Só mais um… Twitter usa dados pessoais dos utilizadores para efeitos de publicidade
No que toca a questões de segurança e privacidade dos utilizadores, a rede social que se destaca pela negativa costuma ser o Facebook. Contudo, desta vez foi o Twitter que usou dados de segurança dos utilizadores para efeitos de publicidade.
Este uso indevido dos dados e informações dos utilizadores da plataforma foi confirmado pelo próprio Twitter, que lamentou a situação. A empresa garantiu ainda que não vai cometer novamente o erro, que pode ter colocado em causa os dados pessoais de milhões de utilizadores.
O tratamento que as redes sociais dão aos dados dos utilizadores tem sido um dos temas quentes nos últimos tempos, especialmente depois do escândalo da Cambridge Analytica que envolveu o Facebook!
Estas plataformas reúnem inúmeras informações dos consumidores e da sua atividade online. Assim, é importante que tal informação esteja bem segmentada e protegida de modo a garantir a segurança da comunidade.
O mais recente caso vem do Twitter. A rede social do pássaro azul anunciou, numa publicação feita no seu blog, que foi incompetente na proteção dos dados da sua comunidade... O pior, é que se tratavam de dados usados para efeitos de segurança!
Mais especificamente, o que sucedeu foi que não houve a devida divisão das informações dos utilizadores. Ou seja, os dados de segurança que são fornecidos para autenticação e segurança (e-mail, número de telefone, etc.) foram usados para efeitos de publicidade endereçada! Desse modo, a publicidade era direcionada de forma mais concreta para o público-alvo que o anunciante pretendia alcançar.
Não obstante, não deviam ter sido usadas informações indevidas para este tipo de serviço. Os dados que os utilizadores forneceram eram para autenticação e era nesse molde que deviam ter sido mantidos. A empresa já pediu desculpa, mas não adiantou quantos consumidores foram afetados.
Segundo o comunicado, o erro foi corrigido no passado dia 17 de setembro. O Twitter adiantou ainda que fará todos os esforços para que esta situação não ocorra novamente no futuro.
Já não é a primeira vez que o Twitter erra na proteção das informações de segurança
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Twitter
Neste artigo: dados segurança, publicidade, Redes Sociais, Segurança, Twitter
É muito mau, mas qualquer um que não seja ingénuo e esteja atento a este “mundo” online das redes sociais sabe perfeitamente para que é que as empresas querem o e-mail e número de telefone e não tem nada haver com segurança (para isso quereriam algo como o FIDO2, realmente desenhado para a dita segurança).
Supostamente já apareceu uma “alternativa” similar ao Twitter, utilizado (que tenha reparado) sobretudo por empresas relacionadas com a área da segurança tecnológica & privacidade chamada: mastodon (https://joinmastodon.org). Infelizmente tal como em tudo o resto também querem o endereço de e-mail na plataforma deles… é uma praga que não parece acabar.
Bem,eu sugiro o Dissenter.Aí ninguém para ninguém(liberdade de expressão para dizer o que quiser e lhe der na gana !!).Tem o seu próprio browser,uma extensão para browsers/navegadores e a sua própria rede social.Todos os dias vou lá. 🙂
Tem um registo… e adivinhe o que também pedem lá: um endereço de e-mail.
Também não é um espaço para libertinagem… supostamente tem moderação pelo que está escrito nas condições… mas umas senhoras condições… aquilo é enorme! E ainda sobra a política de direitos de cópia e dados pessoais que são à parte.
A liberdade de expressão ali pode custar a ida para a prisão, dependendo do que para lá se passar. Nada naquilo parece sequer oferecer remotamente qualquer privacidade/ anonimato.