Depois do governo do Reino Unido, TikTok também é banido na Nova Zelândia
Atualização: O governo da Nova Zelândia passa a proibir o TikTok nos dispositivos oficiais dos funcionários.
Apesar de ser uma das redes sociais com mais sucesso nos últimos tempos, o TikTok não se tem livrado de problemas. Os casos mais recentes levaram a que fosse banido em muitos países e um novo juntou-se agora a esta lista. É a vez do Reino Unido banir o TikTok nos dispositivos do governo.
O TikTok foi banido no Reino Unido
As suspeitas têm vindo a aumentar e muitos países acreditam que o TikTok e a sua empresa mãe, a ByteDance está a recolher dados. Estes não se limitam a informação presente nos dispositivos, mas englobam também a localização dos utilizadores, entre outros.
Tal como em outros países, como a Bélgica, a medida tem efeito imediato e aplica-se apenas a dispositivos oficiais dos membros do governo e respetivo staff. Ainda assim, a app do TikTok apenas poderá estar presente em situações pontuais e justificadas para o exercício de funções.
O governo do Reino Unido só permitirá que a sua equipe use uma app de terceiros em dispositivos oficiais se fizer parte de lista aprovada. As isenções só serão concedidas pelas equipes de segurança caso a caso, com autorização e com mitigações de segurança implementadas.
BREAKING: The UK will ban the use of TikTok on government phones with immediate effect, Cabinet Office Minister Oliver Dowden says, calling it a "precautionary move" over security fears https://t.co/dDRJa0uM4z pic.twitter.com/Km9q2HcL4v
— Bloomberg UK (@BloombergUK) March 16, 2023
Fora dos equipamentos do governo
Esta decisão não surgiu de forma aleatório e foi devidamente fundamentada quando foi apresentada. Surge depois que uma análise realizada, que concluiu que "pode haver um risco em como os dados confidenciais do governo são acedidos e usados por certas plataformas".
Importa ressalvar que esta medida faz parte de um pacote de restrições mais amplas. Querem limitar a presença de apps de terceiros em dispositivos governamentais, garantindo assim que nenhuns dados são recolhidos e transmitidos para empresa ou outros governos.
Este é mais um caso numa lista que está a crescer a olhos vistos. Cada vez mais países e governos querem proibir o TikTok dos seus equipamentos, ganhando assim uma consciência de que os dados recolhidos podem ser usados de formas não esperadas, tornando-se assim um problema de segurança.
Atualização:
A Nova Zelândia juntou-se à lista crescente de países e jurisdições que baniram o TikTok dos dispositivos governamentais. Neste caso em concreto, as restrições não são tão abrangentes como noutros países. A proibição da utilização da app é apenas aplicada ao Parlamento. Contudo, a força de defesa do país e o Ministério de Relações Exteriores e Comércio também já vieram dizer que iam banir o TikTok dos dispositivos oficiais dos respetivos funcionários.
Este artigo tem mais de um ano
já percebi. o artigo foi atualizado, certo?
Está bem lá em cima no início do artigo 🙂
Não consigo perceber esta fobia para com o TikTok (China).
Ainda me lembro quando a Merkel descobriu que o seu telemóvel estava a ser espiado pela ASN (para os leigos NSA). Como o fizeram?
E depois temos o Pegasus. Um programa de espionagem israelita. Tão comumente falado nos medias ocidentais e sem o alarmismo que vemos hoje com o TikTok. O que me deixa perplexo pela infantilidade disto tudo. Faz-me lembrar as histórias do bicho papão que ouviamos em criança. ” Cuidado! Se não te portares bem o bicho papão vai te apanhar!” Já o Trump tinha dito que o conceito Medo é uma arma e cada vez mais se vê como essa questão do Medo influencia erradamente o comportamento dos invididuos, posteriormente os governos e por fim países.
Não há diferenças entre ser espiado por aliados e por quem nas costas nos chama de “inimigo”? Que ingenuidade!
Jose, Jose, a sua ingenuidade é comovente.
Logo para começar, quando diz espiado por aliados.. Hello? Não acha que há algo de errado nesta frase?
Algo de errado não bate certo.
Ora tente lá mais uma vez, respire fundo, consegue fazer melhor.
Aliados não espiam aliados, muito menos sem a sua autorização ou conhecimento.
Ser apanhado com a boca na botija e depois dizer ah e tal tenha lá calma oh Merkel porque todos fazem isso, isso não é resposta que se dê, foi o que o Obomba disse à Merkel quando ela o confrontou com isto.
Se todos os fazem porque reclamam quando os outros o fazem?
Jose, não existem aliados, existem interesses.
Aliados de hoje foram e serão os inimigos de ontem ou amanhã.
