Este é o trunfo do Exynos 9820, o SoC dos Samsung Galaxy S10
O mundo aguarda pacientemente a chegada da nova geração Samsung Galaxy S10, um dos dois maiores lançamentos de produtos do ano. O segundo, em setembro, trará a próxima geração de dispositivos Apple.
Os Galaxy, da geração S10, serão apresentados no dia 20 de fevereiro juntamente com o primeiro smartphone dobrável da marca. Entretanto, a sua data de chegada ao mercado já foi apontada para o dia 8 de março.
Já no interior dos novos Samsung Galaxy S10 teremos a mais recente plataforma móvel da empresa. Chama-se Exynos 9820 e será o “coração” de todos os novos smartphones a caminho da Europa e dos principais mercados mundiais.
Ressalva-se a utilização do Snapdragon 855 em detrimento do Exynos 9820 em certos mercados / países. Citamos aqui por exemplo a China bem como os Estados Unidos da América.
Como será o desempenho dos Samsung Galaxy S10?
Nesse sentido, é com natural curiosidade que vemos agora o teste de benchmark na plataforma Geekbench. O dispositivo testado? O Samsung Galaxy S10 (SM-G973N) equipado com o supracitado Exynos 9820.
Os resultados não deixam margens para dúvidas. O Exynos 9820 supera todo e qualquer processador existente no desempenho single-core. Por conseguinte, deixa para trás o Kirin 980 da Huawei com uma média de 3400 pontos.
Já de acordo com os testes efetuados pelo portal GSMArena, é o SoC Exynos 9810 que mais se aproxima deste novo processador da Samsung. Todavia, o Apple A12 Bionic continua a liderar isolado neste quesito com 4777 pontos.
Aliás, o processador destes Samsung Galaxy S10 supera até o Snapdragon 855 da Qualcomm nos testes single-core. Aqui em claro contraste com os testes multi-core onde novamente o Snapdragon retoma a liderança.
Mais concretamente, nos testes preliminares o Snapdragon 855 está a pontuar entre 3400 a 3550 na vertente single-core. Contudo, na vertente multi-core, o Exynos 9820 é superado não só pelo Kirin 980 bem como pelo Snapdragon 855.
Perante todos estes indicadores podemos tirar daqui duas ilações. Em primeiro lugar, a Samsung aposta sobretudo no desempenho de cada núcleo e, por conseguinte, é o SoC para dispositivos Android que mais se destaca neste ponto.
O Exynos 9820 destaca-se na vertente single-core
Em segundo lugar, a nível de desempenho bruto por núcleo, o A12 Bionic da Apple continua a liderar. Cada qual com o seu sistema operativo, cada qual com a sua abordagem específica.
Ainda assim, verdade seja dita, as fabricantes Android sob a liderança da Samsung não se deixam ficar para trás e começam a encurtar este diferencial.
Já numa última nota, certo é que a pontuação sintética dos testes de benchmarks não se traduz obrigatoriamente no desempenho real dos dispositivos. É, ainda assim, um indicador valioso para podermos estabelecer pontos de comparação.
A geração Samsung Galaxy S10 chega a 20 de fevereiro
Por fim, relembro que os novos Samsung Galaxy S10 chegarão a Portugal equipados com este SoC. Assim sendo, deveremos ter um Samsung Galaxy S10 E, Samsung Galaxy S10 e Samsung Galaxy S10+.
A existência de pelo menos três modelos para o Galaxy S10 tem vindo a ser sugerida em várias fugas de informação. Entre elas citamos a fonte @evleaks tendo em conta o seu impecável histórico de fiabilidade.
Samsung Galaxy S10E, S10, and S10+ (L to R), encased pic.twitter.com/Pk2gpXkXxn
— Evan Blass (@evleaks) January 19, 2019
Entretanto, a tecnológica sul-coreana deverá ainda apresentar uma variante ultra-premium, o Samsung Galaxy S10 X. Estando já equipado para redes 5G bem como outros trunfos.
Uma versão em cerâmica para o Samsung Galaxy S10+?
As fugas de informação em torno desta nova geração de dispositivos móveis começam a intensificar-se. Algo que nos obriga também a investigar a sua proveniência e probabilidade, destacando as fontes com provas dadas.
The Galaxy S10+ 12GB/1TB version will have a ceramic back cover. This ceramic has a special process that is not only scratch resistant but also resistant to falling, but the weight will increase. This is the most advanced version of the S10+ . There is a metallic luster.
— Ice universe (@UniverseIce) January 19, 2019
Por fim, não esqueçamos o prometido smartphone dobrável da Samsung. Também ele deverá passar do reino da ficção para o plano real, tudo isto no próximo dia 20 de fevereiro.
Este artigo tem mais de um ano
Os smartphone já desde há 2 anos que são overpowered e as capacidades dos chip muito acima do necessário. Autonomia real melhorada é que pouco. A cara metade usa muito a fotografia, redes sociais e web e desde o S7 (com excepção da câmara e design) que não nota diferença nenhuma com o S8 ou meu S9. Eu do meu S9 para o S8 só noto alguma celeridade mais no DeX mas falamos de coisas mínimas.
Para mim as “novidades” serão com o novo dispositivo dobrável, o S10 (ou qualquer smartphone standard) não trazem nada de novo.
Um S10 com o poder de um i7, UFS 3, etc vai continuar no fim do dia a servir de… smartphone. Essas specs tem interesse já para Photoshop, CAD, jogos de nível de consola etc.
prefiro snapdragon, muito mais fácil suporte para roms
Isso é porque nunca experimentaste um exynos 4412 😀
+1
S3 a rodar o Android mais recente!
Daquilo que me lembro, havia mais suporte para snapdragon para fazer umas brincadeiras, mas já estou afastado há algum tempo disso
Xperia xz4 atinge 400k score em antutu, gostava de ver no geekbench. Podiam aparecer os valores do mate 20 pro em Multicore passa o s10.
Nem que seja a tua cabecinha de charolito!
A sério???
https://pplware.sapo.pt/apple/resultados-benchmark-novos-iphone-fantasticos/
Estás a falar do iPad Pro e não de um iPhone… Não sei o que queres comparar…
Deixa o Joao em paz, o miúdo tem um pano de fundo no seu iPhone SE com o benchmark do iPad Pro para dizer “eu pertenco ao clube dos “faz 18000″ ainda que só tenha dinheiro para um SE recondicionado e já usado”. Na realidade ele precisa de afeto e ser aceite.
Não percebo o facto da Samsung meter dois processadores no mesmo modelo dependendo do mercado. Gosto muito da marca, mas sinceramente nunca percebi esta situação.
Devido ao acordo de patentes que tem com a Qualcomm. A Samsung pode utilizar muitas das patentes da Qualcomm, mas aparentemente esse acordo exclui o Mercado norte Americano.
Versao USA – Qualcomm
Versao Internacional – exynos
Com a quantidade de bugs que o Android Pie está a apresentar no note 9…apenas aviso que quem tenha não efectue a actualização já…
Mas a continuar assim… apetece abandonar já no Android, a Samsung… o velhinho windows 10 mobile, estava muito mais estável que este note 9…
Alguém com problemas?