Google Play Store remove 6 aplicações perigosas para Android
A tecnológica norte-americana, removeu recentemente várias aplicações populares da Google Play Store. Fê-lo no decurso de uma investigação levada a cabo pela equipa da Buzzfeed e com a confirmação da agência de segurança CheckPoint, mas as consequências ainda se podem fazer sentir em milhões de dispositivos Android.
Em causa está o mais recente caso de fraude associada à apresentação de publicidades em apps para Android.
Como resultado da investigação encetada pela Buzzfeed, a Google acabou por remover várias apps da sua Play Store após se ter comprovada a existência de uma dissonância entre as intenções declaradas e a execução na apresentação de publicidades. Por outras palavras, foi detetado um novo esquema de fraude nos anúncios.
Mais um esquema de fraude na Google Play Store
O esquema, em larga escala, foi identificado em seis aplicações do grupo DU, famoso por várias soluções para Android. Em causa estava a utilização e apropriação indevida, pelos programadores, das publicidades apresentadas dentro das várias apps gratuitas, um esquema bastante comum e transversal a várias entidades.
O grupo DU é conhecido por várias apps populares, desde otimizadores de desempenho até aplicações de câmara voltadas para as selfies. Aliás, de acordo com a própria Google, a app para selfies chegou a ser a mais instalada durante vários meses no Reino Unido, mas há mais aplicações envolvidas, bem como outras fraudes.
Ainda de acordo com a peça da Buzzfeed, temos várias aplicações bem conhecidas. Em primeiro lugar, a Selfie Camera com mais de 50 milhões de instalações. Contudo, vemos ainda vários otimizadores de desempenho, além de uma popular app de lanterna. Em síntese, conteúdos ainda muito procurados pelos utilizadores.
Foram removidas 6 apps para Android do grupo DU
Já de acordo com as conclusões da CheckPoint, todas estas apps continham código adulterado. Uma vez instalada, a aplicação iria clicar automaticamente nas publicidades apresentadas, ainda que o utilizador não tivesse dado qualquer autorização, ou tampouco carregado nas mesmas.
Assim sendo, os programadores estavam a gerar proveitos financeiros ao essencialmente enganar ou ludibriar as plataformas de publicidade. Para estas, seria como se o utilizador tivesse efetivamente carregado no conteúdo publicitário, portanto, conseguindo gerar receitas.
Uma consequência direta da presença destas apps num dispositivo Android é o consumo exagerado de recursos. Mais concretamente, memória RAM, bem como energia, portanto, um gasto exacerbado de bateria nos dispositivos. Já, por outro lado, muitas destas aplicações prometiam melhorar o desempenho do terminal.
Os esquemas de fraude no AdMob da Google e MoPub do Twitter
As ações fraudulentas foram implementadas com o intuito de sorver proveitos às plataformas de publicidade como a AdMob da Google, bem como a MoPub do Twitter. Trata-se do mais recente caso, mas é uma tendência que tem vindo a crescer nos últimos meses. Assim, citamos as 6 apps que deverá remover imediatamente:
- Omni Cleaner
- RAM Master
- Smart Cooler
- Total Cleaner
- AIO Flashlight
- Selfie Camera
Como se tudo isto não bastasse, estas apps bastante populares na Google Play Store estavam a recolher dados do utilizador. Em seguida, essas informações eram enviadas para um servidor alojado na China, partilhado pela várias apps do mesmo grupo DU.
Não é um fenómeno isolado na Google Play Store
Infelizmente, as conclusões registadas dão conta de muitas outras apps com um comportamento similar na Google Play Store. Em síntese, ainda que as soluções do grupo DU sejam as mais famosas, estão longe de ser as únicas. Aliás, a fonte supracitada alega ter testado mais de cinco mil apps populares, detetando um comportamento similar num número significativo.
Perante este alerta, o analista sénior da Arete Research, Richard Kramer, confidenciou à publicação citada que a Google tem que fazer mais para resolver esta situação.
A fraude com publicidades é simplesmente a norma na China. Perante isto, a Google deveria fazer algo mais para prevenir este flagelo, ainda que isso possa reduzir os seus lucros ou vendas. Eles (Google) não podem alegar a ignorância ou desconhecimento do problema.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Engadget
Fonte: Buzzfeed News
Deculpem lá, mas sempre que este autor faz algum post, consigo quase sempre adivinhar que é ele mesmo sem ver o nome. Não sei porquê, mas parece sempre tendencioso nos textos que escreve. Como se tentasse sempre fazer sobressair as partes más em determinados produtos ou marcas em detrimento de outras. Além de ser muito repetitivo nos textos que escreve. Não quero ofender ninguém, e peço desde já desculpa se o fiz, mas é a minha opinião.
Eu adivinho pela quantidade de repetições da palavra “aliás”.
android com má reputação por causa de terem andado a instalar porcarias atrás de porcarias e hoje dizem que android não presta,
é preciso ter pelo menos um neurónio e saber que não precisam de sacar qualquer qualquer cena lá no playstore.
Estranho mesmo é admitir que o staff técnico do Google não brinca com os aplicativos distribuídos na sua loja. Ao ponto de assumirem prejuízos, conjuntamente à sua base de usuários.
Dasse à impressão de uma postura romântica adequada aos primórdios do desenvolvimento dessas tecnologias.
Outro exemplo a rapidez com que se precisa de atualizações, consumindo dados, tempo de máquina e energia, principalmente do usuário, quase sempre por FALHAS de segurança, mas também por bugs e situações imprevistas e não checadas pela engenharia de software. Parecem desconhecer a base de clientes que são profissionais e precisam dos seus dispositivos a tempo e a hora de resolver questões que valem dinheiro.
… O mesmo se aplica os Windows… Kkkk!
Os apps Du, pertencem a BAIDU chinesa, aquela que colhe dados. N somente ela, a Qihoo, que comprou o navegador Opera, teve problemas iguais de cliques em propagandas no Android. Os chinas tem esse Now How de ludibriar os usurários. E tem um porém: eles instalam varias chaves nos sistemas, dificultando a sua desinstalação.
… know how…
Sempre desconfiei desses aplicativos desse grupo DU, toda vez q alguém me mostrava um smartphone com um desses aplicativos e vários outros eu recomendava remover..
até tu..
a mim não adiantou, eu recomendava e era eu a remover
e na próxima que os vejo, olhei no tlm deles, já estava lá novamente como ecrã de bloqueio e barra de notificação.
Eu concordo porque um deles eu já joquei