Google vai passar a desligar o Nearby Share no Android quando for usado no trabalho
Quando revelou o Nearby Share mostrou como passou a ser simples a troca de ficheiros entre os smartphones Android e até com o Windows. Esta funcionalidade passou a facilitar a troca de ficheiros, o que pode também ser um problema quando usado em ambientes empresariais. A Google resolveu agora este problema com o desligar o Nearby Share no Android quando for usado no trabalho.
Google protege os utilizadores do Android
O Nearby Share é uma das funcionalidades mais interessantes que a Google trouxe para o Android nos últimos anos. Este permite a trocar de ficheiros entre equipamentos, sejam eles smartphones Android ou até um PC a correr o Windows. Tudo corre de forma simples e intuitiva.
Ainda que seja algo que facilita a utilização dos smartphones e dos dados dos utilizadores, o Nearby Share pode acabar por se tornar um problema em ambientes empresariais. A facilidade com que leva a ser usado, pode ser a fonte de falhas de segurança e partilha de informação sensível ou confidencial.
Para resolver este problema, que os administradores técnicos das empresas reportavam há Google há algum tempo, surgiu uma solução simples, mas muito efetiva. Nestes contextos, ou seja, em contas empresariais, a função de partilha do Nearby Share será desativada por omissão.
According to a new addition in the GPSU changelog - [Phone] Nearby Share is disabled in work profiles.
— AssembleDebug (@AssembleDebug) October 19, 2023
Users of work profile/enterprise users will not be able to send files through nearby share now as it will be disabled starting with GMS version 23.41 #Android #Google pic.twitter.com/0e9cAkFZhl
Nearby Share desativado se usado no trabalho
A novidade chegou com a mais recente atualização do Google System, onde a mudança será aplicada. Estas melhorias são lançadas mensalmente e a Google incorpora-as no Android para serem de imediato acessíveis a todos os utilizadores do seu sistema operativo.
Do que se sabe, esta mudança acontecerá sempre que o utilizador de um smartphone Android configurar um perfil de trabalho. Nesse momento, a configuração do Nearby Share passar a ficar desativo, devendo o utilizador ligar caso necessite desta funcionalidade.
Com a mudança, os smartphones dos utilizadores deixam assim de poder receber ou enviar ficheiros, ficando escondidos. Desta forma, estão imunes a receber ameaças ou a partilharem informação diretamente e sem controlo, algo que acaba por proteger as empresas e os seus dados.
Este artigo tem mais de um ano
Eu acho um absurdo usar celular ou computador pessoal no trabalho. Não é seguro e a empresa perde em segurança pensando em economizar na compra de equipamentos, e faz o burro do empregado usar os próprios equipamentos. O pior é que muitos empregados querem isso.