Tem um smartphone Huawei? Poderá receber modo desempenho em breve
Com a apresentação recente do Honor Play, a Huawei introduziu discretamente uma nova função que visa uma melhoria de desempenho.
Confrontada com este comportamento, a marca chinesa anunciou a chegada próxima de um modo desempenho aos seus equipamentos.
Com a recente moda dos smartphones dedicados a jogos, várias foram as marcas que seguiram esta tendência. Além da Razer e Xiaomi, a Huawei também lançou a sua aposta para este nicho, através da sua sub-marca.
O Honor Play foi apresentado recentemente durante a IFA e surpreendeu tudo e todos, não pelas suas características, mas sim pelo seu preço. Com um processador Kirin 970 com GPU Boost e 4 GB de RAM, este equipamento tem um custo de 320€, algo bastante interessante para o que propõe.
Com os primeiros testes a este equipamento, várias foram as novidades descobertas. No entanto, a mais intrigante foi uma opção do sistema que aumentava o desempenho do equipamento sempre que era executada a aplicação GFXbench, levando a um aumento considerável dos valores registados.
Para comparar os resultados, foram então feitos dois testes distintos, um com a app original e outro com a app adulterada para que o sistema não se apercebesse da aplicação que estaria a executar. Os resultados podem ser consultados na tabela seguinte.
Analisando os dados, podemos comprovar que o número de fps quase que duplicou (66,54 vs 127,36), assim como foi registado um aumento no consumo (de 4,39 para 8,57 W).
Este foi uma descoberta que deixou muitos curiosos e que fazia lembrar o caso dos benchmarks da OnePlus.
Huawei já explicou este comportamento
Como resposta a estes resultados, a Huawei já emitiu um comunicado onde explica o origem deste comportamento.
Segundo a Huawei, a IA (Inteligência Artificial) ajuda a identificar as aplicações com maior exigência de processamento ou gráfica e ativa um modo de desempenho que aumenta o rendimento do equipamento nestes casos específicos.
Esta função estreou-se com o Honor Play e, segundo a Huawei, irá chegar em breve aos restantes equipamentos da marca que poderão selecionar manualmente e utilizar para fazer frente às tarefas mais exigentes. No entanto convém também lembrar que, com o aumento do desempenho, aumenta também o consumo de bateria, o que irá levar a uma diminuição considerável da autonomia.
Este artigo tem mais de um ano
Está a tornar-se óbvio…
Podiam ter colocado a fonte de onde foram retirar a tabela, e também o resto do artigo que mostra que esse modo não passa de quase uma aldrabice como aconteceu no passado. Isso sao cores do site anandtech:
https://www.anandtech.com/show/13318/huawei-benchmark-cheating-headache
Porra e não diz na tabela o nome de quem a fez? 😀 bem grande até. Além disso, no comportamento, está lá esse link. 😉 aqui não falha nada.
Abr.
Vitor, o link apareceu depois de eu ter escrito o comentário. Ainda tenho a pagina antiga.
Não tenho grandes razões de queixa de não citarem fontes, por isso mesmo comentei. Vocês tem artigos onde no rodapé referem a fonte.
Está de facto o nome deles na tabela mas quem não os conheça passa ao lado.
Ontopic, isto para mim é marketing para enganar e até admito que resulte. Infelizmente é prática de várias empresas tecnológicas. Agora usa- se a palavra AI para tudo. Cai bem, está na moda…
Não, apenas coloquei em comportamento para ser mais simples verem, porque estava tudo na imagem. Alias, na imagem está tudo o que precisam para perceber a fonte de alguma dessa informação, outra são as nossas apreciações.
chamam-lhe modo performance, cof cof…
https://www.gsmarena.com/huawei_tampering_benchmark_results-news-33117.php
é como digo a Huawei é top a fazer marketing.
É top, é como o Pplware a fazer publicidade à Huawei
Notícia do Sony Xperia XZ3 nem vê-la! Nem de outras novidades da IFA…
Huawei U86???
podem comprar mas atualizações nem uma por parte da Huawei a escolha o vossa e o dinheiro igualmente
Verdade?!
Então vão mesmo ter de mudar também nisso se querem mesmo chegar a number one…!
Vejam como a Oneplus alterou o seu comportamento trazendo atualizações a máquinas que já não deviam recebê-las.
É a força da pressão dos consumidores.
em que mundo vives? a samsung é lider e é bem fraca nas actualizacoes. nao os vejo a mudar esse comportamento da “força da pressao dos consumidores”.
a vantagem do android é que tens escolhas. nao gostas dum fabricante mudas.
A minha namorada comprou um Huawei P9 Lite em Outubro/Novembro e já recebeu pelo menos 5 atualizações.