Quando os interesses forem antagónicos essa cena de aliados desaparece logo.
Quando Portugal fez o mapa cor de rosa que ligava Angola a Moçambique e isso era antagónico aos interesses dos Ingleses sabe o que é que eles nos fizeram, sabe?
Não sabe?
Depois ainda falam na mais antiga aliança militar do mundo… aliança militar my ass…
E chama os outros de ingénuo? Que barrigada de riso que me deu.
Já ganhei o dia.
Sou Humano, não consegue perceber a fobia?
Eu explico em resumo… Tudo o que é não USA e com muito sucesso é produto espião e tem que ser impedido de ser comercializado no Ocidente a todo o custo.
Como todos sabemos, empresas americanas tipo Microsoft, Google, Facebook e quejandos, de modo nenhum espiam os utilizadores e enviam para servidores remotos tudo e mais um par de botas AhaAHAHAH
Mas uma app Chinesa, em que não há provas disso acontecer, que é só a app mais descarregada das stores, leva logo com acusações disto e daquilo e toma lá sanções.
Isto é de uma hipocrisia tremenda em que não consigo sequer entender muito bem como é que as pessoas deixam isto acontecer.
Actualmente qualquer produto que ponha em causa um produto americano semelhante é logo sancionado.
É que nem há qualquer dúvida…
Huawei, TikTok, mais uns tempos será a Xiaomi.
Viva o comércio livre quando os meus produtos vendem mais e viva as sanções quando outros me ameaçam.
Simplesmente um nojo.
Estamos cada vez mais perante o (triste) regresso do facismo não só na europa, como em certas partes do mundo, onde a retórica e ordens dos EUA são seguidas á regra, sendo a Europa os piores subservientes.
Hoje foi emitido um mandato de prisão para Putin, mas o mesmo tribunal (Haga) esqueceu-se de emitir também para George Bush (Pai e filho) e Obama, por crimes contra a humanidade e por causarem a morte de mais de 20 milhões de pessoas e Binyamin Netanyahu por genocidio.
Tambem viu isso? Parabens.O tribunal de Haia não é reconhecido pelos EUA. Sabe o que aconteceria se isso acontecesse contra algum membro das administrações norte-americanas? O mesmo que se passou com Cuba, Coreia do Norte, Síria, Irão, Nicarágua, Venezuela, Afeganistão, Iraque, Iémen, Palestina, Sahara Ocidental, República Centro- Africana, Libéria, etc. Começa-se com sanções, embargo as exportações desses países, congelamento de ativos desses países em bancos ocidentais, pressão sobre os países que têm relações económicas com esses países e humilhação nos meios de comunicação dizendo que são selvagens, não cumprem os direitos humanos, as pessoas morrem a fome, ditaduras, fascismo. Qualquer um desses países atualmente sofrem de bullying do Ocidente. O exemplo de Cuba e Coreia do Norte. O aconteceria com esses países se os mesmos não tivessem sido auxiliados na década 50 do século passado pela Rússia e China? Onde estariam esses países hoje?
Sim, continue nessa! Vá nessa cantiga é com essa e com outras que têm enganado o Ocidente!
Jose, vou-lhe contar um segredo, mas não divulgue com mais ninguém, fica só entre nós.
O Ocidente não precisa que o enganem ou destruam.
O próprio Ocidente está a fazer esse trabalho.
Agradeça depois… Antes de mandar postas de pescada, pense lá bem nas entrelinhas do que escrevi e tente perceber porque é que disse o que disse.
Sabe, não há censura nos países democráticos, apenas se apaga quando o que escreve não se alinha com a narrativa dominante..
Olha o “sa.pong/jorgeg & outros”
20 millhões foi o número de soldados mortos em todos os países na Segunda Guerra Mundial. Não te parece excessivo ser o número que atribuis a George Bush (Pai e filho) e Obama?
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandato de captura de Putin por ser “alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”. Putin é responsável por ter assinado o decreto de deportação. Não se pode dizer que o TPI esteja ao serviço dos EUA, porque não o reconhece nem tem lá juízes. O TPI, que decidiu por unanimidade, inclui juízes da África do Sul e do Brasil, países que têm tido alguma tolerância relativamente à invasão da Ucrânia. Tem procuradores que analisaram as provas e fizeram a acusação.
Esperemos que o TPI reuna provas de outros crimes de guerra e acuse os responsáveis. E que se puserem os pés num país que reconheça o TPI o mandato de detenção seja aplicado. sucedeu com Pinochet em Londres.
Se não tiver efeitos práticos tem pelo menos um efeito moral – a comunidade internacional (não é o ocidente) acusa os criminosos de guerra da invasão russa.
