Dica: Não usa o 5G no smartphone Android? Saiba como desligar
Agora que o 5G está finalmente disponível em algumas cidades de Portugal, os utilizadores podem testar esta nova tecnologia de forma gratuita. No entanto, o consumo de dados excessivo poderá levar que muitos não queiram ter acesso a tal ligação.
No Android o controlo é dado totalmente aos utilizadores, o que significa que podem desativar o acesso 5G. Este é um processo simples, veja como fazer.
Cada vez mais os smartphones dão aos utilizadores o acesso ao 5G. Este não requer qualquer configuração para estar ativo, pelo menos agora no período de testes que os operadores estão a oferecer. Assim, muitos querem ter o controlo total sobre este acesso, em especial no Android.
Para conseguir desligar o acesso a qualquer rede 5G, os utilizadores do Android só precisam seguir alguns passos simples. Naturalmente que o smartphone tem de ter suporte para 5G e depois ser aberta a app Definições.
Aqui dentro, no caso da MIUI, devem escolher a opção Cartões SIM e redes móveis. No caso de outros fabricantes, devem escolher Ligações ou outra opção similar, que devem procurar para encontrar este acesso às configurações do 5G.
A seguir, devem escolher um dos cartões presentes, para desligar o acesso ao 5G. No caso de outros fabricantes podem escolher a opção Redes móveis, para alterarem as definições do acesso ao operador que fornece o serviço.
É aqui que encontram a opção Tipo de rede preferida, onde encontram várias opções. Associada ao 5G deverá estar ativa por omissão, devendo por isso ser escolhida outra. A recomendada para manter o acesso à Internet com velocidades aceitáveis é a associada ao LTE, mantendo também o 3G.
De imediato o acesso à rede 5G é desativado no Android, ficando a rede 4G a ser a preferida. Mais tarde, é possível reverter esta opção e ativar novamente o acesso a esta rede mais rápida e com uma latência muito menor.
Este artigo tem mais de um ano
E ja Há?
Ou so em Lisboa?
Do que tenho visto, no telefone, já se está a espalhar a outras cidades, mas a uma velocidade muito lenta
A NOS já tem uma cobertura 5G bastante considerável, inclusive em zonas rurais / aldeias.
Da MEO a cobertura ainda é muito diminuta, estranhamente com a modernização da rede móvel ver sites sem 700 MHz n28 é um mau planeamento para quem deseje ter uma boa cobertura indoor, o mesmo se aplica ao 4G na MEO em que a maioria dos sites não tem 800 MHz.
A NOS com a modernização da rede móvel tem tido os sites com 3xCA e 4xCA com MIMO 4×4 no 4G e n28 + n78 no 5G.
“Agora que o 5G está finalmente disponível em algumas cidades de Portugal”
É o que dá serem utilizadores do MEO…
Fantástico, aqui está uma bela demonstração de alguém que faz um comentário e não diz rigorosamente nada que se aproveite, pois não percebe nada do assunto…
Parabéns…
Nota: para uma próxima antes de vir dar uma de expert, é melhor não comentar, se não quer ser a parodia do dia…
Caro “Lopes”, lamento que o seu raciocínio não acompanhe a minha escrita.
O 5G faz gastar mais dados como (o consumo de dados excessivo)? pensei que era apenas mais rápido, mas pelo que li, gasta mais dados? KB, MB??
Sim de facto é verdade, a tecnologia é mais rápida, mas também consome mais dados como era espectável, o problema aqui é que os operadores tem de ajustar os tarifários e os tráfegos, que nas redes moveis são uma anedota, principalmente para quem não tem alternativas.
Nos dias que correm, já não é kb, é mesmo Mb e Gb em segundos.
Boas,
então para ver um video no youtube, um site tipo pplware ou receber emails vou gastar mais dados? gostava de entender o porque, já que se for assim prefiro ficar com o 4G.
Sabe explicar porque o 5G gasta mais?
Obrigado
O 5G gasta exactamente os mesmos dados que o 4G para cumprir a mesma tarefa.
Só num speedtest onde testa a velocidade obviamente consumirá muito maior fluxo de dados.
O resto são burros ai a falar do que nem sabem ó que é.