Dica: Torne o Android mais protegido com estes conselhos de segurança da Microsoft
Apesar de não ser este o seu sistema preferido, a Microsoft tem apostado no Android em várias frentes. Para além das muitas apps que tem disponível no sistema da Google, este é também parte do futuro do Windows 11, como temos visto.
Agora que está também presente na parte de segurança do Android, a Microsoft resolveu emitir algumas das suas recomendações. Estas querem proteger o sistema da Google e os seus utilizadores, recorrendo a conselhos que apesar de óbvios, devem ser seguidos por todos os utilizadores.
Microsoft quer ajudar na segurança dos utilizadores
A segurança do Android é atualmente um tema sensível para todos os que usam este sistema, como temos visto nos últimos meses. Este sistema tem estado exposto a apps que disseminam malware pelos smartphones e tratam de roubar dados dos utilizadores e outra informação.
Para proteger os utilizadores, a Microsoft resolveu emitir algumas recomendações de segurança, para evitar estes problemas. Surgiram numa das suas descobertas, onde apps maliciosas estavam a visar e a atacar o sistema operativo da Google.
Conselhos a serem seguidos por todos no Android
Estas dicas são muito importantes e devem ser seguidas de forma firme e constante. São simples de implementar, na sua maioria e requerem apenas alguns cuidados por parte dos utilizadores. Podem ser seguidas de forma rápida e simples.
- Instale apps apenas do Google Play Store ou de outras fontes confiáveis
- Evite conceder permissões de acesso às SMS, notificações ou acessibilidade a qualquer app sem entender o motivo pelo qual precisa. Essas são permissões que geralmente não são necessárias
- Use uma solução de segurança como o Microsoft Defender for Endpoint no Android, ou outra, para detetar apps maliciosas ou mal-intencionadas
- Se um smartphone ou tablet deixar de receber atualizações, considere substituí-lo por um novo dispositivo mais recente
Claro que para muitos estas acabam por ser óbvias e até conhecidas, mas não deixam de ser importantes para o Android e os seus utilizadores. A Microsoft encara-as como essenciais e como a primeira barreira de proteção.
Sistema da Google fica assim ainda mais protegido
Os utilizadores que seguirem estes passos vão certamente manter-se mais protegidos e sem problemas de segurança. Há muitos mais conselhos, mas certamente que requeriam análises mais profundas e que muitos não iriam conseguir implementar.
É interessante e curiosa a nova postura da Microsoft, face ao Android e à sua segurança. Este sistema é cada vez mais uma peça importante no seu ecossistema, indo ao ponto de equipar os atuais smartphones da gigante do software,
Este artigo tem mais de um ano
Torne o seu android mais protegido:
1ª dica: Livre-se dele e compre o iPhone.
Sigam-me para mais dicas!
Boa piada, imagina saberes do que falas 😀
Considerar que todos precisam de um smartphone de 900 EUR é uma dica muito fraquinha.
Have a brain…
Detesto estes fanáticos do iPhone. Quase nos matam por termos android. É pior que fanatismo religioso, vêm para aqui sempre a dizer só o meu é que é bom. Não há paciência
O iphone não esta imune a ataques.o iPhone não está imune a ataques.
Só para cumprir a dica n.°4 tem de se comprar um telefone a cada 2 ou 3 anos.
Enquanto não melhorarem a política das atualizações não me parece que consigam.
Samsung é 4 major updades e 5 anos de seguranças.
Porquê comprar ao fim de 2 anos?
A Microsoft também poderia ter aconselhado: remova o Android de origem, e instale o GrapheneOS (apenas em dispositivos móveis compatíveis) que aumenta bastante a resistência aos ataques e permite continuar a utilizar tudo como nos outros com a vantagem de ter ainda mais controlo, incluindo se permite às aplicações ter ou não acesso à Internet de forma nativa no sistema operativo.
Teoricamente o Android, e em especial o GrapheneOS serão mais seguros que o iOS (iPhone) porque no Android existem muitos mais olhos a ver o que se passa e a descobrir (e corrigir os problemas), o problema tem sido os fabricantes não disponibilizarem continuamente ao longo da vida útil dos aparelhos (durem eles 3 ou 15 anos) as actualizações que permitem aos utilizadores finais usufruírem da segurança acrescida que vai sendo implementada.
Nada mau, pena só ser compativel com a gama Pixel 🙁
O Microsoft Defender for Endpoint penso que seja exclusivo para clientes que tenham uma conta com o Office 365,se não estou em erro.Ou coisa assim.Nem sei se estará disponível para os utilizadores em Portugal.De resto os restantes conselhos são muito úteis.
Já está a bombar no Tablet Samsung. Não conhecia e agradeço a dica.
Se bem que a Samsung tenha protecção nativa da McAfee e aparentemente funciona bem. Espero que não desatem à bulha! 🙂
A Microsoft devia era ter nunca abandonado o seu sistema Windows para os telemóveis… ridículo estes conselhos, para não dizer pior!
Concordo, tive um Windows phone 650 e, na altura estava muito à frente. Ainda hoje funciona. Falhou devido às aplicações reduzidas. Tenho o Android que é bom mas não podemos deitar fora a Microsoft.