Microsoft também já apresentou um antivírus para ser usado no Android e no Linux
Há muito que se conhece a nova posição da Microsoft face aos sistemas que são concorrentes ao seu. A marca abraçou o Linux e tem uma presença e integração forte com o Android. Também olhou ao macOS e tem ali o Edge e outras novidades.
Com esta presença alargada, é natural que continue a desenvolver soluções para estas plataformas e uma novidade chegou agora. A Microsoft tem já também um antivírus para o Android e para o Linux.
As soluções de segurança da Microsoft têm ganho um lugar de destaque no Windows. Estas são cada vez mais capazes e conseguem ser tão ou mais seguras que as dos seus concorrentes, com a vantagem de estar integrado neste sistema e no que ele exige.
Um novo antivírus para o Android
Agora, e para alargar ainda mais a oferta, há já uma solução pública de testes da versão de segurança para o Android. Este antivírus integra-se com a solução de segurança ATP (Advanced Threat Protection) do Windows Defender. Esta dedica-se a empresas e a organizações.
Com esta proposta a Microsoft quer evitar que os utilizadores do Android estejam expostos. Oferece uma solução anti-phishing e que bloqueia o acesso a ligações perigosas no browser. Esta pode ser controlada centralmente e ser configurada e otimizada da mesma forma.
Solução de segurança da Microsoft para o Linux
Mas, porque as soluções de segurança da Microsoft querem ir mais longe, a empresa apresentou ainda outra novidade. Agora também o Linux tem um antivírus, que pode ser usado na maioria das distribuições usadas, tanto para servidor como para desktop.
Tal como a versão para Android, também a dedicada ao Linux será integrada no ATP do Windows Defender e assim oferecer uma solução controlada e monitorizada remotamente. Assim, será mais simples avaliar o seu comportamento e as ameaças presentes.
Depois de chegarem ao macOS e com a promessa de alargar a outras áreas, é agora a vez do Android e do Linux. A versão para iOS chegará mais tarde. A Microsoft mostra assim que quer estar presente em todos os sistemas com as suas soluções. É uma postura importante e que parece estar a dar frutos.
Este artigo tem mais de um ano
Eu queria era o Microsoft Office…
(E sim sei que existem N aplicações que fazem o mesmo e também a versão WEB – mas não é a mesma coisa)
Seria muito bom quem sabe um dia a MS faz isso, apesar de achar díficil.
+1
seria bem legal mesmo
Eles são muito espertos, não faria sentido nenhum a Microsoft, que tem os seus próprios sistemas operativos e que recentemente contribuiu e integrou código linux no seu eco-sistema, andar a perder tempo a inventar soluções de proteção ou a criar aplicações para outros sistemas… na minha opinião, a Microsoft já percebeu há algum tempo que o windows não está a conseguir evoluir por si mesmo pelas mais diversas razões, todas estas “brincadeiras” de integração com outros sistemas operativos são apenas o início daquilo que será talvez a maior mudança da história da Microsoft. Reconhecer os erros a tempo e mudar talvez seja a melhor forma de crescimento. Poderemos vir a ter, num futuro próximo, um sistema operativo Microsoft baseado em Linux, digo eu.
Eu concordo tudo com que disseste, mas nessa frase “Poderemos vir a ter, num futuro próximo, um sistema operativo Microsoft baseado em Linux” já tens 2 distros que são bastantes parecidas com o Windows: Zorin OS e Deepin.
Se quiseres ter mais distros baseados no Windows, é só leres este artigo: https://itsfoss.com/windows-like-linux-distributions/
há outra que saiu recentemente e que está a ser muito popularizada… chama-se Windowsfx
A Mirasoft já tem uma distro própria.
Por um Linux ter um UI igual ao Windows não faz com que seja tenha alguma coisa haver com o windows.
Eu também posso ter um Android com uma skin para ficar igual ao iOS, mas no final não deixa de ser um Android.
Antivirus no linux!! Grande piada!! LOL!!
Máquinas Linux à frente de estações Windows com funções de firewall, proteção contra spam e vírus não são nenhuma piada,
Nesse caso talvez mas em PC não vale o espaço ocupado.
correr atrás do prejuízo
AV em Android e linux da MS?????!!!!
Qerem receber mais dados vindo de outros OS?
E se MS preocupa-se mais com a segurança do proprio OS ?, seria melhor !!!!
E fossem tratar tambem dos problema de updates e de dar mais poder de decisao ao utilizadorno seu OS.
+1
Devias fazer uns ditados para não dares erros de português, menino Jed. (E se a Microsoft se preocupasse… tão simples, vês?)
Alguém descobriu uma maneira de impedir que o Windows Defender consuma tanta memória no Win 10? As dicas que tenho encontrado por aí não fazem diferença nenhuma, como por exemplo adicionar ficheiros do próprio antivírus à lista de excepções ou aquela história do Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor e indicar um valor baixo.
Aproveita o embalo e lança o Office 365 for Linux
Quem sabe algum dia.
A Microsoft não investe em Linux porque o Windows não evolui lol, investe porque ha N use cases onde um sistema operativo gráfico não se encaixa tão bem como Linux, como por exemplo nas áreas de visualização/containers e IoT. Alias e em resposta ao que estava a ser dito, a Microsoft ja tem um SO Linux chama-se Azure Sphere.
Parece que para o experimentares tens de comprar o chip.
“Before you start searching for “Azure Sphere OS download,” this is a software and hardware solution that comes in a chip. It’s not a piece of software that you can download and run on your computer. However, Microsoft will be licensing these new Azure Sphere chips for free.”
https://pureinfotech.com/microsoft-linux-os-azure-sphere/
Esse antivírus irá funcionar como um vírus 😀
Não como vírus mas sim como espião pois tenho quase a certeza que 90% do software da Mirasoft manda o que se faz nos computadores/terminais para o servidor nos EUA.
Eu não estava falando sério mas se perceber vai descobrir que a maioria dos “Antivírus” tem mais informação do usuário do que os vírus, então eu quis dizer nesse sentido.
Linux Fedora há anos sem antivírus.. Nunca usei, não uso nem usarei 🙂 ahahahahahahhaa Muito menos da Microsoft ahahahahahahahaha
Ao instalar o antivirus, rodar pela primeira vez, a primeira coisa que ele deve fazer é se desinstalar do sistema.