PplWare Mobile

O Android também tem o seu Face ID, saiba como usá-lo


Autor: Pedro Simões


  1. helder11 says:

    “O Trusted Face é a funcionalidade similar do Android ao (Face ID) da Apple,…”

    • Em termos de funcionalidade sim. Ambos fazem reconhecimento facial do utilizador e desbloqueiam o terminal.

      As tecnologias e os sensores usados estão a anos luz de distância, mas isso é “outra guerra”.

      • Nuno Alves says:

        Esta “guerra” constante de “o meu é maior que o teu” é completamente ridícula. Eu não sei como é que vocês ainda têm paciência de responder a certos comentários. Tiro-vos o chapéu.

        Android e iOS são dois mundos distintos… cada um fantástico à sua maneira. Transformaram a forma como olhamos para o mundo e interagimos um com os outros… “for better or for worse”. Sempre fui utilizador Android, porque o acho mais versátil (e assim se compromete a segurança). No dia em que achar que o Android deixou de se adequar às minhas necessidades mudo para iPhone na hora.

      • correia says:

        anos luz está a microsoft, com essa tecnologia no seu kinect.

  2. xor3 says:

    O “Face ID” não é mais que uma cópia de “apenas” mais uma função que o Android já dispõe para os seus utilizadores há vários anos….

    • Apesar de concordar com essa frase, tens de admitir que está a anos luz do que a Apple estará a preparar-se para apresentar

      • JoaoBarra says:

        Mas não está assim a “anos luz” visto que há equipamentos que já fazem algo similar à algum tempo. Podes dizer que a Apple sabe vender a ideia, isso é marketing, não inovação.

      • Marcio Costa says:

        Concordo plenamente contigo Pedro, não podemos fazer comparações, infelizmente partilham unicamente só o nome de “Face ID”, mas realmente a nível de segurança é totalmente gato por lebre… parece-me que os utilizadores estão a querer menosprezar o Iphone, enfim… em todo o caso, concordo que a tecnologia em nada tem a ver com o Iphone… comparar 2D com 3D, enfim e a mesma coisas que comprar uma TV a preto e branco e outra a cores….

        • galo says:

          Eu sou da opinião de que “nem 8 nem 80”. A funcionalidade de desbloqueio usando o rosto já existe há bastante tempo e como tal o FaceID não traz nenhuma novidade no mundo dos smartphones em termos de “funcionalidade”. No entanto a tecnologia usada para por em prática essa funcionalidade é “mais avançada” do que já existia.
          É como dizer que a aquisição de fotografias por um telemovel não é novidade, num entanto um terminado modelo tem a camara mais avançada do mercado.
          Ou seja, o FaceID “não é igual” ao que já existia, mas também não vamos dizer que está anos luz. Cumpre a mesma função do que já existia mas melhor (o que também é normal visto a diferença temporal).

          • AFontes says:

            Isto mesmo… A prova de que está funcionalidade no Android não é tão segura é que muitas OEMs removem esta opção do smart lock.

      • luis says:

        Melhor do que o leitor de íris?

      • Helder Vaz says:

        Pedro está a anos luz porque os outros fabricantes não quiseram perder tempo e dinheiro, a desenvolver algo que nunca vai ser mais prático do que o leitor de impressão digital!!!!

        Será que a Apple é a única empresa no mundo com capacidade para desenvolver tecnologia!!!???

    • Jorge Carvalho says:

      E em muitas outras aplicações , simplesmente não é igual. O conceito sim , a maneira de executar não , e neste caso é importante.

      Abc

    • Pois says:

      Nem por isso.

      O face ID é avançado que chegue para ser uma medida de segurança.

      O Trusted face é apenas uma medidada de conveniência.

      Ambos desbloqueiam o telemóvel, mas seja como for, usar a face nunca vai ser tão conveniente como usar as mãos. Sei disso porque já tive o trusted face a funcionar e a não ser que tivesse a olhar para o telemóvel, não abria (ou seja, a conduzir e quando tentava usar o telemóvel acabado de sair do bolso não estava bloqueado).

      A apple deu um tiro no pé ao não incluir o touch id nalgum lado (botões ou costas)

      • Francisco Pinto says:

        Pelo que se sabe não vai ser necessário ter o iPhone alinhado com a Face. Basta temo num ângulo que ele consiga ver os olhos! E até essa condição da para desativar! Mas claro sobre vai ver como o sistema se vai comportar quando o iPhone sair para o mercado e ser usado na realidades!

