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ANACOM revela “prints” dos preços da MEO, Vodafone e NOS! Altice já respondeu…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ricardo says:

    Os portugueses estão tramados. Eu vivo na Holanda, ganho 3090 euros por mês e pago 40 euros por fibra mais 2 telemóveis.
    Se eu estivesse em Portugal tinha que viver da tdt e pouco mais para não passar fome.

    • mojorisin says:

      não digas isso, cá é tudo baratinho, vais ver que daqui um bocadinho ja vai haver aqui uns quantos a defender as operadoras

    • André Scala says:

      Onde trabalhas precisas de diploma? Senão junto-me a ti xD

      • Nuno Miguel Fernandes says:

        Todos os anos os preços aumentam isso é mais que sabido. Não sei porque é que as operadoras estão virgens ofendidas ! Mesmo que aumentem o preço em 0.50€ isso x 400.000 clts dá quanto??? E esse dinheiro vai para quem???’

    • Jose Mendes says:

      Que é que isto tem a ver… Vivo no Canada e pago 40e só pelo tlm e 10Gb de tráfego. E qualquer coisa como 100e pela internet e tv em casa… Enquanto tenho família em Portugal que paga metade por 3 tlm,internet e tv…
      Agora que as operadoras em Portugal estao a abusar? Estao… mas comparar com outro pais… :/

      • Bruno M. says:

        Sim, e quanto ganhas tu no Canadá @Jose Mendes?!
        É que aposto que ganhas, no minimo dos minimos o triplo que nós 😉

        O caso do @Ricardo é diferente, para uma ninhanhia comparado com o que recebe!
        Paga menos de 2% do ordenado, enquanto nós, pagamos sensivelmente entre 6 a 8 %!

        Diferença brutal não?

        • FAR says:

          O @Ricardo ganha 3000€ e paga 40€ por telecomunicações mas depois paga 1500€ de renda e 50€ de cada vez que vai jantar fora (se for sozinho), já para não falar do facto de ter de falar… enfim o que se por lá fala. Há vantagens e desvantagens, nem tudo é branco ou preto.

          Comparar alhos com bugalhos dá nisto.

      • PML says:

        Duas coisas – o dolár canadiano valo 0,64€, logo os valores indicados são 64€ e 25€ pelo telemóvel. Depois a dimensão do Canadá face à poplulação não favorece a construção de infraestruturas. Mesmo assim, comparando valores de rendimento face custo do serviço, centamente que no Canadá é superior.

      • luis baker says:

        40 euros por 10gb eu aqui na franca pago 15 por 100GB

    • Helio says:

      A ganhar um pouco menos que aí, estou em Portugal e por um serviço 4P com 2 tlm pago 41,99€, é claro que tenho mais alguns extras, mas pelo que vejo e comparando o que mencionas, o valor é bem identico

    • Keyboardcat says:

      A cobertura de fibra nos Países Baixos é péssima comparado com Portugal.

      A maioria das pessoas é obrigada a pagar mais de 50€ só por internet nos grandes operadores como Ziggo e Kpn (eu pago 60€). Isto sem incluir telemóvel.

      Esses 40€ são irrealistas.

      • Fla says:

        Comparada com que Portugal? Se for com o Portugal das grandes cidades, talvez. Com o restante Portugal das vilas e aldeias desse País fora não, os serviços deixam muito a desejar quando comparados com zonas similares de outros Países Europeus.

        • Keyboardcat says:

          Esses países não incluem os Países Baixos. 90% da população das grandes cidades como Amsterdão, Utrecht, Delft, Den Haag não tem acesso a fibra.

          A cobertura de cabo é óptima, diria que 99% da população. Mas não existe concorrência, por isso os preços são elevados.

          Em Portugal conheço dezenas de aldeias com fibra. E as cidades tem em média 80% de cobertura. Não é perfeito mas é melhor que muitos países. Especialmente a Holanda.

          Agora se fomos falar de serviços móveis isso já é outra conversa. Cobertura e velocidades 4G são péssimas em Portugal. E os preços são elevados para o serviço que obtemos. Nesse sentido estou muito melhor servido nos Países Baixos em que pago 18€ por 20GB de tráfego móvel.

