Os Android mais modernos são mais seguros que o iPhone, revela um detetive forense
A eterna questão da segurança nos dispositivos móveis tem vindo a público nas últimas semanas. Foram vários os casos em que houve acessos não autorizados ou as autoridades pediram acesso aos dispositivos.
O passado tem mostrado um cenário onde o iPhone conseguia escapar incólume. As vítimas acabavam por ser os smartphones Android, que não resistiam. Esta situação parece ter mudado e agora são os equipamentos com Android os mais resistentes a ataques.
O iPhone já não é o mais seguro
Há já algum tempo que as forças policiais dos EUA contactam a Apple para conseguir a criação de backdoors para acesso ao iPhone. A marca tem conseguido rejeitar estes pedidos e manter privados os dados dos utilizadores.
Claro que este acesso tem-se mostrado possível com ferramentas de empresas de segurança como a Cellebrite, mostrando assim fragilidades neste smartphone e no próprio iOS.
Também no Android existem estes casos, ainda que não sejam conhecidos dados.
Os smartphones Android estão mais protegidos hoje em dia
Um elemento dessas forças policiais veio agora a público revelar que nos dias de hoje a segurança do iPhone está mudada. Este detetive forense revelou que os Android mais modernos são mais seguros que o iPhone.
No momento, conseguimos entrar nos iPhones. Há um ano, não podíamos entrar nos iPhones, mas podíamos entrar em todos os Androids. Agora não podemos entrar em muitos Androids.
Do que revelou, sabe-se que equipamentos como o Google Pixel 2 ou o Samsung Galaxy S9 não revelam dados das redes sociais, navegações na Internet ou dados de GPS. No caso concreto do Huawei P20 Pro nenhuma informação foi obtida.
Detetive forense revela nova realidade de segurança
O segredo para esta proteção adicional parece estar na encriptação destes equipamentos. A Google tem melhorado esta componente no Android e assim torna-se muito mais difícil de obter esses dados. Claro que não são impenetráveis e outras ferramentas podem conseguir entrar.
O detetive Rex Kiser revelou que até o mais recente iPhone 11 Pro Max pode ser quebrado e obtidos dados dos utilizadores. No entanto, não é tão simples como antes, em que se ligavam as ferramentas e os dados simplesmente fluíam.
Fica claro destas revelações que os smartphones Android evoluíram e estão, aparentemente, mais seguros que o iPhone.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Vice
Neste artigo: Android, detetive, iPhone/iPod, Seguros, utilizadores
Qual detetive? Qual estudo? Quais versões de sistemas? Quais brechas?
LOL
Tá no link do artigo:
https://www.vice.com/en_us/article/n7jevz/government-report-reveals-its-favorite-way-to-hack-iphones-without-backdoors
claramente vivemos em realidades diferentes, o multiverso existe.
A conclusão deste artigo deveria ser:
“há modelos específicos de terminais que correm versões específicas do Android que aparentam ter medidas de segurança reforçadas”.
Só um eterno ignorante pensa que tanto android ou ios são seguros. Não são, nem nunca foram.
A história do governo dos EUA pedir á Apple backdoors de acesso não passou de campanha publicitária para reforçar acredibilidade de uma das maiores marcas americanas.
Mas a verdade é que essa pseudo-segurança pouco importa num momento em que a maioria das pessoas expõe de livre vontade os seus dados em serviços online.
bull
shit
android é um autentico coador. basta ver o faceid usado nesse sistema… agora imaginem o resto que não se ve…
O sistema de Face ID da Apple pode ser bastante mais seguro que o Android mas em nenhum dos casos num equipamento moderno é fácil enganar o Face ID, a mesma questão com o leitor de impressões digitais. Normalmente pelo que se sabe os equipamentos são acedidos através de falhas de segurança que permitem sem o equipamento desbloqueado aceder a informações ou então permitem que seja feito um número ilimitado de tentativas de desbloqueio usando padrão ou passwords.
Em termos de segurança não há nada que faça com que de raiz o Android seja menos seguro ou tenha mais falhas de segurança que o iOS, o facto de todas as marcas personalizarem os equipamentos dificulta também a exploração de falhas visto que uma falha numa marca pode não estar presente noutra e é mais difícil forcar-se num equipamento só para tentar explorar falhas, por isso não duvido nada que hoje em dia seja mais difícil para as autoridades ter acesso a equipamentos Android que a iOS.
Ainda não vi uma noticia em que tiveram de pedir backdoors ou de pagar 100mil€ para desbloquear um unico Android… Ou de até mesmo, o Presidente dos estados unidos ter de pedir algo…
Amigos droids, temos de esperar pela nossa vez, que isto de vir um zé ninguem dizer que é o mais seguro, é atirar areia pos olhos !
Mas ja viu as noticias que google e outros conseguem invadir iphone com facilidade?
Claro, Claro… para mim é bom. Quantos menos comprarem iPhones mais baratos hão-de ficar. Por mim podem comprar os androids todos.
Artigo típico “Hoje e Sexta-Feira” lol
pouco sobra ao iphone para justificar preço..
Ou então não…seria uma jogada inteligente dizer que os únicos a que eles não conseguem aceder , são os mais acessíveis …aí toda a gente , com algo a esconder, iria a correr comprar os tais mais seguros , mas que na realidade seriam os mais inseguros…..tornando o trabalho da polícia mais fácil
Seguro é a burrice de quem acredita em telefones seguros…
Nenhum smartphone é seguro mas pronto………………..
+1
Tudo isto nao passa de uma treta, quem faz a segurança nos telemoveis android ou ios sao os usuarios nao sao os sistemas, este ppware so diz prvoices.
Por favor dêem o contacto desse detetive forense ao FBI que parece ainda não conseguiram aceder à informação de uns iPhones 🙂
https://9to5mac.com/2020/02/05/fbi-apple-pensacola-case-update/