SAPO comemora 25 anos. Parabéns!
A Internet é o maior meio de comunicação alguma vez criado. Une milhões de pessoas em todo o planeta e ultrapassa fronteiras. O SAPO, com um quarto de século, ajudou a fazer crescer a web, principalmente na língua portuguesa. Contudo, quando apareceu, o mundo era diferente do conhecemos hoje. Para termos uma ideia, a internet apareceu em Portugal nos inícios dos anos 90, mas com pouquíssimos utilizadores e grande parte deles usufruíam nas universidades. Neste dia 4 de setembro de 1995 era lançado um projeto desenvolvido na Universidade de Aveiro.
Parabéns SAPO, pelos 25 anos de vida.
SAPO faz 25 anos
O SAPO, o maior portal da internet em Portugal, faz 25 anos. Para contextualizar esta data, vamos recuar ao ano do nascimento: 1995. Nessa altura, a internet era um mundo desconhecido e os computadores um luxo tecnológico.
O Windows 3.1 ainda era o rei, acabava de nascer o Windows 95, navegar na Internet era com Netscape e o Google ainda era um sonho para os seus jovens criadores. Foi então que da Universidade de Aveiro saiu o SAPO: Servidor de Apontadores Portugueses Online.
Agregar conteúdos, desenvolver informação não está ao alcance de qualquer pessoa ou grupo. É necessário conhecimento, sensibilidade, disponibilidade e perseverança. Os seus fundadores acrescentaram, à altura, resiliência e mais tarde, a Portugal Telecom acrescentou globalidade. Hoje, nas mãos da Altice, o Sapo continua profícuo a servir aos portugueses cultura, conhecimentos e informação.
Em 2009 a órbita do Pplware cruzou-se com a do SAPO e cresceu a oferta de conteúdos de tecnologia num portal que era o pináculo no que toca a inovação e informação tecnológica em Portugal e para o mundo falado em português.
25 anos passados e o SAPO continua forte e tentacular. Muitos parabéns ao SAPO e a todos que fazem deste projeto um nome para Portugal.
25 anos, 25 momentos que fizeram a diferença tecnológica
Em 25 anos o mundo da tecnologia evoluiu substancialmente. Muitos utilizadores não compreendem hoje como seria o mundo sem o Google, por exemplo, ou sem os smartphones. Mas foi a época que deu estrutura à vida na tecnologia que nos salta nos bolsos, nas mãos, em casa ou no trabalho.
Assim, deixamos algumas efemérides do mundo da tecnologia e algumas da humanidade em geral que marcaram cada ano nos últimos 25 anos.
- 1995 - O SAPO nascia no ventre da Universidade de Aveiro.
- 1996 - Máquina Deep Blue derrota o grão-mestre de xadrez Garry Kasparov pela primeira vez.
- 1997 - Foi neste ano que se registou o domínio mais usado no mundo: Google.com.
- 1998 - Há 22 anos, no dia 4 de setembro, nascia o Google.
- 1999 - As pens USB foram lançados pela M-Systems assim como os cartões SD.
- 2000 - Aparecia o bug do milénio, mais conhecido como Bug Y2K.
- 2001 - Este é o ano do lançamento do Windows XP, e do terrível ataque do 11 de setembro.
- 2002 - Surge um dos maiores concorrentes ao Office da Microsoft. O OpenOffice.org chegou à sua versão 1.0. O Arch Linux surge também neste ano cativando de imediato muitos utilizadores.
- 2003 - O mundo da aviação dá um passo para trás. O Concorde faz o seu último voo, pondo fim à era das viagens supersónicas civis.
- 2004 - Neste ano aparecem 3 serviços que iriam mudar o mundo. Apareceu o Facebook, o Gmail e o Firefox.
- 2005 - Um ano particularmente interessante no mundo da tecnologia em Portugal. Nasceu o pplware.com.
- 2006 - O Twitter é lançado publicamente e torna-se numa das mais prestigiadas redes do mundo.
- 2007 - A Apple lançava o iPhone. Steve Jobs dava ao mundo um novo dispositivo que se iria tornar num êxito sem precedentes.
- 2008 - Dia 23 de setembro aparece o primeiro smartphone Android
- 2009 - Neste ano, uma das grandes novidades do Portal Sapo era a integração como parceiro do pplware.sapo.pt
- 2010 - O Instagram dá os primeiros passos no mundo das redes sociais, sendo hoje uma das mais populares pelo mundo e do grupo Facebook.
- 2011 - Este ano fica marcado, entre outras coisas pela morte de Steve Jobs. Desaparece um marco no mundo da tecnologia.
- 2012 - Os serviços Google Play foram lançados neste ano, dando assim início a uma era de serviços móveis. A nave espacial Curiosity pousou em Marte pela primeira vez a 5 de agosto.
- 2013 - Neste ano o Pplware realiza, no Instituto Politécnico da Guarda, a primeira edição do Create Tech.