        • Raven says:

          A experiência em Portugal com a fibra óptica já vem, pelo menos de forma experimental, dos meados da década de 90. Numa pequena cidade do interior chamda Mangualde e numa aldeia próxima chamada Cunha Baixa foi desenvolvido um projeto-piloto em parceria com a Univ. de Aveiro, dando acesso (numa urbanização e no centro social da aldeia) a TV por cabo, telefone fixo, Internet e até possibilidade de fazer videoconferência! Isso mostra que já temos anos de experiência, mas ainda há muitos sítios não abrangidos pela fibra passados estes anos, infelizmente…

          • Keyboardcat says:

            Eu sou natural do concelho de Mangualde. E sei que muitas aldeias no conselho já tem cobertura de fibra. Incluindo a que eu vivi.

            Acho que em termos de cobertura fibra os Portugueses não se podem queixar muito. Infelizmente o mesmo não pode ser dito no que toca a serviços móveis.

          • Raven says:

            Sim, a questão da cobertura de rede móvel é bem mais preocupante, então nos locais com mais montanhas e vales consegue ser um atrofio…

    • Tiago says:

      Boas Ricardo, também estou na Holanda e não vi em lado nenhum esse preço tão baixo. Podes partilhar qual é a operadora?

      • Keyboardcat says:

        Cheira-me a treta. Esses preços são impossíveis em operadores como KPN e VodafoneZiggo em que só internet nesses operadores custa mais que 40eur. A T-Mobile oferece melhores preços (e cobertura quase inexistente) mas não consegues adicionar 2 linhas de telemóvel com fibra por 40eur.

    • Mario says:

      So ganhas isso na holanda? Isso e o preco da renda de um studio.

    • José Fonseca Amadeu says:

      Ricardo, estou em Portugal e ganho pouco mais do dobro disso.. Not following..

    • airtup says:

      Ganha muito pouco para quem vive na Holanda..

    • Paulo says:

      Exactamente, para não morreres à fome, tiveste que ir para a Holanda.

  2. LA says:

    Ainda não falaram que os preços que vêm no site da MEO, estão sujeitos à adesão à Factura Electrónica, porque senão é mais 1€. Não deveria de ser ao contrário, o PVP menos 1€, caso o cliente aderi-se à Factura Electrónica? É sempre a mandar areia para os olhos, dos consumidores.

  3. Jota says:

    Só tenho uma coisa a dizer às operadores: Quem está bem está, quem não está bem…mundo! Vêm outros! Não falta quem queira entrar no mercado! É que é ….mundo, mesmo!

  4. Pedro says:

    Obrigado anacom por fazeres o teu trabalho

  5. g0tH1c.X says:

    É triste que não exista realmente uma “concorrência”…
    Ter 3 ou mais operadores, com basicamente as mesmas ofertas e aos mesmos preços, não é concorrência.
    Era bem feito que o “Starlink” funcionasse realmente bem e fosse barato, para o pessoal começar todo a “fugir” para lá e aí, iam ver o que era concorrência.
    Na prática, isto é como a gasolina, que é toda praticamente a mesma coisa, com pequenas variações de preço.

  6. Luis Henrique Silva says:

    opa pera ai não percebi, mas os prints que ai aparecem são antigos certo??
    É que eu na vodafone tinha e tenho o Fibra 3 Light que está agora no site a 30,9€ e só com 30Mbs, mas o meu pacote ao qual aderi à quase 2 anos é de 100/100.
    Segundo o assistente ontem, disse-me que não podem mexer pois estou a contracto, por isso não podem mexer na minha mensalidade e velocidade.
    Agora pergunte será mesmo assim ou vou ficar com velocidade mais baixa?

    • André Correia says:

      Quando acabar o teu contrato actual vais levar com o aumento habitual(o preço mínimo é só por 24 meses) e se quiseres renovar e manter o pacote mínimo da Vodafone terás apenas os 30mbs a partir daí.

