google e mascara os serviços Google com serviços Samsung de qualidade eventualmente inferior. Como, por exemplo, o Samsung Pay vs o Google Pay, ou a Galaxy Store vs a Play Store. Não concordo contigo de todo, mais ainda quando a Samsung tentou introduzir o Tizen e não foi capaz. E vergou nos smartwatches ao Wear OS, da Google 😉

          3.No que toca ao Android, e uma vez que se trata de um sistema operativo mais aberto e abrangente, até porque está presente nos mais diversos fabricantes de smartphones, está muito mais fragmentado e suscentível, obviamente, de malware, tal como todos os sistemas operativos mais usados, como o caso do Windows. No que toca à segurança, da minha experiência, mais de 80% dos problemas advêm do utilizador, da forma como e onde navegam na Internet e quais aplicações instalam e de onde advêm.

          R. Claro que está muito mais fragmentado e limitado. Porque a evolução é lenta, com atualizações precárias, lentas e fora de época. Isso castiga o utilizador Android, claro que sim. E, em termos de segurança, o Android é de longe um sistema complicado, mais suscetível a malware. Relembro que a taxa de utilização do Android na Ásia é enorme e relembro que na China, por exemplo, não existe a Play Store e as lojas “piratas” infestam o mundo Android com malware. Além disso, como todas as marcas querem “mexer” no sistema operativo, a Google é bem menos criteriosa, a Apple fecha porque só a Apple mexe. Isso é uma vantagem para o utilizador iOS. Não se chama restringir, chama-se proteger. Contudo, o Android funciona em qualquer coisa, num smartphone, numa box de Tv, numa TV, num calhau… isso é inegável, é um SO super flexível.

          4.Mas, na minha opinião, cada utilizador escolhe o que mais prioriza num telemóvel. Há quem dê mais destaque à personalização, outros ao ecossistema, outros à segurança, etc. Na minha utilização, a Samsung oferece muito mais por menos dinheiro e a verdade seja dita, a Samsung tem feito um trabalho impecável no desenvolvimento do Android, superando de longe a própria dona Google (o que é um contraditório).

          R. Certo, e contra isso nada. Desde que a pessoa tenha os valores corretos e os argumentos certos, é totalmente justo. Um tamanho nunca serviu a todos e nem todos vão querer e poder usar o iOS. E ainda bem que existe alternativa. Apenas muitos escolhem o Android e para terem paz interior, inventam cenários para justificar a sua escolha. E isso é que está errado, pois inventam uma realidade contra os que usam outros sistemas, porque, de alguma forma, sentem-se inferiorizados. Tui assumiste logo no arranque da conversa. E muito bem.

          5.Sinto-me mais livre de escolher que acessórios escolher, de que marca, etc. e não ficar ‘preso’ a uma que quase me obriga a adquirir os seus produtos (super inflacionados) para poder usufruir das funcionalidades incorporadas.

          R. Aqui estás errado. Tens mais por onde escolher? Como Assim? Tu escolhes o que a Google te permite. E usas o gratuito, sendo então tu o produto. A Google prende muito mais o utilizador, com a suposta ideia que por menos dinheiro oferece mais. Errado, a Google sai sempre mais cara, porque “vende o utilizador”. Tu não te deixes enganar. Na Apple pagamos e sabemos o que temos e que a nossa informações e privacidade está salvaguardada. Se quisermos, também temos o que tens, o serviço da Google. Afinal onde há mais escolha, no iOS ou no Android? 😉

          6…isto tudo para dizer que cada um é livre de escolher o que mais lhe convém e todas as escolhas são válidas. Assim se faz a concorrência, o que é ótimo para o utilizador final, pois só tem a ganhar com isso.

          R. Repito, isso é o melhor argumento, cada usa usa o que quer. Mas só com alguma maturidade e conhecimento, um utilizador Android fica convencido disso. Por norma não usa (porque não quer, ou não pode, ou não sabe) e ataca quem não segue a mesma escolha. Inventem, que os do iOS estão mais limitados, que é por status, que não tiram proveito do equipamento… quando, na verdade, quem usa um iPhone usa o equipamento muito mais que quem usa um Android, em termos gerais. Visto que o Apple Pay, por exemplo, a app Carteira, o Apple Music, o CarPlay e tantos outros serviços de terceiros, dão mais rentabilidade no iOS, e não no Android. Isso são factos. Um programador ganha muito mais a desenvolver para iOS do que a desenvolver para Android. Mesmo o Android tendo uma quota perto dos 70% de mercado. Isso deveria dar que pensar.

