Twitter 2.0: ultimato “hardcore” de Elon Musk leva centenas de funcionários a sair
Elon Musk gosta de se ver envolto em polémicas que têm vindo a crescer desde que adquiriu o Twitter. Uma das mais recentes notícias davam conta de que tinha feito um ultimato a vários funcionários. Ou respondiam sim a um ultimato para se sujeitarem a um nível de emprego "extremamente hardcore" ou estariam fora da empresa.
Centenas responderam "Não".
No Twitter, desde que Elon Musk assumiu os comandos, já se despediu por haver pessoal a mais e já se demitiu por serem feitas críticas à gestão de Musk... o que corresponde a cerca de 50% da força de trabalho, antes da aquisição.
A nova onda de demissões acontece agora, depois de um ultimato. Até às 17 horas de quinta-feira (ET) os funcionários da empresa deveriam responder a um formulário do Google com o "Sim" para aceitar as condições de trabalho do Twitter 2, que passa por condições de trabalho "extremamente hardcore". Caso contrário, hoje seria o último dia de trabalho destas pessoas, com direito a indemnização.
Logo que o prazo terminou, centenas de funcionários começaram a partilhar mensagens de despedida e saudar emojis no Slack do Twitter, anunciando que tinham respondido não ao ultimato de Musk.
Não se sabe ao certo quantos foram os funcionários que rejeitaram este Twitter 2.0, mas o The New York Times avançou com "centenas" de funcionários a decidir abandonar a empresa. Contudo, os números deverão ultrapassar todas as expectativas.
No vídeo seguinte é possível ver alguns funcionários a fazer contagem decrescente para a sua saída depois de vários anos a trabalhar na empresa. "Estamos todos prestes a ser demitidos", diz-se no vídeo.
It’s been a ride pic.twitter.com/0VDf5hn2UA
— Matt Miller (@brainiaq2000) November 17, 2022
Numa outra mensagem, uma funcionária apelida-se de "excecional", mas não "hardcore", declarando também assim a sua saída, fazendo alusão às palavras de Elon Musk em que dizia que "apenas um desempenho excecional constituirá uma nota de aprovação".
Ao perceber-se de que muitos funcionários estariam de saída, Elon Musk terá enviado um novo memorando interno onde recuava algumas das suas ideias iniciais como a recusa de trabalho remoto, por exemplo, tal como avançou ontem o Bloomberg.
Fica agora a dúvida no ar: será que os funcionários que responderam "Sim" serão capazes de manter o Twitter a funcionar com a qualidade exigida para uma das maiores redes sociais do mundo? Até ao momento, o novo dono da rede social tem reagido com ironia, nomeadamente com um enterro da rede social. Não foram dadas declarações oficiais sobre o caso.
— Elon Musk (@elonmusk) November 18, 2022
Este artigo tem mais de um ano
Um funcionário zeloso com habilitações superiores e longa experiência, arranja sempre colocação, se não no Twitter, noutra rede social, ou noutra empresa que necessite de técnico com esse perfil. Vamos ver se o Sr. Tesla mantém o nível do Twitter, com a meia-duzia de funcionários que vão ficar, se ele não recuar. Ou se vai deitar 46 000 Milhões de dólares para o lixo e fechar a empresa.
Há imensos programadores a receberem mais de 200k, achas que isto não é ordenado para dares o litro?
Depende, na California é um salario vulgar para alguém de IT, não tens um nivel de vida de luxo nem nada que se pareça.
Dar o litro não significa deixar de se ter vida pessoal.
O dinheiro não justifica tudo.
Era deixá-lo sozinho, tudo embora e agora “ faz tu”…..vá escravizar a 5ª pata do cavalo ….
O Musk é um excelente professor… consegue ensinar como acabar com uma empresa em pouco tempo, ao mesmo tempo que estimula união de grupo.
O currículo dele é mesme esse não é? Só fracassos….
desde quando é que o currículo dele torna exemplos de más decisões em boas?
Destruir a mentalidade duma empresa para impôr a sua, dá nestas coisas… pessoas a ir embora e uma empresa à beira da falência.
No CV dele temos que é um indivíduo que sabe liderar mas também que é um indivíduo que sabe explorar o trabalhador; no seu CV tem que exige do trabajadores comum que ganha uma milionésima parte do que ele ganha que tenha o mesmo empenho dele, se não tem já não é bom trabalhador. E o que tem mostrado nos últimos é que cada vez perde mais a decência familiar e como pessoa.
Faz 5% do que promete. *palmas!*
Estimo muito que se lixe o Musk e mais o Twitter. Vamos ver se a sua tentativa de tornar pagas as redes sociais vai resultar ou se ele vai simplesmente enterrar o twitter (como merece) e todos os que contribuíram com dinheiro para a sua compra
Vamos ter dois cenários:
– da maneira que está o Twitter abre falência e acaba por fechar
– esta revolução realmente dá resultado e passa a crescer exponencialmente
Qualquer destes cenários é bom para nós 🙂
É o que digo, a riqueza de uma empresa são os trabalhadores, se forem todos embora fica o patrão a limpas macacos no nariz
Julga-se a última bolacha do pacote
Ele com um par das suas empresas usou uma fórmula (lidera, mete pressão, faz espectáculo e corre bem) que julga que 20 anos depois sempre é igual, mas com ainda mais arrogância. A ver como lhe corre… às vezes a magia vai embora tão rápido como veio…
Um ditador, um louco, que tem um Pai que condena as atitudes dele. Ainda resta saber se não tem mais coisas escondidas que tivesse feito
Então mas quais são essas condições hardcore? falam falam mas nao dizem nada
“we will need to be extremely hardcore. This will mean working long hours at high intensity.” – basicamente despediu grande parte do staff e agora está a exigir do restante staff que façam o trabalho deles e dos que foram despedidos e ainda se comprometam a fazer longos dias de trabalho de forma regular.
Elon Mush => Escravidão 2.0 => Debandada 2.0 => Lição 2.0
Onde é que anda o fã Number 1 do Elon Musk, refiro-me mais concretamente ao sabichão “z-life” ?
Felizmente não faltarão emigrantes da Índia e de outros lugares para ocupar os lugares daquela gente toda a uma fracção dos custos. Mas o idiota está a meter toda a gente a andar antes de darem a formação aos novos trabalhadores que assim é complicado fazer uma transacção suave e arranjar escravos competentes.
Fracassos? Ou tentativa erro? Se a vida dele são fracasos deve tr uns pais muito ricos para ser considereado ” the most richest person in world”
Sim, uma boa parte da fortuna dele veio dos pais.
Pelos vistos nem sabias.
Ele tem paleio, é assim que arranja quem enterre dinheiro nas cenas dele
Como patrão este Elon Musk é um bully com um ego descomunal.
E o problema de se achar um génio é que… ele não é, de facto, um génio, e meteu-se em algo que nitidamente não domina.
Aplica-se a 100% o ditado português: “quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão”