Pplware

TikTok está a ser acusado de enviar dados de utilizadores para a China

O TikTok tem sido a rede social com maior ascensão dos últimos anos! O seu crescimento incrível tem uma abrangência cada vez mais global, e não só na Ásia. Contudo, estão a ser levantadas suspeitas perante o tratamento dado pela plataforma aos dados dos utilizadores… Podendo estar a ser feita vigilância para a China!

Este caso já está a ser investigado pela Justiça e autoridades competentes. Os casos foram sobretudo registados nos EUA, mas a ação da rede social é global!


O TikTok representa a nova vida do antigo Musical.ly e tem sido um autêntico fenómeno! Apesar de ter pouca representatividade em Portugal, é uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo! Desde 2017, o seu crescimento foi de 1.533%.

Especialmente popular junto dos mais novos, o TikTok consiste em pequenos vídeos em que os utilizadores acrescentam música e efeitos especiais. Um conceito semelhante ao antigo Vine, entretanto extinto.

A empresa mãe da rede social é a ByteDance, da China. Esta empresa adquiriu o Musical.ly em 2017 e transformou-o no fenómeno que o TikTok é hoje em dia. Contudo, irá agora enfrentar uma investigação nos Estados Unidos da América.

O governo dos EUA tem suspeitas sobre a rede social chinesa que a podem colocar como uma ameaça aos utilizadores. Em causa está sobretudo a recolha e tratamento feito aos dados, que aparentemente estão a ser enviados para servidores na China.

Para além disso, os próprios dados que estão a ser criados e recolhidos, são preocupantes! Segundo a acusação, o TikTok armazena vídeos que o utilizador não publica, ou seja, rascunhos. Tal é feito sem consentimento dos consumidores, que muitas vezes nem se apercebem.

Há ainda queixas de internautas que instalaram a app e não criaram qualquer conta. Após uns meses, havia sido criada uma automaticamente e já haviam dados associados ao perfil.

O TikTok ainda não respondeu ao sucedido, mas terá de encarar agora a Justiça dos EUA. As acusações são graves e, tratando-se de uma empresa chinesa, terá ainda de lidar com suspeitas de vigilância e colaboração com o governo do seu país.

Instagram pode estar a copiar o formato que tornou o TikTok num fenómeno

Exit mobile version