    • Celso says:

      Quando acabar a fidelização ai sim para continuar a usar esse pacote vai ser reduzido de certeza

    • Raul Oliveira says:

      Não podem mexer porque estás em contrato?
      Faço isso com a Nós sempre que vejo melhorias nos pacotes, sempre com fidelização de 24 meses.

    • Custódio Gomes says:

      Não, s novas tarifas e a velocidade é só para novos contratos, ou quando termina o contrato, ao renovar estamos sujeitos!
      Eu tenho contrato com a NOS (antiga zon) já lá vão 8 anos sem fidelização e não tenho razão de queixa, nem tão pouco mudo de fornecedor, os preços e o serviço é idêntico e sempre que tenho uma quebra na velocidade basta ligar o apoio ao cliente e resolvem o assunto de imediato, por vezes vêm ao domicilio, e há pouco tempo atrás detectaram um problema numa das ligações e o problema foi resolvido de imediato. Para Mim a NOS satisfaz.

  7. R says:

    Não vou defender as operadoras, mas em diversas áreas, incluindo as comunicações, temos entidades reguladores que deixam muito a desejar.

    • Joao Ptt says:

      Sim, no controlo de qualidade das redes cabeladas, pelo menos da NOS, deixam mesmo a desejar, o controlo suponho que seja quase inexistente, e sabe-se lá o que é preciso fazer para que a ANACOM vá fazer inspecções a sério. E sem falar na Internet móvel em si, que mesmo onde existe por vezes deixa muito a desejar! Variando por vezes ao longo do dia/ semana/ mês/ ano… acho que fazem uns estudos (ou mandam fazer), mas acho que não têm postos fixos (acho) espalhados por todo o país em todas as freguesias do país para monitorizar em permanência a real situação a cada momento das diversas redes.

      Na autoridade da concorrência, não podem fazer nada porque não é ilegal terem todos o mesmo preço para a mesma coisa, a não ser que provem que eles falaram uns com os outros para combinarem terem sempre os mesmos preços para ofertas equivalentes. Mas isso geralmente só com denuncias de pessoas directamente envolvidas no processo, e preferencialmente com documentação que o prove… é quase impossível acontecer… imaginam algum director de alguma destas grandes empresas a entrar na autoridade da concorrência a admitir que combinaram os preços e tarifários, e está aqui a acta assinada por todos e autenticada por notário, junto com a gravação em vídeo com som da reunião devidamente certificada por certificado digital que não se consiga falsificar da própria câmara de vídeo… e mais 10 testemunhas que aparecem no vídeo e que são pessoas a trabalhar nas várias empresas em cargos elevados e dispostas a testemunhar… é sonhar com o quase impossível.

  8. André Correia says:

    Engraçado como os senhores da Altice responderam quase letra por letra igual ao comunicado da NOS faltou o choradinho do 5G que já tinha feito a semana passada.
    Suspender lhes as instalações e renovações dos clientes enquanto não explicassem bem o porquê do aumento dos preços era o que mereciam, mas aí a ANACOM tem muita culpa que já vem tarde e deveria ter sido mais dura e obrigar por cada aumento do valor melhoria das condições do serviço quer em velocidade quer em cobertura falar pouco adianta mas já deu para ver que os 3 estarolas não estão a gostar desta nova postura da ANACOM e isso como consumidor só me pode agradar.
    Cumprimentos

    • Joao Ptt says:

      Ou são os accionistas a exigir uma mudança de atitude, ou não vai acontecer.
      Os operadores têm muita influência e dinheiro, e vão fazer o que se faz sempre que é pressionar os políticos a obrigar quem for necessário a baixar a bolinha e a facilitar a vida aos (não) “coitadinhos” dos operadores móveis. E nem precisam de dar dinheiro ou assim, basta irem chorar-se aos políticos que é uma vergonha o que a Anacom anda a fazer e o quão mau é para o país, e não tarda estão a mandar a malta da Anacom para a rua e a meter lá outros que façam o jeitinho e não chateiem… mesmo que no final quem saia prejudicado sejam os mesmos de sempre: clientes e povo português em geral.