- 2014 - Satya Nadella torna-se CEO da Microsoft, nomeado por Bill Gates, sucedendo a Steve Ballmer.
- 2015 - Apesar de ter sido anunciado em 2014, só neste ano é que a Apple colocou no mercado o seu primeiro Apple Watch, dando assim início a uma nova era de dispositivos "vestíveis".
- 2016 - A Web Summit realiza-se pela primeira vez em Portugal.
- 2017 - A Nintendo lança uma nova consola revolucionária dos novos tempos, a Nintendo Switch. O desafio da "Baleia Azul" acabou por marcar negativamente o ano e por alarmar o mundo, por ser uma ameaça para os mais novos.
- 2018 - Portugal deu um passo importante na Educação com o lançamento do programa de manuais escolares gratuitos MEGA. O caso da Cambridge Analytica e o RGPD marcam também 2018. O ano fica ainda assinalado pela morte do génio Stephen Hawking.
- 2019 - A app TikTok foi lançada em 2016, mas foi neste ano que se consagrou app mundial. No mundo da aviação, há que destacar os acidentes que envolveram a Boeing, tendo mesmo sido fechado todo o espaço aéreo da UE aos Boeing 737
- 2020 - Pandemia, SARS-CoV-2 e COVID-19. Estas são as palavras que mais se escreve na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Arquivo.pt
Foi graças ao sapo.pt que optei por utilizar o google.com como página inicial. E optei porque abrir a página do sapo.pt naquela altura (modem + linha telefonica), a do google como não tinha nada era muito mais rápida.
No entanto parabéns ao sapo.pt, soube evoluir.
“altura (modem + linha telefonica)” era obra…
É verdade, nasceu na Universidade de Aveiro e substituiu o portal Cusco, lembram-se?
Meu primeiro pc, ano de 96 ou 97( a memória RAM tá meia lixada), Pentium 2 a “300” modem 36kbs.. e lá tive de comprar o CD da Telepac que dava 25 horas de navegação web ( fora a chamada da linha telefónica) custava 5 contos
Ligava a internet, códigos da Telepac, telefone ligado e lá vinha aquela orquestra:
Tim tim rrr a a a ti ti ti ahhhhhhh e já estava na net…
Ia bater a página da SAPO ( Telepac fazia parceria com a sapo)
Já a 25 anos que levo com vocês, venha lá mais 25 ao menos!
Abraços a todos
Muitos parabéns ao Sapo,o melhor portal português de notícias que existe.Só queria perguntar uma coisa ao Vítor Martins.Vítor,aquele senhor que foi o criador do Sapo já não trabalha lá ?? Sempre é verdade que ele trabalha desde há um certo tempo noutra empresa ?? Eu não me lembro do nome dele.Se me puder responder e dar-me o nome dele,se puder,agradecia-lhe muito.Um abraço,comendador. ◉‿◉
O SAPO foi criado por vários alunos (João Luis, Helder, Cesar e mais um que não me lembro do nome), depois havia o Fernando cozinheiro (Cooker) que era o responsável pelo centro informático.
Era o Celso Martinho que queria escrever e escrevi César.
Boas. Quem o Celso Martinho?
Celso Martinho,exactamente.Obrigado,Vítor. 🙂
Aqui está—>(https://techbit.pt/celso-martinho-criador-sapo-reforca-cloudflare-portugal/amp/) “A mais recente chegada a esta equipa foi Celso Martinho,o criador do Sapo,que abandonou o seu cargo de CEO na Bright Pixel para aceitar este desafio.” Exactamente,eu bem me lembrava que era ele.Grande salto ele tem dado.Agora a trabalhar para a gigante mundial da Cloudflare,fogo é obra. 🙂
Parabéns Sapo que contes outros tantos sempre a inovar
Estive pouco tempo com a Telepac … passei-me para a IP 😉
Abraços
Pela leitura do artigo já vi que fui detentor de um luxo tecnológico… Um 80486/33 já nem me recordo em que ano, provavelmente 1992 ou 93. A Internet viria mais tarde em 1996, já com Windows 95 como “sistema operativo”, sendo o Serviço de Apontadores Portugueses Online na altura um dos websites mais visitados.
De referir que nessa altura havia um “pequeno” problema: a Internet era acedida por modem dial-up, sendo que o “pacote” da Telepac com 25 horas custava 5000$00 (equivalente a 24,94€) e tinha de ser carregado salvo erro ao fim de dois meses para não ser desactivado. Mais o custo das chamadas telefónicas.
O que é para mim o SAPO hoje? Um portal que alberga, entre outros, o Pplware. De resto pouco uso lhe dou. De qualquer forma estar aqui praticamente desde que a Internet foi disponibilizada ao público em geral, é obra. Parabéns.
Tenho e saudades da música do modem, ainda gostava de por isso como toque no telemóvel!!!
Parabéns SAPO. que continues assim a nos desvendar o mundo através das tuas notícias- um abraço e que contem muitos mais.