Limite de carga de 80% dos Pixel já chegou, mas tem um pormenor escondido
A bateria tem sido alvo de uma atenção grande da Google nas últimas versões do Android. Há uma melhor gestão da energia e um cuidado maior na forma como as cargas são aplicadas. A prova disso vem do novo limite de carga nos 80%, que já está disponível. Curiosamente, este tem uma limitação que não era conhecida.
Em novembro, a gigante tecnológica começou finalmente a implementar um limite de carregamento rígido para os dispositivos Pixel com Android 15 estável, algo que já tinha sido detetado em várias versões beta anteriores. Mais tarde, percebeu-se que o recurso não é tão rígido como pensávamos anteriormente.
Para referência, mesmo com o limite de carregamento de 80% ativado, um smartphone Pixel pode ocasionalmente carregar até 100%. Não se trata de um bug, mas sim de uma forma intencional de o dispositivo “recalibrar a capacidade estimada”, oferecendo estimativas de duração da bateria mais fiáveis e precisas.
Agora, sabe-se que há mais um caso em que um dispositivo Pixel pode ultrapassar o seu limite de carregamento rígido. Este não tem nenhuma ligação aparente com qualquer característica de calibração pretendida. O limite de carga de 80% é ignorado quando o smartphone Pixel é desligado.
Os iPhones e alguns dispositivos Android de outros OEMs ligam-se automaticamente quando ligados a um carregador. No caso dos dispositivos Pixel, o telefone só liga quando o faz manualmente.
Qualquer Pixel que ficar sem carga irá ignorar o limite rígido de 80 por cento e carregar até 100 por cento. Isto sugere que o limite de carga destes smartphones Google é implementado ao nível do sistema operativo Android, e não ao nível do hardware.
Os utilizadores que pretendam manter a integridade da bateria dos Pixel devem ligá-lo conscientemente se este estiver descarregado quando colocado no carregador. Quando atingir os 80% da bateria, irá interromper automaticamente o carregamento normal e mudar para o modo bypass, permitindo que funcione apenas com a energia da tomada.
Uma dúvida.
Quando carrego o meu pixel a 100% ele dura dois dias, agora com o carregamento a 80% tenho que o carregar todos os dias.
Qual destas opções é a melhor?
Carregar até 80%, teoricamente, faz com que a bateria não se “vicie” tão depressa.
Uma vez por semana, deve carregar até 100% para manter a calibração.
com as baterias usadas hoje em dia nos telemoveis não há “viciar”, isto apenas serve para prolongar o tempo de vida da bateria ao evitar fazer ciclos completos ou com menos frequencia.
Carregar todos os dias. As baterias também não devem ser completamente descarregadas.
Isso é um mito!
Obviamente se eu “guardar” 20%” de bateria em todos os carregamentos, ela vai durar mais 20% no fim, mas tenho, todos os dias, menos bateria.
Portanto, se a carregar 100% todos os dias ela duraria 4 anos, se poupar 20% no “desgaste” da bateria vou ter mais 20% no fim, ou quase 5 anos de bateria.
Com isso, em vez ter ter, por exemplo, 24 horas de bateria por dia, vou ter menos 20% de bateria todos os dias!
Vou me sacrificar todos os dias, para ter uma bateria quase rota, num telemóvel obsoleto (raras exceções), daqui por 5 anos.
Isto se não tiver que carregar o telemóvel 2 vezes por dia, por não ter bateria, e lá vai o mito pelo cano abaixo.
Esse tal “pormenor escondido” é o que o iOS faz já desde a o iPhone 15.
Zero novidade, para estes lados.