  9. SANDOKAN 1513 says:

    Mas tanta discórdia por causa de quê ?? Já se sabe que todas as operadoras no início de cada ano praticamente sobem os seus preços por mais 1 euro(inflação,custos disto e daquilo e por aí fora…).Temos que nos convencer disto. 😐

    • Euéquesei says:

      Acho que o problema maior não é o aumento de um euro, mas sim o de diminuírem a velocidade da Internet fixa e de lhe colocarem um limite mensal.

      • Mario says:

        Tenho gigabit das melhores velocidades deste pais na meo e so pago 29.90 por mes. Muito satisfeito!

      • Thomas B says:

        Para mim é isso mesmo. Já que temos que pagar mais, devíamos ter tbm mais e melhor serviço. É lógico. Pq se é para ter menos, então de que vale?! O outro problema é que tu em Portugal, não tens concorrência, tens 3 operadoras amiguinhas, que fazem uma birra assim que ouvem que vão entrar concorrência non5g e afins.. É bloqueiam o mercado.

    • Márcio Sousa says:

      Vou responder singularmente, na minha visão do assunto. Ok as operadoras sobem todos os anos e apesar de eu próprio não abundar em dinheiro gostaria que tal não acontece-se contudo este ano é diferente pois para além do aumento do tarifário mínimo houve uma redução da qualidade do serviço…ah bolas peço desculpa já nós foi esclarecido pelos operadores e isso não aconteceu (ironia)…houve uma adaptação dos pacotes de valor mínimo onde vamos ter limites de dados internet por mês e por esse mais 1€ passamos então a ter velocidades de download/upload 30/10 MB e posso estar enganado na velocidade de upload mas seguramente é mais baixa do que era praticado até aqui com os pacotes mínimos onde existe a cobertura de fibras, claro que se estiver a falar de ADSL esses valores de download/upload são perfeitos mas ainda assim passam a ter a condicionante de limite de tráfego.
      Ainda se lembra quando tínhamos a destinção de tráfego nacional e internacional….acho que vai voltar a estar na moda.

  10. B. Clair says:

    Mas alguém duvida que há cartelização de preços das comunicações em Portugal? E já agora quanto aos preços em relação aos restantes países europeus: https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/mobile-broadband-prices-europe-2019

    • Oscar says:

      Obrigado pela informação.
      Para as minhas necessidades a média da UE (está no relatório página 81) é 8,82, aqui em portugal pagamos 14€.
      Paras os utilizadores com 5GB e sem chamadas limites a media da UE é 30€, aqui em Portugal pagamos 60€.
      @Sandokan todos os anos aumentam 1€ e no resto da Europa fazem isso, ou não há aumentos salariais por lá? E aumentar 1% aqui em Portugal é inferior a aumentar 1% na alemanha.
      Isto é um cartel!!

      • Joao Ptt says:

        Só é cartel se combinarem-se!
        Se estão a copiar-se é o mercado a funcionar… a funcionar mal, mas a funcionar.

        A boa notícia é que vão existir frequências disponíveis para um eventual novo operador físico, se alguém quiser gastar sabe-se lá quantas centenas ou milhares de milhões em infra-estruturas físicas, processos em tribunal (porque os outros operadores vão dificultar tudo sempre que lhes for possível, se for possível), então força com isso… e no final disso tudo metam preços da chuva só para chateá-los e finalmente beneficiar a malta. É realista? Não. Só se naquelas reuniões entre malta do sector alguém chateasse um desses magnatas do ramo e ele fizesse questão de vir estourar com o mercado… impossível? Eu acho.

  11. Ricardo Correia says:

    Acho piada à parte do “normais e recorrentes num mercado concorrencial…” Concorrencial? Onde? Depois há também o “as velocidades mencionadas eram decorrentes de mecânicas promocionais”. Tudo treta para dizer “nós fazemos o que queremos, vocês comem, pagam e não bufam porque a alternativa é a TDT, sem internet para ninguém, entendido?”

  12. Pedro says:

    O mais preocupante nisto é ainda usarem Windows 7 na ANACOM.

