Falha grave da Qualcomm deixa em risco 30% dos smartphones Android
Não são raras as situações em que os smartphones Android ficam expostos e sujeitos a problemas de segurança. Se muitas vezes os problemas estão no sistema operativo, noutros casos é o próprio hardware que apresenta falhas graves.
A Qualcomm, dada a sua presença neste universo, tem a seu cargo uma percentagem grande de equipamentos. São estes que agora estão expostos a uma nova falha de segurança grave, onde cerca de 30 dos smartphones Android está vulnerável.
Uma nova falha nos smartphones Android
Não se sabe ao certo o número de smartphones que estão vulneráveis, mas os dados apontam para que sejam milhares de dispositivos Android. Fruto de uma falha identificada agora, muitos destes equipamentos podem ser atacados através dos modems da Qualcomm.
A falha - CVE-2020-11292 - parece residir no protocolo Qualcomm MSM Interface (QMI). Este é responsável pela comunicação entre o modem do smartphone com o sistema operativo Android, garantindo que estes elementos conseguem funcionar corretamente em conjunto.
Problema está nos modems da Qualcomm
Ao ser explorada a falha reconhecida, fica simples obter acesso ao histórico de mensagens trocadas, à lista de chamadas e a outros elementos associados a estes serviços dos smartphones. Só neste ponto fica aberta a porta para acesso a informação privilegiada dos utilizadores.
Além disso, e do que é revelado, torna-se também possível obter informação em tempo real do que acontece no smartphone Android. Falamos do escutar das chamadas que estiverem a ser realizadas e a leitura dos SMS enviados ou recebidos. Podem ainda ser ativados outras funcionalidades nos SIM.
Qualcomm já lançou uma atualização
Para resolver este problema, a Qualcomm já terá enviado uma atualização para que os fabricantes a apliquem nos seus smartphones. O que não se sabe é se esta correção foi efetivamente aplicada e quem me marcas e modelos está já presente.
Não são raras as situações de falha no hardware que a Qualcomm tem no universo dos smartphones Android. No final do ano passado foi mostrada um problema de segurança no GPU Adreno e em 2019 já outra falha no modem da marca tinha sido apresentada. Esta nova tem a mesma gravidade e a mesma probabilidade de nunca ser resolvida.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: TheRecord
Neste artigo: Android, falha, problema, qualcomm, smartphones
Typo: efetivamente aplicada e quem me marcas
Ora todos esses devem receber (relativamenete ao android):
https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Mobile_phones_introduced_in_2019
https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Mobile_phones_introduced_in_2020
https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Mobile_phones_introduced_in_2021
Os restantes só comprando um telemóvel novo 🙂
Basicamente é o mesmo que faz o Facebook e a Google, só que de maneira diferente.
Presumo que isso já venha incluído no pacote de segurança da Google do mês de Junho
drivers não fazem parte dos updates de segurança via GooglePlay, tem que ser cada fabricante a fazer o update.
Pois, assim é mau. Obrigado pela resposta.
Deve ser por isso e a explicação do porquê ainda não ter recebido a última actualização de segurança.
Viva o Exynos!