Google quer que as apps do Android funcionem em qualquer dispositivo, até mesmo no iPhone
A procura por uma solução que permita correr qualquer software em qualquer sistema poderá estar mais perto de chegar graças à Google e ao Android. A gigante das pesquisas está a preparar uma solução para atingir este marco importante e em breve poderá revelar esta proposta.
Este é um ponto importante e que muitos perseguem há vários anos. A solução agora proposta quer focar-se em primeiro lugar nos dispositivos com Android, mas mais tarde poderá ser alargada a outras plataformas onde até o iPhone poderá ser incluído.
Foi há poucos dias que a Google anunciou uma novidade importante para o Android e para o seu ecossistema global. Este momento marcou o lançamento de um novo kit de desenvolvimento de software (SDK) que poderá ser uma altura histórica no panorama da criação de apps para o Android.
Será graças às ferramentas fornecidas por este SDK que os criadores de apps vão ter a capacidade de estender a compatibilidade das suas propostas Android. Com esta mudança, estas apps vão poder ser usadas em outros dispositivos, independentemente do seu sistema operativo.
Esta novidade abre as portas para a chegada de apps Android aos smartphones com outros sistemas operativos, como o iOS, bem como para carros, televisões e basicamente qualquer dispositivo onde seja possível executar apps.
Para atingir este objetivo, a Google usará a tecnologia na qual se baseia o Near Share. Este é o sistema de transferência de dados e informações dos smartphones Android mais recentes, com os serviços Google Play instalados, e que em breve também estará disponível no Windows.
Atualmente, este SDK está a ser desenvolvido, embora já exista uma versão anterior que pode ser testada. Funciona apenas em smartphones e tablets Android, mas a Google está a trabalhar para alargar o suporte e adicionar outro tipo de dispositivos compatíveis, incluindo computadores com o Windows, além do iPhone e do iPad.
Esperemos que seja desta vez que se consegue criar uma verdadeira solução para ter uma plataforma com apps universais. A Google segue o caminho de outras empresas que já o tentaram antes, usando agora o Android como base e como a rampa para a criação de uma SDK que seja verdadeiramente aberta a todos os sistemas operativos.
Este artigo tem mais de um ano
O problema da Google é que está a perder imensa cota de mercado. Estima-se que mais de 80% dos jovens nos EUA tenham iPhone e que mais se fidelizam ao equipamento continuando a usar iPhone quando adultos. A Google precisa arranjar algum estratagema para sobreviver.
Mas se fores a países menos desenvolvidos que têm muito mais habitantes, devido ao poder económico vão utilizar equipamentos da “Google”.
Nos meus primeiros anos a viajar para o continente Asiático via muita gente com Iphones, mas as marcas Chinesas têm vindo a ganhar muitos utilizadores e olha que a Apple bem se esforça a nível de publicidade ao estilo Samsung com fachadas de prédios inteiros.
Como em tudo na vida até na tecnologia é de modas, quem é que imaginava que a Nokia ia “acabar” como acabou, agora são todos visionários e toda a gente sabia, mas a verdade é que nos anos áureos ninguém previa.
A Nokia não acabou. A Nokia teve uma estirada que não correu bem ao embarcar no Windows Phone e fazer a parceria com a Microsoft.
Atualmente, a Google e a Microsoft têm um poder ligado às patentes – patentes que foram da Motorola e da Nokia – que lhes dão agora um poder maior contra a Apple e o seu iPhone. É por isso que, independentemente de, muitas vezes, alguém estar a comprar Apple, está a pagar à Google e à Microsoft uma parte daquele equipamento.
não sei onde é que apareceu esta confusão mas uma coisa é certa, isto não tem nada a ver com criar apps universais, não tem nada a ver com criar “apps Android para smartphones com outros sistemas operativos”, “apps do Android funcionem em qualquer dispositivo, até mesmo no iPhone”.
Tens de ler bem o que a Google publicou:
“Starting today with a Developer Preview for Android phones and tablets, the Cross device SDK will be available later for other Android surfaces and non-Android OSs.”
pois realmente deverias ler bem o que a Google escreve.
O SDK não tem nada a ver com criar aplicações Android para smartphones com outros sistemas operativos. Presta bem atenção ao que é dito!
+1
Aparte disto: Google está a ser demasiado gananciosa. Por exemplo cobra impostos até 30% às empresas que têm apps na plataforma Google. Muitas estão a sair. Um exemplo disso foi a gigante AMAZON que se cansou de pagar taxas elevadas à Google e retirou a aplicação Kindle (onde milhões de pessoas liam ebooks nos smartphones e tablets com sistema Android).
A Google 30 anos à frente da Apple!
o “cómico” é que o que a Google apresentou pouco mais é do que a sua “versão” de algo que a Apple já tem nos seus sistemas há 7 anos (o Continuity; Handoff), assim como doutras empresas!
Só na Huawei é que não…
Google no iOS? O menos possível, obrigado!
Apps em todo lado exceto no windows mobile…