  13. Andre Alves says:

    É que nem vale apena comentar isto! O cartel deu um berro e o menino que se viu ficar sem as ferias de luxo!
    Só estar bem atento e estão la as prendas com o veneno!

    Se todos em Portugal fossem como este Cartel ( unidos ) nao estávamos nestas situações.

  14. Mais nada says:

    Sou a unica pessoa que ve o preco da vodafone minimo a 30,9 euros ? e nao a 29,9 como na imagem?

    • Rac says:

      As prints são os preços antigos. Era disso que a ANACOM estava a “reclamar” às operadoras. O facto de terem subido de preço e reduziram nas condições.

  15. RUI COELHO says:

    em Portugal pagamos preços de país rico,o minimo que se pode chamar a isto é chulice,o pior é que nao temos ninguem que defenda o consumidor ou se temos nao faz nada

  16. PML says:

    No passado em algumas vendas de espectro não houve leilão. Foi vendida por preço “competitivo” aos operadores existentes de forma a que em PT tivessemos valores mais baixos para os utilizadores finais. Se bem se lembram na altura na maioria dos países europeus usou leilões e arracadaram centenas de milhões de euros (alguns na ordem dos milhares de milhão). O que aconteceu? Como muitos dos players são europeus usaram o desconto de Portugal e não aplicaram qq preço melhor no nosso mercado. Simplesmente ganharam mais… Ou seja, nem tivemos tarifários mais baixos nem o estado arrecadou dinheiro. Acho que agora a Anacom está a abrir os olhos e quer de facto aumentar a concorrência. Claro que há interessados em que isso não aconteça… mas pode ser bom para o utilizador final. A Anacom só tem é de acautelar que facilita a entrada de concorrentes e que também não discrimina negativamente os existentes.

  17. Joao Ptt says:

    Uma alternativa, para mim viável se tiverem »imenso« dinheiro para marketing, agora que pensei um pouco nisso, é um operador móvel físico novo, não nos moldes dos existentes que isso parece-me inviável, mas que se foque somente na Internet, talvez com uma tecnologia diferente e com melhor cobertura do país, que não precisa de ter velocidades loucas (patamares como: 8Mbps/ 8Mbps, 16Mbps/ 16Mbps, 24Mbps/ 24Mbps) mas apenas de garantir que para cada patamar de velocidade o tráfego é verdadeiramente ilimitado, cobertura em todo o país e que os preços são muito mais baixos que o dos restantes operadores e já sem fidelizações nem promoções especiais… só para os outros irem aos arames e terem de começar mesmo a ter ofertas de jeito a sério.

    Desconfio que a malta prefere ter 8Mbps/ 8Mbps a pagar tipo €5/ mês mas com tráfego ilimitado, que ter 300Mbps/ 150 Mbps com 500 MB de tráfego e a pagar € 15.

  18. Paulo says:

    O mal é a lei das promoções permitir estes “esquemas por parte das entidades vendedoras”
    99% do tempo estão em promoção ou ofertas permitindo depois afirmarem como é este o caso nas comunicações que não existe aumento dos preços.

  19. António Sá says:

    A ANACOM está a fazer muito bem ao combater a alcateia cartelizada dos fornecedores de serviços NET.
    Para estes, designadamente pra a Alice/MEO, os portugueses são uns coitadinhos, a explorar. Parabéns Anacom.

  20. rinaldo says:

    Na pagina da NOS eu vejo o tarifario a 30,99€

  21. David says:

    Tendo trabalhado na área de telecomunicações em diferentes operadores em Portugal, reconheço que a cobertura tanto nas redes móveis como em fibra optica é bastante satisfatória comparativemente a outros países. Mas os preços … são exageradamente elevados considerando o nivel de vida em PT.

    A titulo de exemplo (considerando que já se falou aqui noutros países como a Holanda ou o Canadá), estou em França. E pago 15 €/mês por 1 acesso fibra em casa ( 1gb down / 500 up) e 10€ por cada tarifário movel ( com 50gb de dados moveis). A titulo de comparação tambem, trabalhando na área de IT estou com 4.6k€ /mês (liquidos)

  22. Dinis Domingos says:

    O Print da Vodafone é feito. O pacote que lá está (3 light) custa €30,90 e a net é só de 30/3 e sem box.
    Houve efectivamente um aumento do preço e uma redução de qualidade de serviço.

