Android 13 disponível há 5 meses ainda só chegou a 5,2% dos dispositivos
O Android 13 chegou há pouco mais de 5 meses e já várias foram as fabricantes que anunciaram as suas interfaces de utilizador baseadas nesta versão. Contudo, a sua adoção está a ser bastante lenta, com muito poucos dispositivos já atualizados.
A Google revelou que apenas 5,2% dos dispositivos Android já receberam o Android 13.
A adoção do Android 13 muito baixa... ao fim de 5 meses
A fragmentação do Android é o grande problema do sistema operativo da Google, para utilizadores e programadores. Os smartphones da empresa são sempre os primeiros a receber as atualizações, garantindo assim todas as novidades, mas os smartphones Pixel chegam a uma percentagem muito diminuta de utilizadores.
A última atualização dos números da utilização do Android nas suas várias versões foi disponibilizada em agosto, quase em simultâneo com lançamento do Android 13. Esta informação voltou a ser partilhada através do Android Studio.
A informação hoje partilhada revela que o Android 13 (T) chegou apenas a 5,2% dos dispositivos em utilização. É o Android 12 que atualmente domina o mercado, com 18,9% (S), um aumento significativo desde a última informação partilhada, de 13,5%.
Atualmente, o Android Jelly Bean que ainda tinha alguma representatividade há 5 meses, deixou agora de aparecer e o Android KitKat passou dos 0,9% para os 0,7%.
O Android Studio não explica a forma como estes dados são recolhidos, mas tal como a Google anunciava no passado, deverão ter por base os dados recolhidos na Play Store, com base nos dispositivos que acedem à loja de aplicações.
Além da Google, a Samsung, OnePlus e Xiaomi, são algumas das fabricantes que mais contribuíram para a adoção da versão 13, ainda assim, a uma velocidade muito lenta face às exigências e expectativas dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Fazem sempre disto algo drama, mas ao contrário do iOS um android não precisa de esperar de uma versão nova de todo o sistema operativo para ter coisas como:
– melhor app de maps
– possibilidade de partilhar albums de fotos
– ou outros quaisquer que na verdade são updates de apps.
Cada vez menos a versão base é importante
A questão nem é essa. Quanto vale os 5% em unidades? E depois há outra pergunta, desses 100% de dispositivos Android, quantos sao telemóveis, pois temos muito dispositivo IOT, Rádios de carros, frigorificos, bimbys do lidl 🙂 e muito outro tipo de dispositivo que não tem nem será suposto ter a versão mais recente, fora a quantidade de Androids com mais de 4 anos que nunca irão ver a versão mais recente. Basear dados nos acessos à playstore acaba por ser enganador.
De qualquer forma como dizes e muito bem, a versão mais recente é importante só para alguns cenários, até porque quem a recebe leva as features todas, não é como por exemplo o iOS que atualiza em dispositivos mais antigos mas na verdade não mete quase nenhuma das novas funcionalidades da versão em questão, acabando por ser um update so para estatistica, porque as funcionalidades são restritas apenas aos mais recentes. (Ex: peguem num iPhone 8 com o novo iOS e metam ao pé de um iphone 13 para nem dizer o mais recente.. N tem metade das funcionalidades novas ativas)
TV’s ,Box’s Android TV e Android TV Stick’s , se pensarmos bem é ao pontapé, as mais recentes tudo no 9 e no 10 eheh
Tenho 2 Chromecast 4k: um para a TV da cozinha e outra para a do quarto. Evitam o uso de cabos pela casa para assistir à tv da minha operadora por exemplo e ambas com Android 12. Não é o 9 nem o 10.
Não estão no 13, logo tb estão a contribui para a estatística depreciativa eheh
+1
Mas estás-te a esquecer de algo bastante importante, os security updates do google. Vai de cada marca atualizar o software mas se não te dão atualizações ao sistema operativo, então provavelmente também não deves ter os updates de segurança atualizados. Há muitas marcas que nem querem saber.
Confirma nas definições do teu android qual é a data das definições de segurança que tens.
São publicadas pelo google todos os meses e as mais recentes a esta data são de 5 de Dezembro 2022 (estão para sair muito em breve as de Janeiro 2023):
https://source.android.com/docs/security/bulletin/pixel
Se não tiveres estas, estás desatualizado e podias (e devias) estar mais protegido. A maioria do pessoal anda aí com sistemas operativos super desatualizados.
eu ja tenho a de 5 de janeiro de 2023 nao sei o ke dizes…
Nao é verdade isto. Os telemoveis dos meus pais (gamas baixa e media) não estão na ultima versão do android e recebem patch de segurança. Não estar na ultima versão android não quer dizer ausencia de patch de segurança
Pixel 6 Patch de Janeiro e OnePlus 9 Pro Patch de Dezembro.