        • Pois says:

          Vi videos na apresentação em que tinham que meter o telemóvel de frente para funcionar.

          Como tem que ver os dois olhos, seria quase impossível fazer isso sem, pelo menos, te virares para ele.

          Seja como for, eu tenho o meu telemóvel ali a carregar no meu qi cenas. Acabei de o ligar com a impressão digital, vi as horas e se tinha mensagens e não tive que o levantar.

          • Francisco Pinto says:

            Como tens de olhar a onde vais por o dedo, No x so precisas de tocar nele! Vês as horas e se tens mensagens e Já tens o tlmv desbloqueado! 🙂

      • Francisco Pinto says:

        Pelo que se sabe não vai ser necessário ter o iPhone alinhado com a Face. Basta ter num ângulo que ele consiga ver os olhos! E até essa condição dá para desativar! Mas claro só se vai ver como o sistema se vai comportar quando o iPhone sair para o mercado e for usado na realidades!

      • Helder says:

        Não, não deu tiro no pé nenhum.

    • Belmiro says:

      O que o Android ou Microsoft tem sao mecanismos muito mais simplistas, o que a Apple tem é um dos mecanismos mais avancados e quase infalíveis mas claro, primeiro é preciso testar várias vezes um dispositivo de producao e talvez deixar uns meses para o software amadurecer.

    • Antonio Ferreira says:

      Xor3, coloque uma foto para autenticar o Face ID a ver se funciona ?

  3. Márcio says:

    Não aparece a opção no s6 com android 7.0 nougat

  4. Joao says:

    Esta tecnología é compativel com hardware semelhante ao da apple? Cámaras de IR etc.

  5. Rui says:

    O windows 10 também já tem à algum tempo o Hello com reconhecimento facial sem necessidade de introduzir login! 🙂

  6. Tiago says:

    Conseguem-me indicar onde está essa opção no Huawey mate 9?

  7. João Terra says:

    Essa tecnologia já existe desde o android 4.4.4

  8. Uaparac says:

    Adoro o exemplo do vídeo XD

  9. Miguel says:

    Grande inovação da Apple, meteram uma feature que o meu telemóvel Android com 5 anos e de 100€ tem.

  10. Rui says:

    O Smart Lock através de cara ou dispositivos Bluetooth do Android não é muito (nada) seguro pois basta uma foto para desbloquear o mesmo, e com dispositivos Bluetooth cerca de 95% deles não têm qualquer segurança e por isso podem ser clonados, até usando outro telemóvel. E sim a maça, como sempre, copiou uma ideia já existente mas aperfeiçoou o sistema, pois utiliza sensores dedicados para fazer medições em 2D e 3D para “evitar” e nota que disse EVITAR que o sistema seja enganado, como acontece com o Smart Lock. Se vale o dinheiro e o buzz… Na minha opinião… Não!

  11. XJarreta says:

    Testei no Vernee Mars Pro e funcionou OK.

    Grato pela dica PPLware!

  12. Akexander Luiz says:

    Saudações a todos.

    Não encontrei no meu Miphone Xiaomi Redmi 2.

  13. Albano says:

    Tenho um Asus Zenfone 3 5.2, versão Android 7.0 e não me aparece no Smart Lock o item rosto fidedigno.
    Sabem me dizer se esta versão de Android não teve direito ao Face ID.

  14. José says:

    Face ID, Trusted Face ou algo similar, só têm uma coisa boa! Não será necessário TORTURAR ninguém para obrigar a dar o código de desbloqueio . Basta colocar o smarphone à frente da vitima. Heheh

  15. Rafael Cardoso says:

    O meu antigo smartphone, sony z1 já tinha isso e fazia mesmo com que ou desviar o olhar do ecrã um vídeo que estivesse a ver entrasse em pausa até estar novamente a olhar para o ecrã.
    Volto a repetir, o meu antigo Sony Z1

  16. Helder Vaz says:

    Independentemente dos sensores utilizados ou do nível de segurança, é um método de desbloquear que não é nada prático… Experimentei esse método ainda antes de se ouvir falar do faceID da Apple, mas não me agradou de forma alguma…
    Gostos são gostos mas neste caso, estamos a falar de ser ou não ser prático de usar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.