  23. informado says:

    NOS 3
    30,99

    120 Canais

    30Mbps

    A ANACOM tem razão os preços aumentaram ! Onde raio está a mentira ????

  24. Manuel says:

    Apesar de achar positivo o que a Anacom está a fazer, é claramente insuficiente.

    Analisando bem os preços das três operadoras, é fácil perceber que os preços são combinados entre elas, com o custo da mão de obra em Portugal, não pode haver outra razão. Os preços das telecomunicações em Portugal, fixas ou móveis são em geral mais do dobro de alguns países europeus, tais como Espanha ou Inglaterra, países onde vivi e conheço bem.

    A internet actualmente é um bem de primeira necessidade, a não ser para trogloditas que ainda estejam a viver no século 19 (infelizmente ainda temos alguns) e o que se passa em Portugal, esta cartelização, é mesmo uma vergonha.

  25. JCR says:

    As 3 operadoras, são 1 bando de ladrões, mas a Anacom também deixa que isso aconteça!

    • Joao Ptt says:

      A Anacom não faz leis. A Anacom não é a polícia. A Anacom não é um tribunal. E Anacom também tem de respeitar as leis e a vontade dos políticos já que são nomeados por eles.

      Se querem que a Anacom faça alguma coisa, têm de convencer os políticos a mudar as leis que permitam tais acções que acham que eles deveriam fazer. Se as leis já existem, mas a Anacom anda a viciar o processo para beneficiar, na sua opinião, os operadores em detrimento dos clientes, então terá de apresentar queixa no ministério público e/ ou aos políticos que (supostamente) o representam na Assembleia da República… para que eles forcem mudanças na administração para garantir o tal cumprimento da lei.

  26. Manuel c. says:

    Renovei o contrato com a NOS no mês de Outubro/20. Estava satisfeito com os serviços disponibilizados até então. Mas o aumento ligeiramente superior a 8% no preço do novo contrato (2,84 euros) e com o serviço de internet visivelmente pior, e caso para equacionar no futuro a continuidade da prestação destes serviços. As empresas sabem que a ANACOM está a dizer a verdade. Não sei porque o negam!!! Assumam. Ao contrário do que diz o governo, a inflação existe e até e elevada. Devem dizer aonde fazem compras para eu também lá ir e propagandear logo a seguir que não existe inflação.

  27. Paulo says:

    Boa tarde
    As nossas operadoras deviam ter vergonha, tenho serviço de satélite pago cerca de 30€ mensalmente e o que vos posso dizer é que tendo o serviço a 2 anos 90% das vezes a minha velocidade de NET é 0,20 mbps, já fiz n reclamações e nada é feito pela minha operadora *NOS* JÁ me responderam que nada podem nem vão fazer para solucionar a minha situação e a outra operadora a Meo nem sequer instala o serviço porque sabe que irá te os mesmos problemas. As nossas operadoras têm cada vez mais prestado um mau serviço eagoram que vêem a possibilidade de outros entrarem no mercado estão afazer este papel para tentarem evitar isso.

  28. JPC says:

    Quem comparou alhos com bugalhos foi você, não? O Ricardo comparou APENAS E SÓ o que tinha a comparar: PREÇOS DE TARIFÁRIOS COMUNICAÇÕES, num e noutros país PO9NTO… não foi preços de supermercado, nem de restaurantes, nem de carros, nem de casas…. seja sério.

  29. Miguel says:

    Como é que é possível que se tenha de desembolsar no mínimo cerca de 500 euros ao ano só para ter acesso à internet e TV?

    Quanto custa dar o serviço a um cliente ? Uma vergonha de ladrões.

    • Miguel says:

      E façam o favor de não me incluir despesas com telemarketings e call centers exploradores de mão de obra chatos pa caraças. Ninguém quer ouvir ou trabalhar nesses call centers da meo.

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