Android não presta, ios o melhoooor. Tinha vergonha de andar com um android na rua, vergonha!
Olá.
A principal razão de atualização é a segurança. Se não existem as actualizações de segurança depois existem as empresas de antivírus e vpns aos pontapés quando o sistema operativo atualizado já protege de muita coisa.
Não é a toa que a Microsoft no PC lança updates regulares do windows defender. Mas a segurança nos smartphones nativamente está nas atualizações
Claro, mas o pessoal esquece isso na altura de comprar.
Podia ter um telemóvel melhor pelo preço que paguei, mas optei por um X20 da Nokia (e podia ter sido um Pixel, um Samsung, etc) para garantir que tenho 3 anos de atualizações de sistema operativo e 4 anos de atualizações de segurança.
Isto! Com o que paguei pelo meu samsung s20 fe comprava o topo de gama da xiaomi na altura. Mas são prioridades…
O maior problema do Android foi sempre a fragmentação, uma vez que os fabricantes têm interesse em vender novo e não em actualizar o existente.
Não tem lógica na perspectiva do consumidor.
No meu caso foi um dos motivos pelo qual troquei para um IPhone. o suporte de software são só 4 anos….. enfim.
Comprem iphone. A minha mulher acabou de comprar um iphone 11 por 390 euros novo. Nenhum android por esse preco tera tantas atualizacoes e rapidez como ele
Novo ou recondicionado? Isso tb é uma bela praga que anda aí. Deixa estar eheh
Aqui podemos observar alguem que claramente não conhece as politicas de atualização da samsung 🙂
Ou entao sabe que quem gastou 1200 euros num galaxy note 9 passado 1 ano ficou sem updates pois nem android 11 recebeu
«The Note 9 ships with Android 8.1 Oreo with Samsung Experience 9.5 as the software overlay. The phone was later updated to Android 10 with Samsung’s One UI. One UI version 2.5 was released to the phone in October 2020»
Tens razão em não ter recebido o Android 11 mas recebeu o 10.
O smartphone foi lançado em Agosto de 2018, ou seja, teve actualizações durante 2 anos. Entretanto, a Samgung actualizou a sua política de actualizações e dá suporte durante 4-5 anos.
Foi preciso perderem quantos clientes para chegarem a essa alteração ?
Eu fui um deles e comigo os que me são proximos mais 6 or 7 pessoas.. assim do topo da minha cabeça. Há e espera por causa do meu trabalho também era tudo samsung.. foram mais uns 20 ou 25 telefones.. e quem diz eu diz outras pessoas
Nada contra iPhone mas também não é por ai, porque algumas marcas Android dão 4 anos de atualizações, como a Nokia por ex. É um questão de se levar isso em consideração quando se compra.
E sai para todos os modelos no mesmo dia do android 13 como acontece em iPhone? Pois…
Não, não acontece. Há atualizações para modelos específicos de iPhone, e por vezes criam problemas que precisam de correções pontuais, tal como em Android.
Precisa de se informar antes de cometar.
Pelo meu lado estou satisfeito: o meu veio com Android 11, recebeu Android 12 assim que o liguei, recebeu o Android 13 em Nov.22 e ainda vai receber o 14 este ano, e todos os meses recebe atualizações de segurança.
Qual é o problema?
“Além da Google, a Samsung, OnePlus e Xiaomi, são algumas das fabricantes que mais contribuíram para a adoção da versão 13…”
Xiaomi? Bem eles prometem longevidade nas atualizações. Agora contribuir para adoptar a versão 13? Só agora começa a chegar aos poucos. Eu tenho um (bom) xiaomi e por isso estou atento. Basta ir á página oficial onde se pode fazer download das roms e é tudo android 12 para baixo.
Yá, a Xiaomi pelo que se tem lido está aí a mais. A OnePlus já teve melhores dias, em contrapartida a OPPO parece querer fazer um esforço para actuar em contraciclo face à sua subsidiária ao prometer os 4 majorUpdates pelo menos para os topos de gama. Vamos ver se cumpre.
Muita gente supersticiosa.
Venha o Android 14.