Twitter vai banir toda a publicidade política já a partir de novembro
O Twitter é uma das redes sociais mais usadas do mundo e uma das favoritas para discutir política. Tendo em conta a responsabilidade neste tema tão sensível, o CEO da rede social - Jack Dorsey - acabou de anunciar que o Twitter vai banir toda a publicidade política já a partir de novembro.
Esta medida vem no seguimento de todo o escândalo que envolve o Facebook, Mark Zuckerberg e o Congresso dos EUA.
As redes sociais hoje em dia são uma autêntica representação da sociedade e do mundo. Neste palco digital discutem-se todo o tipo de temas, sendo que a política é um dos mais sensíveis.
O Facebook, neste quesito, tem uma postura que tem preocupado alguns utilizadores. A plataforma de Mark Zuckerberg defende que todos os utilizadores devem ter voz na rede social. Assim sendo, as publicações que são proibidas são poucas e, mais preocupante, permite a publicidade de quase todo o tipo de conteúdo.
Sucede que o escândalo da Cambridge Analytica teve como palco o Facebook e este pode vir a ser usado como propaganda política, resultando numa autêntica manipulação da população. A rede social permite que seja feita publicidade de conteúdo político e os perigos são óbvios.
Neste sentido, o Twitter adotou uma abordagem completamente diferente. O seu CEO, Jack Dorsey, acabou de anunciar que o Twitter vai banir toda a publicidade política já a partir de novembro.
We’ve made the decision to stop all political advertising on Twitter globally. We believe political message reach should be earned, not bought. Why? A few reasons…
— jack (@jack) October 30, 2019
Acima de tudo, o CEO da rede social acredita que as mensagens políticas devem ter o seu sucesso associado à veracidade e mérito próprio, ao invés do dinheiro que pode ser usado em divulgar este tipo de publicações.
Num conjunto de tweets publicados no seu perfil, Jack deu a conhecer a sua visão sobre o assunto. Defende sobretudo uma maior transparência perante a publicidade online, que tem contornos que muitos desconhecem e que têm um forte impacto na sociedade.
A final note. This isn’t about free expression. This is about paying for reach. And paying to increase the reach of political speech has significant ramifications that today’s democratic infrastructure may not be prepared to handle. It’s worth stepping back in order to address.
— jack 🌍🌏🌎 (@jack) October 30, 2019
A nova política de publicidade do Twitter será colocada em prática no dia 22 de novembro. Deste modo, a rede social toma partido relativamente a este tema sensível. As eleições para a Presidência dos EUA são já em 2020 e é importante ressalvar que desta vez não acontecem episódios como o da Cambridge Analytica.
Apesar desta posição do seu CEO, o Twitter já usou dados pessoais dos utilizadores para efeitos de publicidade
Este artigo tem mais de um ano
NAAAAAAOOOOOO! Então e agora o Trampas vai viver de quê?
E como definem publicidade politica? SErá apenas como “votem no zé” ou qualquer tema politico, do tipo “olhem o estado da saúde neste pais”. Porque enquanto que um é incentivo a votar na pessoa x ou y, o segundo pode ser interpretado de maneiras muito diferentes (politica, social, etc..) e podemos estar a tocar na censura e isso é grave.