Galaxy S10: Uma simples impressão 3D engana o leitor de impressões digitais
Quando apresentou os novos Galaxy S10, a Samsung revelou as funcionalidades de segurança que estavam presentes. Estas trazem a estes equipamentos uma maior proteção, tanto no acesso aos dados como ao próprio sistema operativo.
Mas, aparentemente, estas medidas estão longe de oferecerem garantias elevadas. Agora uma simples impressão 3D conseguiu enganar o leitor de impressões digitais do Galaxy S10.
O leitor de impressões digitais ultrassónico do Galaxy S10 e do S10+ está presente no ecrã destes equipamentos. A sua nova posição garante uma maior facilidade de utilização, ao mesmo tempo que protege os utilizadores e os seus dados.
A Samsung garante que esta tecnologia é uma das mais seguras que estão no mercado e que bate a concorrência no que oferece de base. Os testes realizados comprovaram também a sua qualidade e a rapidez com que reconhece as impressões digitais dos utilizadores.
No entanto, a sua segurança foi agora colocada em causa de forma séria. O utilizador do Reddit darkshark9 revelou que com uma simples impressão 3D consegue enganar o leitor de impressões digitais do Galaxy S10. Este é um processo simples e rápido de realizar.
Como pode ser visto no vídeo, bastou encostar uma impressão 3D feita numa impressora 3D para o desbloquear. Esta impressão foi fotografada de um vidro, tendo sido depois trabalhada no Photoshop e no 3dsmax. Por fim, foi impressa numa impressora 3D.
Usando umas luvas de borracha, para provar que não interferia no processo, não teve qualquer problema em desbloquear o Samsung Galaxy S10. Na verdade, foi necessário imprimir 3 vezes e teria obtido melhores resultados se tivesse usado uma DSLR.
Depois de ter visto o reconhecimento facial falhar, usando apenas uma foto ou um vídeo do utilizador, este é um novo problema. Esta solução ainda tem muito para evoluir, mas deveria garantir mais segurança aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reddit
Neste artigo: galaxy, impressão 3D, impressões digitais, S10, samsung
Mais uma falha no mecanismo de segurança em um software. Quantas novidades! Parabéns ao utilizador do Reddit por descobrir esta. Saudações.
Então mas… e nos telemóveis com impressão digital convencional?
O que se escreveria, os vídeos que se fariam no YouTube se isto fosse a Apple…
Pois, por culpa da própria, quando se coloca num patamar e depois são barracas atrás de barracas óbvio que se fala muito mais, quanto maior a altura maior é o tombo.
Ou se as pessoas não tivessem ódio de estimação.
Eles não se colocaram em patamar algum, isso são os bloggers e os “haters” e os fanboys. Eles dizem que têm medidas seguras e, pasme-se, têm de facto. Já os outros, prometem e ficam muito aquém.
Também fizeram… os leitores biométricos da Apple também já foram enganados por várias vezes.
Este é um processo simples e rápida de realizar.
Esta impressão foi fotografada de um vidro, tendo sido depois trabalhada no Photoshop e no 3dsmax. Por fim, foi impressa numa impressora 3D. Realmente é mesmo simples. tenho de saber retirar uma impressão de um local onde a pessoa tocou(com o dedo certo) e depois ter uma impressora 3D e saber trabalhar com Photoshop. e depois ter a sorte deste trabalho todo dar em algo. mas se eu encontro um telemóvel o que me vale saber isto tudo. se nem sei quem é o dono? há varias maneiras de se saber informações do proprietário o mal é se ao tentar saber sou apanhado. por isso mais vale ir a vodafone ou outra operadora que lá eles contactam o proprietário. pode ser que ainda nos gorjeta.
Calaste todos agr!!!
kkkkkkkkkkkk essa simplicidade toda me assustou também, fico pensando se fosse só um pouco complicado. kkkkkkkkkkkkkkk
Boas, boa resposta…é tudo bonito mas na prática ????????
hahahahahah….abraço
1000 euros por um telemóvel com essa segurança toda!..antes um nokia 3310 😀
Quando a Apple apresentou o Face ID foram feitos testes e testes a nível “militar” para tentar provar que a tecnologia não era segura. Depois disso qualquer smartphone hoje em dia tem face unlock sem segurança nenhuma e ninguém quer saber, leitores de impressões digitais com falhas de segurança e ninguém quer saber. Mas quando se fala de um iPhone tem que ser á prova de tudo e mais alguma coisa de forma perfeita, senão simplesmente é criticada até à exaustão.
Em segurança e fiabilidade a Apple simplesmente dá 10-0 a qualquer marca, simplesmente não há competição. Sinceramente prefiro um notch com a tecnologia de autenticação mais segura que existe actualmente em qualquer smartphone, do que um buraco no ecrã que para ganhar uns milímetros de ecrã compromete a segurança do smartphone. Já o iPhone X de 2017, que por acaso estreou o Face ID na primeira versão, é superior em segurança a qualquer smartphone de 2019.
Sempre usei desbloqueio por código numérico e chegou, até parece que a maioria do pessoal necessita de desbloqueio a nível “militar”.
E depois caíste de cama e acordaste…
… e percebi que me tinham gamado o S10 e limpo o saldo!
Exeto que ele até tem razão. É de espantar como achas o contrário, pois não evidências nehumas disso. Mas, és livre de acreditar no que quiseres. Mas isso chama-se fé, não se chama conhecimento.
AAA, a Apple é tão segura ou tão pouco que por 150 dolares compravas no ebay equipamento que desbloqueava milhares de aparelhos!!!
“uma simples”
Fácil, fácil, então quero ver se alguém me roubar o telemóvel fazer todo esse processo (ou eles tem todas as minhas digitais?? Para saber qual é!!), fácil, fácil, e melhor ainda se acharem um telemóvel digam como o vão fazer?? Fácil, fácil.
Só gostava de saber porque usam o nome Samsung! Por o teste ter sido feito num Samsung? Será que todos os outros telefones que têm a mesma tecnologia não são enganados da mesma maneira? Parece-me mais um ataque direto à Samsung do que que uma prova de falha de um sistema multimarca.
tudo o que seja para tirar vendas a samsung que é a concorrente direta da apple,a pplware da mais destaque… ate parece que é a primeira ves que vens a estes sites. “facil” deve ser para rir, o gajo que fez isso teve que imprimir 3 vezes a impressao digital porque das duas primeiras vezes nao conseguiu ter sucesso,teve que trabalhar a impressao digital em programas como o photoshop para aumentar o contraste,depois teve que usar o 3DS Max para fazer elevação da impressao. tudo isto super simplessssssss e facil lolol. sabem o que é mais facil mesmo? é alguem ter um pin ou codigo no telemovel e alguem ver a introduzir e depois roubar o telemovel e desbloquear e nao vejo ninguem chocado com isso.
E este problema acontece só a esta tecnologia da Samsung ou a todos os sensores de qualquer impressão digital?