Alerta PJ: Telemóveis são o novo alvo de burlas
Durante anos os alvos principais dos ataques dos hackers estiveram focados nos computadores. Com a generalização dos dispositivos móveis esses alvos estão a mudar e têm um novo destino.
Segundo a Polícia Judiciária, dos 500 inquéritos abertos por ciberataques, uma grande parte está já directamente relacionada com a intrusão nos smartphones.
Os novos alvos dos hackers estão a ser os smartphones, que são agora o ponto de ataque para o roubo de dados dos utilizadores.
Segundo o Diário de Notícias, o roubo de passwords e dados de acesso são actualmente dos maiores crimes informáticos. De acordo com Carlos Cabreiro, coordenador da secção do crime informático da directoria de Lisboa da Polícia Judiciária, o número de ataques a smartphones cresceu...
Este ano notámos um ligeiro aumento do número de processos por crimes praticados com recurso às plataformas móveis, ou seja, os smarthphones
No total, a PJ de Lisboa chegou ao final do ano de 2015 com 858 inquéritos abertos por crimes informáticos. Destes 500 são por ciberataques, 250 por pedofilia na Internet, 70 por extorsão sexual e 30 por crimes praticados contra as pessoas na Internet (injúrias, difamação, entre outros), segundo dados oficiais.
Também durante 2015, a Polícia Judiciária fez mais de 300 arguidos por estes crimes, 21 dos quais por hacktivismo.
Este artigo tem mais de um ano
Esquecem-se que os telemóveis, hoje em dia, são autênticos computadores…
Não facilitem!
Para além do bom-senso e da utilização responsável do smartphone, recomendam a instalação de algum anti-virus ou uma outra qualquer app para aumentar o nível de segurança?
simplesmente cuidado com sites manhosos e muita atenção a links que pedem dados e etc, o principal problema de segurança vem dos users, o antivírus hoje em dia faz pouco sentido, nos Teles ainda menos….. nunca usei em Teles, e em PCs quando me decidia a por 1 o PC ficava ainda pior e decidi nunca mais usar nada disso, opinião de quem conhece +- de como funciona a coisa 🙂 a decisão final é de cada 1…
Pessoalmente tento ter sempre cuidado, mas nunca sabemos quem pode estar a conseguir aceder aos nossos dados. Por norma não uso o smartphone para aceder aos bancos e gosto de ter um anti-virus, nem que seja pelo efeito placebo 🙂
Neste momento, uso o 360 Security + CCleaner + Malwarebytes e não tenho tido problemas, mas eu sou um amador nestas coisas.
Tenho o Avira e estou satisfeito.
Fazer pagamentos por NFC com contas bancárias serão um isco para os hackers.
Isso será verdade se os aparelhos fizerem pagamentos sempre com a mesma identificação e guardarem os dados de pagamento de forma desprotegida.
Neste momento a tecnologia que anda a ser usada nalguns sistemas de pagamento por telemóvel, é mais segura que o pagamento com cartões.
prumeiro ai vao as minhas saudacoes calirosas e desejar um feliz ano novo repleto de sucessos sucessivos.tenha a dizer que agentes autorizadas deve ser capazes de estruir como se pode usar o aparelho,para nao afastar os utentes