Repara, não viu imagens off the record de chacinas de civis no Iraque com os mísseis Hellfire?
Na dúvida se serão civis ou terroristas, são terroristas e toma lá disto.
De pois sabe-se que são civis e lamentamos o que sucedeu e tal blabla whiskas saquetas.
Tem piada o presidente de um país que não reconhece o TPI dizer que o mandato para deter o Putin é justificado.
Então mas se ele não reconhece o organismo, e já nem quero perguntar porque razão os EUA não reconhecem o TPI, deixo que alguém do costume responda a isso, que moral tem para dizer se é justificado ou não?
Imagino eu o que sucederia se o mesmo TPI emitisse um mandato de detenção para o G.W.Bush, Tony Blair e Durão Barroso por começarem uma guerra catastrófica no Iraque totalmente baseada numa mentira descomunal, em que eles sabiam que o que estavam a fazer era tudo uma treta sem nexo nenhum.
Morreram cerca de meio milhão de pessoas no Iraque, coisa pouca, não é?
Além disso, deixaram o país absolutamente ingovernável e sem estruturas administrativas em que diversas facções lutam por um pedaço do poder.
Guerra civil…
Mas claro, tudo isto não reúne material suficiente para ser investigado.
Ah já sei, não se pode investigar nada que os EUA façam, eles estão acima da lei.
Não sabiam? Pois agora já sabem..
E ninguém viu aquelas imagens da prisão de Abu Grahib?
Só eu é que vi?
Epá, já se tinham esquecido disto? Pois eu não!!!
E as duas bombas atómicas sobre duas cidades japonesas tb é coisa pouca.
Ah já sei, assim com as bombas a guerra acabou mais depressa.
Bom, será que o Putin pode mandar uma bomba dessas para Kiev para acabar com a guerra mais depressa?
Não, não pode, só nós é que podemos. Ponto. Lol…
PorcoDoPunjab, cada vez que aqui venho são grandes barrigadas de riso à conta dos comentários que por aqui aparecem.
Mas será que as pessoas têm sequer uma imagem real do problema no seu todo quando escrevem estas coisas ou é só mesmo falta de informação e comer gelados com a testa?
Gente que está a criticar esta medida… na noticia referem que estão a banir a app em dispositivos para uso oficial, não estão a banir a app para todos no geral! Se os dispositivos são para uso oficial ou seja trabalho é muito logico que o façam a esta e outras app de entretenimento. Se o dispositivo é para trabalho, não é para brincar. Para lazer utilizam os dispositivos pessoais e pronto.
T800, o seu software precisa de ser actualizado.
Assim é facilmente detectado.
Isto é só o princípio, primeiro é nuns e depois noutros e depois é em todos.
Mas será mesmo que as pessoas têm assim as vistas tão curtas que não saibam antecipar o que vem depois do primeiro obstáculo?
É que a mim parece-me extremamente visível que o objectivo desta medida é erradicar a app de todos os telefones do Ocidente.
Eu estou à vontade para falar disso porque tiktoks e facebooks e instagram e porcarias assim é coisa que não uso.
Dessas três que falei só sou registado no facebook e é apenas e só para ver fotos de amigas íntimas.
TikTok e instagram sinceramente nunca usei…
Mas mesmo que não use, sou contra estas práticas dos EUA de querer mandar abaixo tudo o que lhes faz sombra.
Eles que se habituem porque as coisas hoje em dia já não são o que eram.
Há mais players, já não há só um.
Inde para a China ou Russia e gozai da vossa liberdade lá força!
Bernardo, já falei com a minha esposa, que é Chinesa ( aposto que me anda a espiar tb ), que quando me reformar o ir vivermos para a China talvez seja uma boa ideia.
Isto aqui na Europa tem tudo para correr muito mal..
Já lá estive na China umas 20 vezes e olhe, pasme-se, ninguém me prendeu.
Acredite, é mesmo verdade.
Rússia, só lhe digo o seguinte, um amigo esteve lá em turismo aqui há uns anos e veio de lá maluco de todo e eu quase que fiquei igual a ele quando me mostrou as fotos e vídeos das amigas que fez por lá.
Agora pense o que quiser…
Sim, ele regressou, não foi preso e fome não passou, bem pelo contrário……
eheheh chineses todos daqui para fora!!! totós!
Pintalarim, a democracia é fantástica, não é?
Mas só quando o meu candidato ( ou eu ) ganha…
E a hipocrisia a nivel mundial e o mais triste e que uns aderem os outros tambem para ficarem bem na fotografia senao cortamo-vos as rotas comerciais. E muito facil fazer chantagem com os paises.
Boas medidas. TikTok é um lixo.