  16. Carlos Castanheira says:

    Mudei por causa do Watch

  17. Jsim says:

    The global smartphone market grew by 6% YoY to reach 296.9 million unit shipments in Q1 2024.

    • Samsung dethroned Apple to become the top smartphone player globally, accounting for 20% shipment share or 59.4 million units.

    • Apple’s shipments declined 13% YoY, however, the brand’s ASP grew to a record first quarter high driven by improved performance of the Pro models; worldwide iPhone shipments came in at 50.6 million.

    • Apple’s iPhone continued to dominate the list of top-10 best-selling smartphones globally, accounting for half of the models

    • Among the top five OEMs, Xiaomi grew the fastest, registering 34% YoY shipment growth. Xiaomi’s global shipment total for Q1 was 41.6m.

    • Global smartphone revenues also grew 7% YoY and reached highest-ever for a first quarter.

    • Q1 2024 smartphone vendor market share rankings:

    ○ Samsung 20%
    ○ Apple 17%
    ○ Xiaomi 14%
    ○ OPPO 8%
    ○ vivo 7%

    • Vítor M. says:

      A Apple domina o mercado dos smartphones Premium. O mercado de maior valor acrescentado.

      No Top 10 global, a Apple domina e não tem oferta entrada de gama. Isso dá que pensar.

      Como esses dados dizem respeito ao primeiro trimestre do ano, período onde a Samsung mais vende, porque lança os modelos novos, eu diria que no global está novamente perto de perder essa liderança.

      A título de curiosidade…

      https://pplware.sapo.pt/informacao/jovens-sul-coreanos-escolhem-o-iphone-e-abandonam-a-samsung/

      • Marko says:

        Claro… Se só vende 3 smartphones por ano e todos eles premium…
        Não sei onde está o espanto, estranho seria várias marcas com smartphones Premium todas elas venderem mais que a Apple…
        Se o android é o sistema mais utilizado no mundo em larga margem, imagina também só existir uma marca android a comercializar premium…
        Aí é que era engraçado haver comparativos… A Renault também vende bem mais carros que a Ferrari…
        Já sei os android são mais porque é tudo gama de entrada e são mais baratos se não ia tudo para a Apple 2° a tua lógica muito própria mas… Como tanto referes existem recondicionados ao preço dos android novos baixa e média gama portanto se as pessoas quisesses mesmo um iPhone compravam pelo mesmo preço! E se a Apple e os iPhones são isso tudo que dizes e todos pensassem o mesmo que tu já as marcas android tinham falido, já pensaste nisso?
        Acho que deves abrir essa mente claramente, para ti só existe Apple no mundo o resto não presta ou não é tão bom e o ecossistema… Deves ser um Amish tecnológico de certeza, paraste em 1920 na parte onde leste que a Apple e os iPhones são o melhor que existe e pronto ficaste por aí, enfim!

        • Vítor M. says:

          1.Claro… Se só vende 3 smartphones por ano e todos eles premium…

          R. A Apple vendeu em 2023 mais de 234 milhões de iPhones.

          2.Não sei onde está o espanto, estranho seria várias marcas com smartphones Premium todas elas venderem mais que a Apple…

          R. A Apple vende mais que todas as marcas no campo dos Premium. Tem uma quota de mercado de 71%.

          3.Se o android é o sistema mais utilizado no mundo em larga margem, imagina também só existir uma marca android a comercializar premium…

          R. Não teria a quota de mercado que tem. Visto que o segmento de preços até 350 euros capta mais de 70% de todas as vendas Android. Ronda os 50% os equipamentos até 150 euros. Um mercado totalmente virado para a entrada de gama.

          4.Aí é que era engraçado haver comparativos… A Renault também vende bem mais carros que a Ferrari…

          R.Mas a Ferrari não vende mais que a Renault, a Renault é um dos grupos mais poderoso do mundo. Passando isso para os smartphones, mesmo com a Samsung a vender muitos de entrada de gama, em 2023, Apple superou a Samsung e tornou-se no maior fabricante de smartphones do mundo (em volume). Segundo os dados, a Apple vendeu cerca de 234.6 milhões de iPhones, ao passo que a Samsung vendeu cerca de 226 milhões.

          5.Já sei os android são mais porque é tudo gama de entrada e são mais baratos se não ia tudo para a Apple 2° a tua lógica muito própria mas… Como tanto referes existem recondicionados ao preço dos android novos baixa e média gama portanto se as pessoas quisesses mesmo um iPhone compravam pelo mesmo preço! E se a Apple e os iPhones são isso tudo que dizes e todos pensassem o mesmo que tu já as marcas android tinham falido, já pensaste nisso?

          R. O que referes vai ao encontro do que digo, acho que estás confuso. Repara, os recondicionados e usados vendem muito porque, em comparação de preço, as pessoas preferem um iPhone usado do que um Android novo pelo mesmo preço. E sim, marcas de Android que desapareceram são muitas (algumas até muito boas). Dou-te aqui uma mão cheia: HTC, Essential, LeEco, Vertu, Nextbit, Yota, LG, GeeksPhone, bq, Gionee, MeiTu, ZUK Mobile… e mais “um milhão delas”.

          6.Acho que deves abrir essa mente claramente, para ti só existe Apple no mundo o resto não presta ou não é tão bom e o ecossistema… Deves ser um Amish tecnológico de certeza, paraste em 1920 na parte onde leste que a Apple e os iPhones são o melhor que existe e pronto ficaste por aí, enfim!

          R. Naaa ao contrário de ti, eu conheço o mercado desde sempre. E sei o valor dos vários produtos nos mais variados mercados tecnológicos. Tu tens a cabeça enterrada na areia e estás apenas baralhado. Mas não está sozinhos, há mais como tu. Até é interessante dar-te uns exemplos, pode ser que tenhas aperceção de como estás enganado. 😉

          Se precisares de mais uma explicação, dispõe.

          • Marko says:

            1. Quantos modelos lançou em 2023? Não foram 3?
            2. No entanto a Samsung é a marca líder mundialmente já viste?
            Pareces aqueles adeptos que ganham o campeonato 2 vezes seguidas em 40 anos, só fazem o balanço nos últimos 2 anos ganhamos 2 campeonatos… Os outros 38 não interessam 😀
            3. Não podes afirmar isso, pode ser assim, pode ser o contrário… Imagina tens uma marca que 3 modelos por ano com um OS, tens dezenas de marcas que vendem dezenas de modelos todos os anos de todas as gamas com o mesmo OS onde as vendas não são centradas como a Apple mas sim repartidas entre as dezenas de marcas, e as as suas dezenas de modelos é um bocado injusto até estar a comparar… É o básico de primária Vítor, existem 10 amendoins e dois meninos, quantos amendoins come cada menino? E se houver 4 meninos quantos amendoins come cada menino? Pois!
            4. O que quero dizer é que se existe mais variedade de preços e acessíveis a todas as carreiras nunca uma marca de luxo vai vender mais que uma marca de entrada/média gama e o exemplo dos campeonatos acima é isso mesmo tu só falas nos premium, e o resto não conta? Só os Premium?
            5. Aí sim? Então como é que explicas que o android é o sistema mais utilizado no mundo porque larguíssima margem face ao IOS? Não faz nenhum sentido o que dizes, se assim fosse o IOS seria o mais utilizado no mundo, dada a margem que referes nos Premium, e nos de média/baixa gama as pessoas iam para iPhones recondicionados…
            Sim realmente estás a dar marcas sonantes e com grandes bases de sustentação realmente 😀 😀 😀
            Marcas tão consagradas e conhecidas que até me deu nostalgia… LG morreu faz tempo porque a concorrência android não dava hipótese não pela Apple ou IOS, HTC nem comento, e o resto…
            6. Exato, ainda bem… Fico mais descansado em existir mais como eu, imagina estar sozinho nas minhas ideias como tu? Isso quer dizer alguma coisa não? Vais em contramão e os outros é que estão todos errados está visto 😀 😀 😀 😀
            Mas pronto cada um com a sua!

          • Vítor M. says:

            1. Não, em 2023 a Apple lançou 4 (iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.)
            2. Não não é. Nos premium não é e nunca foi. E nas vendas em geral, no ano de 2023 também não foi. Este, vamos ver, deixa a Apple lançar os equipamentos.
            3. Voltas a estar enganado, não sou eu quem afirma. São dados da Counter Point Research. Tu é que usas dados do achismo.
            4. Voltas a falhar na mensagem. Fica a saber que os entrada de gama até 150 dólares na China correspondia em 2018 a 25%, hoje correspondem a 12%. Estás enganado, de novo.
            5. É o sistema operativo mais utilizado porque grande parte dos dispositivos baratos usam Android. Não é por ser bom. 😉 E mesmo assim, está a cair. E voltas a falhar. Isto em 2023, a quota de mercado do iOS a nível mundial foi de aproximadamente 29,39%. Outrora, a Apple tinha pouco mais de 15%, deixando praticamente o Android com 85%. Hoje o Android está a cair e tem 69,88% de quota. Mas, como referi, havendo uma oferta de cerca de 70% de smartphones até 350 euros, é normal que as pessoas escolham esse telefone mais barato, não o sistema operativo.
            – 5.1 a LG, assim como a HTC, entre outras que desconheces (como a Geonee que não conheces, mas era uma das maiores da China ), só conseguiam lucro com o segmento Premium, pois não conseguiram entregar qualidade no segmento entrada de gama, por isso acabaram com a sua atividade neste mercado. Lê um pouco que vais perceber. Aliás, a própria Samsung já disse que é no mercado dos Premium onde as marcas conseguem ganhar dinheiro.
            – 5.2 a frase “nem comento” foi a que melhor te saiu, não erraste nesse ponto.
            6. Estás a confundir a beira da estrada, com a estrada da beira. E isso diz-nos que tu, como muitas pessoas, falam sem saber, e é preocupante, tendo em conta a quantidade de informação que está hoje disponível gratuitamente.

          • Marko says:

            Ok Vítor ganhas-te leva lá a bike!
            Podíamos estar aqui até há minha velhice a falar e debater ideias mas… Não vale a a pena, se o dizes é porque é a verdade absoluta ( mais não seja a tua) e pronto!
            Lá está o teu ponto 6 aplica-se claramente falar de borla com base na nossa opinião e preferências pessoas e garantir e afirmar que é factual… Pegando lá está no que interessa e valoriza a nossa opinião, o que vai contra ou não valoriza não interessa…
            Vais buscar coisas e argumentos sem lógica e fundamento nenhum para justificar o teu fanatismo desmedido por uma marca e assim sendo…!

          • Vítor M. says:

            Podes não perceber, isso acredito, mas não são argumentos sem lógica, basta pesquisares e ler um bocadinho. Claro, quando não se sabe e alguém ensina algo, de forma sustentada, com factos…. os incautos chamam de fanatismo ao conhecimento (diga-se, para a tua idade, é já uma atitude um pouco triste). Mas… olha, pelo menos ficaste a saber mais umas coisas. Abr.

      • JV says:

        O iphone tem 17% de cota de mercado, o android tem o resto… Nem nos topos de gama o iPhone vende mais do que o Android… Conseguir analisar estes números não é assim tão difícil 🙂

        • Vítor M. says:

          Isso é mentira. Nos topos de gama, linha premium, a Apple sempre liderou o mercado.

          A questão não passa por acreditares, tudo se resume a factos.

          Repara…

          Global Premium Smartphone Market 2023

          Este mercado dos smartphones premium vale 25% de todo o mercado dos smartphones.

          Apple – 71%
          Samsung – 17%
          Huawei – 5%
          Xiaomi – 2%
          OPPO – 1%
          Outros – 4%

          Source: Counterpoint Research’s Market Pulse Service 😉

          O mercado dos premium é o que mais interessa às marcas. E é o mercado que melhor serve o utilizador, por questões de qualidade, como é óbvio.

          • Pois, Pois says:

            Mesmo sem pensar em nichos de mercado, como por exemplo os Rugged Phones, parece-me que anda aí muita prepotência e/ou desfasamento com a realidade quando dizes que mercado premium é o “…que melhor serve o utilizador…”. Considero que para um utilizador estar bem servido com determinado equipamento não basta ter a melhor qualidade do mercado, já que será ainda necessário que o equipamento se adeqúe ao fim para o qual vai ser utilizado e que tenha um custo compatível com o mesmo. Com essa lógica, parece que para ti um entregador de pizzas deveria andar a fazer a distribuição com um Ferrari ou algo equivalente…

          • Vítor M. says:

            Espera aí, mas os Rugged Phones não são o exemplo de um smartphone Android que consegue tirar o proveito maior do sistema operativo e das plataformas da Google. Serve para fins muito próprios e são muito limitados nalgumas características que não fazem parte do que é um cenário dedicado para estes “duros”. Claramente não é um bom exemplo. E basta ver que os premium trazem características de muito hardware que os Rugged Phones não trazem. Com isso não disse em lado algum que estes equipamentos não sejam úteis, mas não são os que tiram mais proveito das tecnologias disponíveis, isso não são. Depois, não coloques expressões no que eu escrevi, porque não disse em lado algum que os smartphones Android de gama baixa e média não têm a sua serventia, porque eu referi no aspeto tecnológico, não em termos da sua utilidade caso a caso.

            Mão na virilha, é diferente de maravilha.

  18. Joao Magalhaes says:

    Só tretas, a maioria muda simplesmente para mostrarem que têm iphone, na realidade duvido que usem mais de 5% da capacidade do smartphone, fazem o mesmo que eu faço no meu Android com 4 anos(xiaomi MI8), clicam nos icons das redes sociais, uns joguinhos e pouco mais. Quanto a segurança são os dois iguais, depende sempre do utilizador. Quando trocar vou fazer igual, compro um modelo de Android antigo por 200 paus e dura mais 5 anos.

  19. Miguel A. says:

    Um tema interessante, acho que há dois fatores para isto acontecer, que ainda não foi muito falado.
    Primeiro factor: Apple Silicon. Não é segredo para ninguém que desde que saiu o Macbook Air M1, tem sido uma pedrada no charco e uma dor de cabeça para portáteis dessa gama na concorrência. Isso fez com que muita gente saísse do Windows para MacOS e queira beneficiar do ecossistema da Apple. Isso aconteceu em minha casa, e conheço muita gente que não sendo utilizadores avançados, acharam muito cómodo e prático comprar uma Macbook Air M1 para fazer o que precisam e ter bateria para o dia todo, num portátil fino, leve, com qualidade e fanless.
    Segundo factor: Gen Z. Eu trabalho numa Escola Superior de Educação. A Geração que nasceu no início dos anos 2000, está cada vez menos interessada em funcionalidades avançadas, com software complexo e cheio de opções. Não. Querem uma coisa simples de usar, que liguem, e funcione sem grandes configurações, com tudo sincronizado, sem andar a escolher os melhores browsers, os melhores gestores de mensagens ou app alternativas para tudo. Querem uma solução chave na mão. E venha os defensores de Android todos que quiserem, ninguém faz isso melhor que a Apple. Isso influencia muito as decisões de aquisição. Pode-se falar de outros factores como os iPhones já não serem os smartphones mais caros do mercado, ou o imenso mercado de recondicionados que muita gente usufrui (eu comprei para a minha mulher um Macbook Air i7 de 2017, um iPad Air e um iPhone XSMax, tudo recondicionado (gastei menos de 900€ nisto tudo), não quer outra coisa, a única coisa nova que lhe comprei foi um Apple Watch SE, está super satisfeita com tudo. Eu tenho um iPhone 12, que pouco consigo notar a diferença de velocidade do iPhone XS Max dela.
    A Apple é óptima numa coisa, dar a melhor experiência possível a quem não trabalha com informática, mas precisa da informática para trabalhar. O Android e Windows não estão nesse patamar.

  20. PJA says:

    Bem anos a ler aqui como o iPhone é bom, e é, era melhor que não fosse pelo que custa, vou dar a minha opinião. Tenho um android de uma marca oriental que custou 300€, e estou satisfeito, o próximo seja qual for a marca quero ver se custa 200€, mas cada é que sabe o que faz ao seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.